Cozinheiro

Cozinheiro

O cozinheiro é a pessoa que prepara as refeições para outras pessoas. Ele obedece às ordens e orientações do chefe de cozinha, quando existe, e é a pessoa que põe mesmo a mão na massa. Se estás interessado em saber mais sobre esta profissão, então continua a ler!

Outros nomes para esta profissão:

  • Modalidades: Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: 1000€ - 1500€
  • Empregabilidade: Média
  • Empregabilidade: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Educação Física, Materiais e Tecnologias
  • Idiomas: Inglês, Português

O trabalho em restauração é um dos mais procurados, mas também é um dos mais exigentes, não só física, como psicologicamente. A cozinha é um dos ambientes mais tensos que existem. Os pedidos saem de minuto a minuto e têm de ser feitos o mais rápido possível.

Além disso, não nos podemos esquecer que lidamos com alimentos e paladar. Então, o grau de exigência é sempre muito alto. Os clientes precisam gostar da comida que é servida, ou não voltam ao restaurante.

Sendo assim, os cozinheiros têm de estar sempre à altura dos paladares mais refinados. Todos os pratos têm de ser feitos com carinho, amor, e muito esmero. Como dizem as nossas avós, esse é o grande segredo da cozinha. E não deixa de ser uma verdade!

Podemos estudar nas escolas mais exigentes de gastronomia, se não cozinharmos com amor, com cuidado, o resultado nunca vai ser perfeito!

Se tens um talento para a cozinha e se estás a pensar seguir a profissão de cozinheiro, continua a ler este artigo porque vamos contar-te tudo o que precisas saber sobre esta profissão!

Vem connosco!

O que faz um Cozinheiro?

O cozinheiro é o profissional que confeciona os pratos na cozinha. Ele prepara todos os tipos de pratos, desde refeições principais, a entradas, lanches, sobremesas, saladas, sopas e cremes, acompanhamentos, entre outros.

Além da preparação do prato em si, os cozinheiros também são responsáveis por assegurar que todos os produtos estão em perfeito estado de conservação e dentro da validade. Também fazem a gestão do stock de produtos, com a ajuda dos ajudantes de cozinha, assim como ajudam na limpeza do espaço.

Este é um trabalho muito exigente. Todos os pratos têm de ser feitos com o mesmo empenho e cumprir com os requisitos do chef. Tem de cumprir sempre com o mesmo padrão de qualidade.

Não basta ser um prato delicioso, ele também tem que ter uma aparência ótima.

Quando não existe chefe de cozinha, é o cozinheiro que coordena os trabalhadores da cozinha. Neste caso, ele é que escolhe o cardápio, coordena as atividades da equipa, acompanha a produção de todos os pratos, escolhe os melhores temperos, prepara a refeição e emprata.

Qual a diferença entre Cozinheiro e Chefe de Cozinha?

Muitas pessoas confundem os cozinheiros com chefes de cozinha, e a verdade é que o que separa os dois é uma linha muito ténue.

O chef de cuisine é mais um gerente da cozinha, mas também não deixa de ser um cozinheiro. Mas se todos os chefes de cozinha são cozinheiros, nem todos os cozinheiros são chefs!

O cozinheiro trabalha na produção dos alimentos, enquanto o chefe de cozinha faz a administração da cozinha. O chef é a pessoa que organiza a equipa dentro da cozinha, incluindo os cozinheiros. São os chefes de cozinha que fazem o cardápio e ensinam as receitas aos cozinheiros, os quais lhe devem obediência.

Todos os pratos confecionados pelos cozinheiros têm de ser aprovados pelo chefe de cozinha antes de serem servidos.

Agora que já percebemos a diferença entre o chefe de cozinha e o cozinheiro, vamos ver com maior detalhe o que fazem os cozinheiros no dia a dia.

Quais as suas funções

O cozinheiro tem várias funções dentro de uma cozinha, mas a principal é preparar e cozinhar as refeições. Em alguns casos, é o cozinheiro também que planeia o cardápio.

Além disso, ele também é responsável por:

  • Coordenar o trabalho dos ajudantes de cozinha
  • Regular a temperatura dos grelhadores e fornos
  • Assegurar a qualidade de todos os alimentos e ingredientes usados
  • Limpar os equipamentos e a cozinha, ao lado dos ajudantes

Este é um trabalho que exige grande habilidade na preparação dos alimentos, em combinar os diferentes temperos para os diferentes tipos de pratos, mas também precisa de ter uma habilidade grande no corte de peixes e carnes.

Saídas no Mercado de Trabalho

Sem dúvida, o mercado da hotelaria está em expansão, muito por causa do aumento do turismo nos últimos anos. Por isso, existem muitas ofertas de trabalho para cozinheiros, chefes de cozinha, ajudantes de cozinha, entre outros profissionais do ramo da hotelaria.

No entanto, o interesse pela área gastronómica também tem aumentado bastante, talvez pela maior visualização que os chefs têm tido com o seu aparecimento constante em programas e concursos de televisão.

Sendo assim, a competição é grande, apesar de existirem mais ofertas de trabalho. É uma luta feroz, mas possível de vencer.

Poderás trabalhar em restaurantes, empresas de catering, snack-bares, hospitais, escolas, hotéis, cruzeiros, entre outras empresas públicas e privadas que preparem refeições.

Como entrar na carreira de Cozinheiro?

Ser cozinheiro, hoje em dia, não é assim tão fácil como há 20 ou 30 anos. Atualmente, para conseguires trabalho na área, é preciso teres um curso de gastronomia. Se a tua ideia é progredir na carreira e tornares-te um chefe de cozinha, então é indispensável este curso!

Se não tiveres esta aspiração de ser chefe de cozinha um dia, então podes optar por um curso de culinária mais simples.

Vê onde podes estudar!

Onde estudar Gastronomia / Culinária?

Portugal:

Brasil:

Se queres mesmo tornar-te um grande cozinheiro, então estuda bastante, cozinha muito, e nunca desistas de lutar por tudo aquilo que realmente queres para a tua vida! Vai valer a pena cada segundo! Sucesso!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima