Crítico Musical

Crítico Musical

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Teletrabalho, Presencial

Matérias relacionadas:

História da Cultura e das Artes Oficina de Artes Sociologia

Idiomas:

Inglês, Português

O crítico musical, ou crítico de música, é um profissional que faz comentários sobre música. Esses comentários são escritos e publicados em jornais, revistas, livros, ou até na internet, e podem dizer respeito a gravações, eventos de música, apresentações ao vivo, entre outros assuntos.

Se adoras música, se gostavas de trabalhar com algo relacionado a essa área, mas se também adoras escrever, esta profissão pode ser muito interessante para ti.

Neste artigo vamos mostrar-te o que faz este profissional, quais as funções que tem no seu dia a dia de trabalho, as saídas no mercado de trabalho, assim como outras informações importantes para entrares nesta carreira.

Vens connosco?

O que faz um Crítico Musical?

O crítico musical faz comentários sobre música, escritos e publicados em diferentes formatos (jornais, livros, sites na internet, entre outros). Estes comentários dizem respeito a gravações, apresentações ao vivo, eventos musicais, ou até sobre estilos musicais ou sobre a história da música, por exemplo.

Quando falamos de crítica, não estamos a falar de comentários negativos sobre um determinado assunto. A crítica é um estilo de escrita cujo objetivo é fazer uma análise.

Por isso, é importante que todo o documento seja escrito depois de uma análise séria com base em diferentes informações, como o contexto histórico e social, teoria musical, entre outras.

Para que um profissional faça uma crítica musical de qualidade, é indispensável que tenha competências em música e compreensão musical. O crítico de música não precisa saber tocar um instrumento, mas é essencial que tenha conhecimentos sobre:

  • Estética
  • Dinâmica
  • Estilo
  • Harmonia
  • Melodia
  • Teoria Musical
  • Produção Musical
  • Entre outros

Sendo assim, o crítico musical tem de dominar o discurso musical, não só numa perspetiva teórica, como técnica e cultural.

Conhece também a profissão de Músico

Quais as suas funções

O crítico musical, ou crítico de música, tem como função escrever críticas musicais em jornais, revistas, livros, internet, entre outros formatos.

Para o desenvolvimento de uma crítica, este profissional tem de fazer uma análise complexa, envolvendo diferentes elementos, como o contexto histórico e social, marketing discográfico, produção musical, entre outros.

A crítica musical envolve olhar para os produtos musicais como uma manifestação cultural e social, e o profissional deve reconhecer os fenómenos sociológicos capazes de explicar a receção destes pelo público.

O dia a dia deste profissional passa muito por ouvir diferentes composições musicais (sejam atuais ou mais antigas), analisá-las e depois escrever uma crítica sobre elas.

Por isso, além dos conhecimentos em música, é essencial que o crítico musical tenha um estilo de escrita que capte a atenção dos leitores.

É importante, também, que o crítico de música seja capaz de definir e, até, antecipar tendências no mundo da música.

Procuras outra carreira? Então usa o nosso Simulador e faz os nossos Testes para encontrares a profissão certa para ti!

Saídas no Mercado de Trabalho

Embora o trabalho do crítico musical seja muito importante no mundo da música, a verdade é que este é um trabalho com pouca procura em Portugal, assim como no Brasil.

É possível encontrar críticas musicais em algumas revistas do nicho musical, assim como em alguns jornais, blogs e sites focados no setor artístico. No entanto, muitas dessas críticas são feitas de forma gratuita.

Sendo assim, não podemos dizer que um crítico de música encontra um mercado de trabalho favorável, com muitas oportunidades. É um meio muito difícil e que funciona muito à base de contactos.

A maior parte dos críticos musicais opta por criar um site, ou fazer a publicação de um livro. Assim, ele atua como profissional autónomo e está dependente das receitas dos livros e site.

Podes, ainda, ser contratado para fazer comentários em programas de televisão ou rádio. Também aqui o trabalho é, muitas vezes, não pago, mas dá-te visibilidade neste meio, o que te pode trazer vantagens no futuro.

Como entrar na carreira de Crítico Musical?

Para entrares na carreira de crítico musical com o pé direito, deves ter uma formação que te confira autoridade em crítica musical. Como dissemos, não precisas saber tocar um instrumento, mas se o souberes, terás maior autoridade no meio.

Uma licenciatura em Ciência e Tecnologias do Som, Ciências Musicais, Musicologia, ou similar, é, sem dúvida, indispensável para quem quer seguir esta carreira e manter-se firme no mercado de trabalho.

Como vimos antes, os conhecimentos e contactos no meio são essenciais. Como a maior parte dos trabalhos são conseguidos por meio de uma indicação, é importante que trabalhes bem a tua rede de contactos, incluindo músicos, compositores, produtores, entre outros.

Onde estudar para Crítico Musical?

Como dissemos, para seguires esta profissão, o ideal é que tenhas uma formação superior na área da música, principalmente em teoria musical. Existem várias licenciaturas interessantes que abordam a crítica e análise musical.

Para te darmos aqui umas luzes, reunimos alguns cursos que vão ao encontro das tuas necessidades. Ora vê!

Portugal:

Brasil:

Se gostavas de trabalhar como crítico musical, então investe na tua formação, pois é crucial para teres autoridade no mercado de trabalho. Pode ser um caminho longo, mas acredita que valerá a pena todo o esforço. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top