Diretor de Produção (Audiovisual)

Diretor de Produção

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Matérias relacionadas:

História da Cultura e das Artes Materiais e Tecnologias Multimédia Oficina de Artes Psicologia Sociologia

Idiomas:

Inglês, Português

O diretor de produção é a pessoa que trata das questões práticas e burocráticas do cinema e outras produções audiovisuais. Embora seja, muitas vezes, confundido com o produtor cinematográfico, eles têm funções muito diferentes. 

Muitas pessoas não fazem ideia da quantidade de profissionais que são precisos numa produção cinematográfica e audiovisual. Só associamos os filmes e séries aos atores, realizadores e operadores de câmara, mas não fazemos ideia das dezenas de profissionais diferentes que estão no local das gravações, assim como nos “bastidores”. É o caso do diretor de produção. 

Se gostavas de trabalhar com a sétima arte, ou com outras produções audiovisuais, se gostas de lidar com pessoas e tratar de orçamentos, então estás no sítio certo.

Neste artigo vamos dar-te a conhecer a profissão de diretor de produção. Vais descobrir o que faz, quais as suas funções, quais são as saídas no mercado de trabalho, assim como tudo o que é preciso fazer para entrar nesta carreira. 

Curioso?

Então segue connosco!

O que faz um Diretor de Produção?

O diretor de produção faz a gestão do orçamento e gere toda a equipa que trabalha na produção audiovisual. É ele que garante que os prazos são cumpridos, contrata novos profissionais, faz contratos de trabalho, entre tantas outras coisas. 

Embora muitas pessoas o confundam com o produtor e coprodutor, existem diferenças muito grandes entre eles. 

O produtor é aquele que detém a maior parte dos direitos do filme, tanto intelectuais como patrimoniais. Normalmente, o produtor é o maior investidor num filme. O coprodutor também investe recursos para a realização, podendo ser financeiros, ou não. Por isso, este também tem direitos sobre o filme. 

Existe ainda o produtor executivo, que faz a gestão da estratégia e da parte financeira. 

O diretor de produção trabalha muito com o produtor executivo, pois trabalha diretamente com o orçamento, fazendo a gestão deste. 

Agora que sabes mais sobre o mundo cinematográfico, está na hora de saberes quais são as funções que o diretor de produção tem no seu dia a dia. 

Quais as suas funções

O diretor de produção tem muitas funções ao longo do seu dia de trabalho. Durante as filmagens, é ele que assegura o transporte, a alimentação e a hospedagem da equipa de trabalho, desde atores a todos os profissionais que ficam atrás das câmaras. O mesmo acontece no teatro, durante as digressões, por exemplo. 

Além disso, este profissional também é responsável por: 

  • Gerir o orçamento
  • Fazer cumprir prazos
  • Contratar novos elementos para a produção
  • Elaborar contratos

Para conseguir executar todas estas tarefas, o diretor de produção precisa ter uma boa capacidade de organização e muita responsabilidade. Além disso, como lida com várias pessoas, precisa ser comunicativo e gostar de trabalhar em equipa. 

Saídas no Mercado de Trabalho

O diretor de produção trabalha com diferentes produções audiovisuais, como cinema, televisão e teatro. As oportunidades de trabalho no cinema não são muitas, até porque existem poucas produções nacionais. Na televisão e no teatro as oportunidades de trabalho são maiores, existe uma maior segurança no trabalho. No entanto, a concorrência também é forte.

Por isso, tens de dedicar-te bastante para conseguires um bom currículo e destacares-te no meio de dezenas de candidatos à mesma vaga. 

Como entrar na carreira de Diretor de Produção?

Se queres seguir a carreira de diretor de produção, então o ideal é teres conhecimentos de produção. Como vais ter de trabalhar diretamente com orçamentos e com o pessoal, conheceres tudo de produção é de grande ajuda, além de abrir-te muitas portas no mercado de trabalho. 

Além disso, vais conhecer muitas pessoas do meio artístico, em particular no meio da produção, que podem ser de grande ajuda para entrares neste mercado competitivo. Tendo em conta que muitas vagas de trabalho são conseguidas por meio de uma indicação, quanto mais pessoas conheceres, melhor.

Esforça-te bastante enquanto estiveres a estudar, pois os professores estão sempre atentos a grandes talentos. Se eles conseguirem ver que és uma pessoa muito talentosa e capaz de ser um bom diretor de produção, vão ser os primeiros a estender-te a mão. 

Vamos ver agora onde podes estudar para te tornares um diretor de produção de sucesso. 

Onde estudar para Diretor de Produção?

Portugal:

Brasil:

Gostavas de ser diretor de produção? Adoravas trabalhar com produções audiovisuais? Então não desistas dos teus sonhos, investe na tua formação, trabalha muito, porque todo o esforço vai ser recompensado. Nós, do Guia das Profissões, desejamos-te muito sucesso na tua vida profissional.

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top