Designer de Unhas / Nail Designer

Designer de Unhas - Nail Designer

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Ordenado Médio Mensal:

1000€ - 1500€

Empregabilidade:

Média

Disciplinas do secundario:

Desenho Materiais e Tecnologias Oficina de Artes

Idiomas:

Português

Um/uma Designer de Unhas ou Nail Designer é alguém que cuida da estética visual das unhas. Para esse efeito utiliza técnicas específicas de que vamos falar já de seguida. Vem descobrir tudo sobre esta profissão.

O Design de Unhas é um conceito relativamente recente, mas que sofreu um grande crescimento nos últimos anos.

As unhas cuidadas tornaram-se, nos últimos tempos, mais do que apenas um símbolo de beleza e de sensualidade, mas antes sinais de afirmação e de autoexpressão

Nesse sentido, uma Nail Designer ajuda as clientes a embelezarem as suas unhas e, assim, a tornarem-nas numa componente dos seus estilos particulares.

Ora, para isso, recorrem a várias técnicas que vão para lá da Manicure tradicional e que podem passar pelo que faz um Estilista de Unhas de Gel. Contudo, recorrem também a outros materiais.

Continua a ler para descobrir mais sobre esta profissão…

Quanto ganha um Designer de Unhas

O Design de Unhas pode ser bastante lucrativo, sobretudo no caso das profissionais com mais experiência e mais nome na praça. Ter clientes fiéis ajuda muito a ter rendimentos mais apetecíveis. Porém, há um longo caminho até chegar a esse nível.

Nesta área, não estamos a falar de um serviço que é prestado uma única vez. As unhas crescem todos os dias e, portanto, precisam de manutenção constante. Este é um fator que beneficia quem faz Nail Design, mas para isso é preciso garantir que os clientes nos escolhem sempre a nós.

Assim, é preciso fazer o trabalho de forma impecável para conseguir bons resultados financeiros. Até porque com a procura em alta, há muitos profissionais no mercado e só os melhores se destacam da concorrência.

Todavia, apesar das dificuldades, eis uma dica de motivação. Uma Designer de Unhas pode ganhar até três vezes mais do que uma simples Manicure.

O que faz um Designer de Unhas

Um/uma Designer de Unhas é uma versão mais elaborada da Manicure. É um tipo de Esteticista com competências aprimoradas pela prática ou pela formação.

O seu trabalho não passa apenas por arranjar as unhas da forma tradicional, aparando cutículas e pintando-as com esmaltes normais. Portanto, têm um papel mais detalhado, dando formas e alongando as unhas com recurso a diversos tipos de extensões.

Além disso, recorrem a técnicas de decoração das unhas, com o uso de desenhos abstratos, como, por exemplo, borboletas e flores, ou de imagens sobre datas comemorativas especiais. Na verdade, há uma série de possibilidades que não acabam.

O Nail Design é uma arte

Curtas, compridas, redondas, afiadas, quadradas, com uma cor única ou com várias e desenhos imaginativos… As unhas das mulheres podem ser verdadeiras obras de arte em movimento.

Muitas mulheres investem tempo e dinheiro no design de unhas e já não conseguem andar em público com elas ao natural. Assim, a Nail Arte ou a arte das unhas está na moda.

Mas, na realidade, esta é uma arte antiga, uma vez que já na antiga Babilónia, os homens pintavam as unhas com kohl.

Nessa altura, a cor tinha a ver com o estatuto social das pessoas, sendo que o preto marcava os homens de classe alta e o verde aqueles das classes mais baixas.

Manicure francesa nasceu na cidade do amor

Também no Antigo Egipto, nos anos Antes de Cristo, as mulheres usavam o sumo da planta de henna para marcar a sua condição social nas unhas.

Durante a Dinastia Ming, na China antiga, produziam-se vernizes com cera de abelhas, claras de ovos, gelatina e corantes vegetais e a cor das unhas continuava ligada à situação social das mulheres.

