Professor de TIC

Professor de TIC

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Ordenado Médio Mensal:

1500€ - 2000€

Empregabilidade:

Alta

Disciplinas do secundario:

Informática Matemática Materiais e Tecnologias Multimédia

Idiomas:

Inglês, Português

O Professor de TIC, ou Professor de Tecnologias da Informação e Comunicação, dá aulas aos alunos de 2º e 3º ciclos e secundário de informática.

Esta é uma profissão que está em alta em Portugal pois, ao mesmo tempo que existe uma tentativa crescente de passar conhecimentos em tecnologia aos alunos, também nos deparamos com falta de profissionais qualificados para exercer esta mesma profissão.

Sem dúvida, esta carreira é para quem gosta mesmo de ensinar, até porque as pessoas formadas em informática conseguem facilmente emprego em empresas, e com um salário até melhor.

Portanto, aqueles que querem seguir a carreira de Professor de TIC, têm mesmo de amar a profissão de Professor.

Se esse é o teu caso, então estás no sítio certo!

Neste artigo vais descobrir o que faz um Professor de TIC, quais as funções que tem no seu quotidiano, as saídas no mercado de trabalho, assim como tudo o que terás de fazer para entrar nesta carreira.

Vamos?

O que faz um Professor de TIC?

Em Portugal, o Professor de TIC dá aulas de Informática a alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico e do secundário. Esta é já uma disciplina obrigatória, até porque o mundo precisa de profissionais cada vez mais integrados com as tecnologias da informação e comunicação.

Aquilo que se dá nas aulas depende, como é óbvio, do nível de ensino que estamos a lecionar. No 3º ciclo, o objetivo é capacitar os mais jovens a usar um computador e os seus softwares mais básicos, como Word, Excel e Power Point.

Já no secundário, os Professores de TIC dão aulas de Aplicações Informáticas a alunos dos agrupamentos de Ciências e Tecnologias, Ciências socioeconómicas, Línguas e Humanidades e Artes Visuais (disciplina opcional).

No 2º ciclo, os alunos apenas aprendem algumas regras de segurança e responsabilidade nos meios digitais e aprendem a fazer pesquisas na internet.

No 3º ciclo, o ensino de TIC é mais aprofundado. Abordam-se temas como, por exemplo:

  • História das TIC
  • Importância das tecnologias na sociedade
  • Uso do computador e outros dispositivos eletrónicos com segurança
  • Componentes de hardware e software
  • Diferentes tipos de software
  • Gerir informação num computador ou num dispositivo eletrónico similar
  • Pesquisar na internet
  • Analisar informação obtida na internet
  • Direitos de autor e propriedade intelectual
  • Produção e edição de documentos no computador
  • Produção e edição de apresentações multimédia
  • Ferramentas de comunicação
  • Usar o correio eletrónico
  • Usar fóruns na internet
  • Uso de diferentes linguagens na internet
  • Usar redes sociais de forma segura

Já no secundário, o Professor de TIC aborda estes temas, mas com maior profundidade, assim como:

  • Fundamentos da lógica da programação
  • Usar estruturas de programação
  • Conhecimentos elementares sobre sistemas e produtos multimédia

Quais as suas funções

O Professor de TIC, ou de Aplicações Informáticas, tem como principal função introduzir as tecnologias aos alunos. Como falamos de uma sociedade cada vez mais assente nas tecnologias, é importante que os jovens lidem com elas desde cedo.

Para conseguirmos ter bons resultados, precisamos ter as aulas bem estruturadas, assim como necessitamos de ferramentas em sala de aula que permitam que os alunos contactem com as tecnologias.

Então, o Professor de TIC precisa preparar bem as aulas, organizar o trabalho, preparar materiais didáticos e conteúdos práticos para os alunos.

Além disso, prepara os trabalhos para serem avaliados e faz a avaliação final dos alunos no final de cada período letivo.

Saídas no Mercado de Trabalho

O Professor de TIC pode trabalhar em escolas do ensino público (2º e 3º ciclos e ensino secundário), assim como em escolas do ensino privado. Nos últimos anos temos assistido a uma procura maior por Professores de Tecnologia da Informação e Comunicação.

Entre 2010 e 2014 tinha havido um corte grande nestes profissionais, muito pelos cortes orçamentais que se fizeram na época. No entanto, hoje temos uma carência de profissionais qualificados em TI que queiram seguir o ensino.

Enquanto Professor de TIC, poderás trabalhar em ensino público e privado. Existem boas oportunidades no privado, mas é facto que o ensino público oferece melhores salários e progressão na carreira.

Podes também dar aulas em cursos de informática básicos e podes dar aulas particulares, pois existem sempre alunos que querem melhorar as suas notas e aprofundar conhecimentos.

Talvez te interesse conhecer a profissão Engenharia Informática

Como entrar na carreira de Professor de TIC?

Para seguires a profissão de Professor de TIC tens de ter o mestrado em ensino da Informática. O mestrado em ensino é essencial para que possas dar aulas, além da habilitação própria (licenciatura em Informática).

Durante o mestrado vais aprender muito sobre didática e educação, dando-te ferramentas importantes para conseguires lidar com turmas de vários alunos, de diferentes meios socioeconómicos.

Por isso, se quiseres seguir esta profissão, não deixes de investir num bom mestrado em ensino da Informática.

Onde estudar para ser Professor de TIC?

Portugal:

O teu sonho é ser Professor de TIC? Então não desistas e luta por aquilo que tu queres. Mesmo que te digam que existem melhores saídas, segue sempre a profissão que sentes que é tua. Acredita, porque vai valer a pena.

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top