Ator

Ator

O ator é aquele que interpreta uma personagem, quer seja no teatro, na televisão, ou cinema. Não se trata, somente, de decorar falas, mas de viver a personagem. Por isso, os atores têm de ter o dom da entrega, acima de qualquer outra coisa, para conseguirem viver a personagem e transmitir isso para os espectadores.

Outros nomes para esta profissão:

  • Modalidades: Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: 1000€ - 1500€
  • Empregabilidade: Média
  • Empregabilidade: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Geometria Descritiva, História da Cultura e das Artes, Línguas, Literatura, Matemática, Oficina de Artes
  • Idiomas: Inglês, Português

Apesar de não ser uma carreira fácil, como não é a carreira de qualquer artista, ela pode trazer-nos sentimentos únicos de satisfação e realização pessoal.

Os aplausos do públicos são sempre uma lufada de ar fresco, uma nova força que se ganha para enfrentar mais um desafio nas nossas vidas. Saber que tocamos alguém, naquele momento, faz com que sigamos em frente. E é esse sentimento que nos enche o peito e faz-nos querer sempre dar mais de nós, a cada dia.

Se sente vontade de seguir esta profissão, então continue a ler este artigo e saiba tudo o que implica a vida de um ator, o que ele faz, quais as funções que desempenha, quais são as saídas no mercado de trabalho, e tudo aquilo que tem de fazer para entrar nesta belíssima carreira da representação.

O que faz um ator?

O ator tem, como principal objetivo, estabelecer uma ligação entre ele, a personagem e quem está a assistir à sua representação. Este profissional é capaz de encarnar uma série de personagens, com personalidades muito diferentes até da sua própria, o que faz com que ele consiga entender o ser humano na sua plenitude.

Sendo assim, para conseguir desempenhar este papel na perfeição, é preciso que tenha muita empatia, mas também muita capacidade de concentração. Além disso, é importante que seja uma pessoal calma e que consiga transmitir naturalidade em todas as situações.

Deve, também, ter uma boa capacidade comunicativa e gosto pelo trabalho em equipa(e). Isto porque, além de ter de lidar com o público, com a plateia, tem todo um trabalho de bastidores, no qual o ator lida com outros atores, com o diretor, produtor, equipa de maquilhagem (maquiagem), figurinistas, entre outros.

Quais as suas funções

O ator desempenha várias funções ao longo de todo o processo de representação, o qual vai desde a preparação da personagem, à atuação.

Este profissional deve estar comprometido com o projeto, pois é ele que vai dar vida a um papel, e para o seu sucesso, terá de estar muito bem preparado. Os atores devem, acima de tudo, entregar-se totalmente à personagem que vão interpretar.

Os atores também estão presentes no processo de construção do enredo, da história, contribuindo na criação da personagem e no desenvolvimento da sua personalidade.

Os ensaios são parte fundamental de todo o processo. Sem dúvida, a temporada de ensaios, especialmente em teatro, é bem maior do que a atuação em si. Aqui, o ator vai testando várias formas de interpretar as falas, os melhores gestos e movimentos, entre outros detalhes, os quais o diretor vai adaptando.

Saídas no Mercado de Trabalho

Tanto em Portugal, como no Brasil, o mercado de trabalho para os atores não é nada favorável. A oferta de empregos é baixa, além de ser, na sua maioria, mal remunerada. Os atores vivem com certa precariedade, não gozando de direitos trabalhistas, como um contrato de trabalho, por exemplo.

Obviamente que, se tiver a sorte de se estabelecer numa carreira televisiva, de novelas, além de ter todas as regalias sociais, tem uma remuneração muito boa. E se for um ator de sucesso no pequeno ecrã, os trabalhos não param e pode, até, dar-se ao luxo de recusar alguns.

Claro que a percentagem de atores nestas condições é muito baixa, ainda menos quando falamos de cinema! Por isso, a maioria dos atores trabalha mesma na área do teatro, a qual é, sem dúvida, a mais precária.

Como entrar na carreira de Ator

Se está decidido a entrar na carreira de ator, então saiba que não é um caminho fácil. No entanto, se adora esta profissão, se gosta da representação, então é um passo gigante para o sucesso.

Os estudos não podem ser deixados para trás. É fundamental que esteja numa escola de teatro ou representação, para ter conhecimentos técnicos para a profissão.

No Brasil, para poder atuar profissionalmente como ator, tanto em teatro, como no cinema, televisão, comerciais e até streaming, é obrigatório o registo DRT. Este é emitido pelo SATED (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões), que regulamenta todas as atividades cênicas.

Para ter remuneração atuando, vai precisar ter o DRT, o qual é dado após a conclusão da formação acadêmica. Além da carga horária mínima em cursos, deverá ter já trabalhos na área.

Da mesma forma, em Portugal, se quer seguir uma carreira na representação sólida, é fundamental frequentar uma escola para atores. Além de aprender várias técnicas de representação, tem contactos que poderão ser muito úteis para a sua carreira, especialmente quando falamos de um trabalho artístico.

Onde estudar Representação / Artes Cênicas:

Portugal:

Brasil:

Não precisamos dizer que o seu percurso profissional não vai ser fácil, até porque você já sabe que será um caminho árduo e longo. Mas se o seu sonho é ser ator, então não desista dele! Estude, procure o máximo de pessoas na área com quem possa ter ligações e prepare-se para um vida cheia de emoção!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima