Consultor de e-business

Consultor de e-business

O consultor de e-business ajuda as empresas que têm negócios online a crescerem. Tendo em conta que a internet mudou a forma como as pessoas consomem, as empresas tiveram de se adaptar e voltaram-se para o mercado online. Por isso, todas as profissões que estão relacionadas com a internet são de grande futuro.

Outros nomes para esta profissão: Consultor de e-commerce

  • Modalidades: Teletrabalho, Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: 1500€ - 2000€
  • Empregabilidade: Alta
  • Empregabilidade: Trabalho Solitário, Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Economia, Matemática, Materiais e Tecnologias, Multimédia
  • Idiomas: Inglês, Português

O e-commerce, ou mercado online, enfrenta desafios diários, até porque é algo ainda muito recente e que está a evoluir constantemente. É por essa razão que as empresas sentem necessidade de ter alguém especializado na área que possa ajudá-los a gerir estes negócios online.

O consultor de e-business é essencial nesse sentido, porque ele consegue medir as estratégias e situações bem mais rápido e assim aproveitam todas as oportunidades para fazer o e-commerce crescer.

O trabalho é feito junto da liderança da empresa, pois são tomadas decisões estratégicas para a empresa e todos têm de estar de acordo com o rumo a seguir.

Se gostas de negócios e de internet, e se tens espírito inovador, então esta é a profissão certa para ti!

Continua a ler este artigo porque vamos mostrar-te o que faz um consultor de e-commerce, quais as funções que tem no seu dia a dia, como está o mercado de trabalho, e o que precisas fazer para entrar nesta carreira.

Vem connosco!

O que faz um Consultor de e-business?

O consultor de e-business ajuda as lideranças das empresas a traçar uma estratégia de e-commerce e a implementar essa estratégia. Para poder apresentar resultados, ele precisa identificar quais são os diferenciais competitivos da empresa. É precisamente essa diferença que vai fazer com que as pessoas olhem para a empresa e fazer alavancar as vendas da empresa.

Com essa ideia em mente, o consultor vai traçar uma estratégia para fazer o e-commerce crescer. Essa estratégia é definida de acordo com alguns aspetos, como, por exemplo:

  • Quem são os principais clientes
  • O que diferencia a empresa dos concorrentes
  • Projetos futuros, onde se incluem temas como a distribuição, preços, logística, entre outros

O consultor de e-business faz o acompanhamento de perto da implementação e concretização da estratégia montada e aconselha para alterações que melhorem os resultados. Sendo assim, é um trabalho constante de análise e planeamento estratégico que faz com os líderes da empresa.

Quais as suas funções

O consultor de e-business trabalha em vários departamentos, por isso é importante ele estar bem por dentro de toda a logística. Sendo assim, vamos olhar para as funções do consultor de e-commerce em cada um dos principais departamentos.

Financeiro

No departamento financeiro, o consultor faz o planeamento dos investimentos para conseguir um aumento das receitas. As opções de investimentos são muitas e, se seguires a profissão de consultor de e-business, vais ajudar a definir quais os melhores investimentos.

Clientes

Para que o negócio seja escalável, ou seja, para que as vendas se multipliquem, é preciso trabalhar muito no marketing. Não podemos esquecer que quando um negócio tem e-commerce, ele pode vender para todo o mundo. Então, as oportunidades são infinitas!

Para conseguir aproveitar essa vantagem, um negócio tem de saber encontrar os canais certos para poder usufruir ao máximo. Ao contrário das lojas físicas, os negócios online não estão ali na esquina onde todas as pessoas passam! É preciso chegar até aos clientes para que eles conheçam o negócio.

Além de ter de chegar até aos clientes, é importante reter os clientes, porque não podemos esquecer que os concorrentes estão ao passo de um único clique.

Processos

O consultor de e-business ajuda na criação de processos de atendimento, marketing e logística inteligentes, com o intuito de melhorar o processo operacional. Com o crescimento do negócio, é preciso ir adaptando a estrutura dentro da empresa. O consultor ajuda a manter a estrutura interna equilibrada.

Saídas no Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para todas as profissões ligadas à internet está a crescer. Sem dúvida, as empresas perceberam que o mercado online traz várias oportunidades de negócios e as vendas podem, sim, evoluir a um nível extraordinário.

Por isso mesmo as empresas têm-se voltado para este mercado e a contratação de um consultor de e-business é essencial para que o processo seja feito da melhor forma.

Como tal, encontrar trabalho na área não é assim tão difícil, e se souberes promover bem o teu trabalho, rapidamente vais encontrar uma vaga excelente!

Além de poderes trabalhar em pequenas, médias e grandes empresas, também podes atuar como profissional freelancer e prestar serviços para várias empresas de forma esporádica ou temporária.

Algumas empresas não têm como contratar alguém para os quadros. Por isso optam por contratar os serviços de um freelancer, que os ajude de forma esporádica ou por um período de tempo.

Como entrar na carreira de Consultor de e-business

Muitos economistas e financeiros têm optado por mudar de área e especializarem-se em e-business. Sem dúvida, as oportunidades nesta área são muitas, e os profissionais da área financeira conseguem perceber isso bem cedo, e por isso já começaram a fazer a transição na carreira.

No entanto, não são só estes profissionais que podem atuar como consultores de e-business. Existem cursos dedicados a formar pessoas para serem consultores de e-commerce, e tu podes fazer um deles!

Vê agora alguns dos cursos que tens à tua disposição!

Onde estudar Consultoria para e-business

Portugal:

Brasil:

Ser consultor de e-business pode mostrar-te uma carreira promissora, e está ao alcance das tuas mãos! Basta estudares e empenhares-te para seres um bom profissional! Com toda a certeza vais alcançar o sucesso!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima