Ponto

Ponto

O ponto é um dos profissionais mais antigos do teatro. É quase como uma profissão teatral clássica. No entanto, já são poucos aqueles que conseguem seguir esta profissão, porque está a desaparecer.

  • Modalidades: Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: Mínimo - 1000€
  • Empregabilidade: Baixa
  • Tipo de trabalho: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: História da Cultura e das Artes, Literatura, Materiais e Tecnologias, Oficina de Artes
  • Idiomas: Inglês, Português

Apesar de ser uma profissão em desuso, porque está a ser substituída por outras soluções, ainda existem companhias de teatro que fazem questão de manter a figura mítica do ponto.

Este profissional fica nos bastidores, mais precisamente no “alçapão”, mas não é menos importante do que qualquer outro.

É uma profissão perfeita para pessoas que adoram o ambiente do teatro e que gostam muito de ler. Se este é o teu caso, então não podes deixar de ler este artigo. Aqui vamos mostrar-te o que faz um ponto, quais são as funções que desempenha no teatro, como está o mercado de trabalho para esta profissão, e os passos que tens de dar para entrar nesta carreira.

Estás curioso? Então continua connosco!

O que faz um Ponto?

O ponto é a pessoa que diz o texto que está a ser representado, em voz baixa, durante o próprio espetáculo, para que o ator possa repetir. É um apoio para os atores durante o espetáculo, até porque esquecimentos podem haver a qualquer momento.

Este profissional ficava num alçapão, chamado de caixa do ponto, debaixo do palco (quando a caixa do ponto não existia, o profissional fica na frisa de boca). Este alçapão ficava invisível aos olhos do público e, por isso, passava despercebido durante o espetáculo.

Com os avanços tecnológicos, hoje existem os pontos eletrónicos. Ficam na lateral do palco e vão dizendo o texto que é ouvido pelos atores nos auriculares.

Apesar de ser uma solução fantástica, principalmente porque existiam momentos em que os atores não ouviam o que os pontos diziam, quando são muitos atores em cena, acaba por não ser tão eficaz.

A presença do ponto faz com que os atores não precisem decorar o texto todo, além de ser ali um apoio e uma segurança para aquelas “brancas” que podem acontecer a qualquer um.

Quais as suas funções

O ponto tem como função dizer as falas dos atores, durante um espetáculo, em voz baixa, para que não haja falhas perante o público. Portanto, podemos dizer que ele é um dos responsáveis pela qualidade do espetáculo.

Este é um trabalho invisível, fora das luzes da ribalta. Os pontos não são atores, nem pretendem ser. São pessoas que ficam nos bastidores, mas não aparecem em momento algum.

Saídas no Mercado de Trabalho

Apesar de ser uma profissão clássica do teatro, está a desaparecer e poucos são ainda os pontos que estão no ativo, tanto em Portugal, como no Brasil. A função do ponto está a ser substituída por dispositivos eletrónicos, tal como já acontece na televisão, onde o diretor vai conduzindo os apresentadores pelos auriculares.

Esta profissão está a desaparecer, mas também porque não existem pessoas que queriam seguir esta carreira. A maior parte das pessoas acredita que a profissão é aborrecida, porque é preciso estar a ler constantemente.

Sendo assim, para aqueles que estão a ler este artigo e gostavam de seguir esta profissão, há que salientar que é importante não ficar à espera de um anúncio de emprego. A melhor forma de conseguir trabalho é indo diretamente aos teatros e perceber se eles estão dispostos a contratar um ponto, ou não.

Como entrar na carreira de Ponto?

Para seguires a carreira de ponto não precisas de muito. O mais importante é gostar de teatro, ser solidário, paciente, e gostar de ler. O gosto pela leitura é, sem dúvida, importante, mas o amor pelo teatro tem de ser ainda maior.

Como este é um trabalho de bastidores, é essencial que sejas uma pessoa solidária e que trabalhes “para os atores”. É normal que tenhas de lidar com muitos “egos”, e é preciso ter um bocadinho de paciência com os artistas. Mas acredita que todo o esforço é recompensado e vais sentir-te realizado por teres feito um bom trabalho.

Onde estudar para Ponto?

Para ser ponto não é preciso ter um curso. O mais importante é ter vontade de ajudar os atores e ter humildade para aprender com os diretores e encenadores. Eles dão as melhores indicações e podem encaminhar o trabalho da melhor maneira.

Além disso, é importante ter sensibilidade para perceber quando os atores estão a ter falhas e lapsos, e não apenas uma pausa dramática.

É claro que ter algum tipo de formação em teatro pode ser muito bom. Um curso em teatro não quer dizer que tenhamos de seguir a carreira de atores, mas pode ajudar-nos em muitos aspetos, não só profissionais, mas também pessoais.

Portanto, aconselhamos-te vivamente a que faças uma formação teatral, principalmente se tens um amor grande pelo teatro. Espreita alguns dos cursos abaixo, pois podem ser bastante interessantes.

Portugal:

Brasil:

A profissão de ponto está a desaparecer, mas ainda existe uma oportunidade de fazer revivê-la. Essa é uma arma que está na mão daqueles que sonham em seguir esta carreira. Procura, faz com que a tua voz seja ouvida, e faz sentir o teu prazer em seguir esta profissão. Com toda a certeza, vais ter sucesso!

Partilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top