Coordenador de Limpeza

Coordenador de Limpeza

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Educação Física Psicologia Sociologia

Idiomas:

Português

O coordenador de limpeza é o profissional que coordena todo o setor de limpeza de uma empresa. Ele gere a equipa, desde os auxiliares de limpeza aos supervisores de limpeza.

Esta é uma profissão que envolve muitas responsabilidades, até porque todo um setor depende da nossa gestão e organização.

Por isso, estes profissionais têm de ser muito organizados, com excelente capacidade de comunicação e habilidade de liderança.

Se sentes que te enquadras neste perfil, então este artigo é feito para ti. Aqui, vamos mostrar-te tudo o que precisas saber para entrares nesta carreira com toda a força.

Vens connosco?

O que faz um Coordenador de Limpeza?

O coordenador de limpeza coordena o setor de limpeza de uma empresa (normalmente empresas grandes que tenham vários profissionais que asseguram a higienização dos espaços).

Este profissional é aquele que faz a gestão de todas as equipas do setor e, por isso, é o grande responsável por tudo o que acontece. Em última instância, é o coordenador que responde pelas falhas perante os diretores e gerentes da empresa.

Quando alcançamos um posto de liderança, seja ele qual for, temos sempre muito mais “carga sobre os ombros”. Se a equipa falha, a “culpa” é de todos, mas principalmente do líder, pois não foi capaz de motivar o suficiente, não conseguiu prever os problemas, nem conseguiu gerir a equipa para que os objetivos fossem cumpridos.

Por isso, se esta é a profissão que queres seguir, tens de ter consciência de tudo o que acarreta um cargo de liderança. Além de teres mais responsabilidades, viverás em constante stress e pressão e terás de lidar com tudo isso sem que interfira no teu trabalho (e na tua vida pessoal também).

Quais as suas funções

O coordenador de limpeza tem como função principal fazer a gestão do setor de higienização da empresa na qual trabalha. Para gerir todas as equipas de limpeza, este profissional tem de realizar uma série de tarefas no seu dia a dia de trabalho.

Este profissional faz sentido existir em empresas que envolvam o trabalho de várias equipas de limpeza, principalmente grandes. Quando existe apenas uma equipa, o supervisor de limpeza ocupa-se das funções de coordenador.

No que diz respeito à liderança, ele é responsável por:

  • Definir folgas e turnos (normalmente esta tarefa é feita com o supervisor de limpeza)
  • Supervisionar o trabalho com certa regularidade (embora o supervisor de limpeza realize essa função, o coordenador deve certificar-se de que tudo está a correr bem)
  • Assegurar que a equipa atinge as metas e alcança os objetivos definidos pela direção da empresa
  • Dar formação aos funcionários para que os processos de limpeza sejam padronizados
  • Distribuir as tarefas por cada um dos funcionários (esta tarefa é também desenvolvida com o supervisor, caso exista este cargo na empresa)
  • Avaliar o desempenho de todos os funcionários
  • Responder perante a direção e gestão da empresa pelo setor de limpeza

Ele também desempenha funções de logística e gestão, tendo tarefas como:

  • Cuidar da armazenagem dos materiais e da distribuição pelas equipas
  • Desenvolver estratégias de diminuição de custos
  • Adotar medidas para obtermos um uso mais otimizado dos materiais e equipamentos de limpeza
  • Planear ações no setor da limpeza com o intuito de oferecer um melhor serviço e aumentar a produtividade dos profissionais
  • Apresentar propostas à gerência ou direção com o intuito de se obterem melhores resultados no setor da limpeza

Saídas no Mercado de Trabalho

O coordenador de limpeza encontra trabalho em empresas de grande porte, principalmente, as quais têm várias equipas de limpeza que necessitem de um profissional que coordene o trabalho de todos os funcionários.

Existem diferentes locais nos quais podes trabalhar, como hospitais, hotéis, escolas, indústrias, entre outros. Assim, podes trabalhar no setor privado, mas também encontras boas oportunidades de emprego no setor público.

Como entrar na carreira de Coordenador de Limpeza?

Para ser coordenador de limpeza, embora não seja exigida nenhuma formação, é importante teres experiência como auxiliar de limpeza e supervisor de limpeza. Antes de liderarmos uma equipa, temos de conhecer bem o dia a dia de trabalho. Nesse sentido, a experiência na área é o que as empresas mais valorizam nos profissionais.

Por isso, a maior parte dos profissionais consegue uma colocação como coordenador através de uma promoção na empresa em que trabalha.

Ter capacidades de gestão e liderança de equipas também é essencial para este cargo. Sendo assim, se optares por fazer uma formação ou um curso em gestão de equipas (ou outro similar), o teu currículo será mais “aliciante” ao empregador.

Onde estudar para Coordenador de Limpeza?

Embora não se exija uma formação para o cargo de coordenador de limpeza, se tiveres conhecimentos de gestão de equipas e liderança, vais ter muitos pontos a teu favor na hora de definir quem ocupará esse cargo.

Por essa razão, deixamos-te aqui algumas formações que te podem ser úteis.

Portugal:

Brasil:

Trabalhas na área das limpezas, ou gostavas de trabalhar neste setor, e queres alcançar o cargo de coordenador de limpeza? Então não desistas! Dedica-te e esforça-te bastante ao longo da tua carreira, procura uma boa formação, pois todo o teu esforço vai ser recompensado. Nós, do Guia das Profissões, desejamos que conquistes todos os teus sonhos. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top