Mas foi em Paris, na cidade do amor, que Jeff Pink, o fundador da marca Orly, deu um impulso definitivo à arte das unhas, criando o que se chama a manicure francesa no início dos anos de 1970.

Desde então, muito mudou e todos os anos surgem novas técnicas para dar asas à criatividade das Designers de Unhas.

Quais as suas funções

Reparaste já que o trabalho do Designer de Unhas vai para lá das tarefas de uma Manicure. Portanto, compete-lhe ir além da limpeza das unhas, da remoção de cutículas e de pintar com o verniz desejado.

Claro que um Designer de Unhas também tem essas funções. Contudo, o seu trabalho é mais elaborado no que se refere à parte do embelezamento e da decoração das unhas.

Assim, podes confirmar algumas das suas principais funções na lista que se segue:

  • Alongamento de unhas (usando, por exemplo, extensões em porcelana, gel e fibra de vidro)
  • Decoração de unhas (com técnicas como One Stroke, Carga Dupla e 3D)
  • Aplicação de cor
  • Uso da técnica degradê no alongamento de unhas
  • Técnica de babyboomer
  • Técnica francesa reversa com acrílico
  • Cobertura com acrigel com cores magnéticas.

Saídas no Mercado de Trabalho

O mercado de alongamento e de decoração de unhas está em alta em países como Portugal e o Brasil. Portanto, é uma boa altura para se ser Designer de Unhas.

De resto, a área da estética e da beleza tem sofrido um crescimento nos últimos anos, com cada vez mais pessoas interessadas em cuidarem da sua aparência e bem-estar.

Assim, é ótimo pensar em entrar neste setor, até porque estão a aparecer técnicas cada vez mais inovadoras que estão a conquistar um maior número de clientes.

Em termos de saídas, uma Nail Designer pode trabalhar em salões de cabeleireiro, em institutos de beleza ou em locais exclusivamente dedicados ao tratamento de unhas. Estes já começam a existir em maior número.

Trabalhar por conta própria é outra boa opção, sobretudo para quem tem experiência na área.

Como entrar na carreira de Designer de Unhas

A melhor forma para começares nesta área é estudando. Desenvolver os conhecimentos e praticar as técnicas é sempre meio caminho andado para provares valor perante os clientes.

Se não tiveres experiência, começar a trabalhar em salões de cabeleireiro ou em institutos de beleza pode ser um bom empurrão para depois ter um negócio próprio.

Aquilo que tens de ter em mente é que tens de te empenhar e de gostar muito de Nail Art para conseguires vingar.

Dicas para Designers de Unhas iniciantes

  • Aposta em boas formações
  • Investe em materiais de qualidade para fazeres o trabalho
  • Utiliza sempre equipamentos de proteção (como, por exemplo, máscara, touca, luvas e óculos)
  • Tens de ter um equipamento esterilizador
  • Pratica e estuda muito e sempre.

Onde estudar para Designer de Unhas

Não há um curso obrigatório para se ser Designer de Unhas. Contudo, exercer a profissão sem uma formação específica é impossível.

Tens de aprender as técnicas básicas, bem como os procedimentos de higiene e segurança recomendados. Isto é fundamental para obteres a confiança dos teus clientes e para seres profissional.

Portanto, procura as melhores opções, apostando em cursos técnicos e que te permitam pôr as mãos nas unhas. Só assim conseguirás preparar-te para os desafios do mundo do Design de Unhas.

Aproveita para ver estas alternativas de formação…

Portugal:

Brasil:

Agora que tens noção do que é preciso para ser Designer de Unhas ou Nail Designer, já sabes se tens a veia artística e a precisão necessárias para a função? Se a resposta é positiva, só tens de seguir o teu caminho. Desejamos-te todo o sucesso.

Partilhar Post

1 comentário em “Designer de Unhas / Nail Designer”

  1. Muitas pessoas estão colocando em prática as TÉCNICAS ATUAIS DE ALONGAMENTO que estão aprendendo neste EXATO MOMENTO na ESCOLA DESIGNER DE UNHAS. Só falta você.

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top