Controller de Gestão

controller de gestão

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Economia Informática Matemática

Idiomas:

Inglês, Português

O controller de gestão, também chamado apenas de controller, controller financeiro ou ainda gerente de controladoria, é um profissional da área financeira responsável por apoiar a gerência na tomada de decisões importantes para a empresa ou organização.

Ele é uma peça muito importante em qualquer empresa, até porque é a partir das suas análises que os gestores e donos de negócios tomam as decisões mais importantes sobre o caminho a seguir na empresa.

Esta é uma profissão excelente para quem gosta da área financeira e de negócios. Apesar de ser um cargo de grande responsabilidade, é uma profissão cada vez mais valorizada em todo o mundo, refletindo-se nas boas oportunidades de carreira e bons salários.

Se achas que esta é uma carreira que te agrada, então fica connosco e vem conhecer um pouco mais sobre a profissão de controller de gestão.

O que faz um Controller de Gestão?

O controller de gestão, ou gerente de controladoria (como é chamado no Brasil com alguma regularidade), faz uma análise crítica da situação da empresa, identificando pontos fracos e fortes e identificando oportunidades de melhoria, passando depois a informação para os gestores da empresa para que estes possam tomar as melhores decisões.

É, portanto, um profissional essencial do ponto de vista da estratégia e do business intelligence, pois as informações recolhidas por ele vão ter um papel central em qualquer decisão tomada pelos gestores e donos de negócios.

Assim sendo, o controller tem de ter conhecimentos sólidos sobre o negócio e sobre o mundo empresarial, assim como tem de trabalhar com segurança na área financeira e de economia para realizar as análises ao negócio. Só assim ele vai conseguir passar informações assertivas e valiosas para que, depois, os líderes do negócio possam decidir qual o melhor caminho a seguir.

É fundamental que este profissional tenha interesse pela área dos negócios e pela atividade industrial, mas também tem de ter interesse e gosto em trabalhar com sistemas de informação (essencial para o seu dia a dia de trabalho).

Além de recolher os dados económicos, financeiros e da contabilidade da empresa, ele tem de ser capaz de analisá-los com uma visão estratégica e crítica, de forma a conseguir impulsionar o negócio. Daí a necessidade de gostar da área dos negócios.

É preciso, portanto, que este profissional seja alguém muito responsável e consciente, na medida em que todas as informações dadas vão servir de base para o desenvolvimento de planos de negócio e das ações que a empresa vai tomar.

Um dos pontos mais importantes do seu trabalho é a definição de metas e objetivos da empresa, como definir novos investimentos, cortes de gastos ou projeções de custos, por exemplo.

Quais as suas funções

O controller de gestão tem várias funções dentro de uma empresa, mas a principal é passar informações úteis à liderança para que a empresa dê passos acertados no negócio. Para tal, a sua rotina de trabalho envolve:

  • Avaliar e analisar as atividades da empresa
  • Realizar mapas de controlo
  • Fazer auditorias internas
  • Reunir e apresentar informações que sejam relevantes para a gestão da empresa
  • Apurar custos de produtos
  • Apurar custos de departamentos ou áreas da empresa
  • Avaliar a viabilidade, ou não, de investimentos dentro da empresa
  • Implementar sistemas de controlo
  • Desenvolver orçamentos anuais gerais/parciais
  • Fazer o controlo da execução dos orçamentos anuais aprovados
  • Acompanhar impostos e tributações em vigor
  • Desenvolver o plano tributário da empresa
  • Coordenar processos financeiros e patrimoniais

O controller de gestão trabalha, portanto, junto com outros profissionais dos departamentos de finanças e de contabilidade da empresa. Saber trabalhar em equipa é fundamental para conseguir bons resultados.

Saídas no Mercado de Trabalho

Atualmente, com a concorrência cada vez mais forte no mundo empresarial (muito devido à globalização e digitalização das várias indústrias), o controller financeiro mostra-se um profissional cada vez mais relevante para o sucesso de um negócio.

Ter alguém que faça uma análise crítica da empresa é essencial para que, hoje em dia, um negócio cresça e dê passos no mercado cada vez maiores e com mais assertividade. Nesse sentido, todas as empresas que queiram ter uma posição firme no mercado precisam de um controller de gestão.

Embora ele desempenhe um papel muito importante, a maior parte das empresas que contrata este profissional é de médio/grande porte, pois as micro e pequenas empresas não têm capacidade financeira para contratar estes profissionais (embora o possam fazer de forma esporádica, mais como uma consultoria).

Como entrar na carreira de Controller de Gestão?

Para seguires a profissão de controller de gestão tens de fazer o curso de Economia, ou Gestão ou Contabilidade (idealmente o mestrado integrado em Portugal, pois a licenciatura dá-te acesso a cargos mais técnicos).

É, então, importante que tenhas conhecimentos sólidos em diversas áreas, como a matemática, matemática financeira e estatística, mas também é imprescindível que saibas escrever e desenvolver uma ideia.

Além disso, a maior parte das empresas exige que já tenhas alguma experiência na área da gestão ou financeira. Por isso, é comum que não inicies a tua vida profissional como controller e comeces com outras funções nas áreas da Economia, Gestão ou Contabilidade.

As empresas também procuram controllers de gestão que já estejam dentro do mercado de atuação. Por isso, se te vais candidatar ao cargo numa empresa de marketing digital, por exemplo, é bom que tenhas conhecimentos sólidos de como o mercado digital funciona e que tenhas experiência a trabalhar nessa área.

Outras características também são muito valorizadas pelas empresas na contratação do gerente de controladoria, entre elas:

  • Inglês bom/fluente falado e escrito
  • Conhecimentos sólidos de Office (principalmente Excel)
  • Bons conhecimentos de ERP’s (softwares de gestão), principalmente PHC
  • Comunicação assertiva
  • Organização
  • Proatividade
  • Capacidade analítica
  • Responsabilidade
  • Resiliência 

Onde estudar para Controller de Gestão?

Ter, no mínimo, a licenciatura em Economia, Gestão ou Contabilidade é essencial para conseguires trabalhar como controller de gestão. No entanto, o ideal é concluíres o mestrado integrado (no caso de Portugal) e procurares pós-graduações na área que valorizem o teu currículo.

Vê aqui alguns cursos que te podem interessar.

Portugal:

Brasil:

  • Bacharelado em Ciências Econômicas – USP, UNICAMP
  • Curso de Contabilidade – IPOG

Se gostavas de seguir a profissão de controller de gestão, então investe numa boa formação e aproveita todas as oportunidades para cresceres profissionalmente. Nós, do Guia das Profissões, desejamos-te muito sucesso ao longo de toda a tua carreira.

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top

A tua opinião conta para nós!

Participa no Inquérito de Satisfação do Guia das Profissões e ajuda-nos a melhorar. Responde agora e ganha o e-book “Como organizar o Seu Tempo?”

mulher apontando