Rabolista (Artista Substituto)

rabolista

O rabolista é um artista substituto que consegue apresentar-se em todos os números de circo. É quase como um “tapa buracos” que entra em cena quando um qualquer artista não vai conseguir fazer a sua apresentação. 

Outros nomes para esta profissão: Artista Substituto, Artista de Circo Substituto

  • Modalidades: Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: 1000€ - 1500€
  • Empregabilidade: Baixa
  • Tipo de trabalho: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Educação Física, História da Cultura e das Artes, Materiais e Tecnologias, Oficina de Artes
  • Idiomas: Português

Esta é uma profissão que faz parte dos artistas de circo, mas que, muitas vezes, ninguém conhece. Tratando-se de um profissional que está ali quando um artista não consegue realizar a sua atuação, muitas vezes nem chega a entrar no espetáculo. 

Assim como qualquer outra profissão, esta é igualmente importante e imprescindível. Afinal de contas, sem ele, como é que o espetáculo continuava se um artista estivesse lesionado?

Portanto, como não existe um profissional melhor do que outro, ou mais importante do que outro, temos de olhar para o rabolista com os mesmos olhos com que olhamos para qualquer outro artista de circo. 

Se ficaste interessado em saber mais sobre esta profissão, então continua connosco porque vamos contar-te tudo o que precisas saber sobre esta carreira. Vamos mostrar-te, por exemplo, o que faz um rabolista, como é o dia a dia de trabalho, as saídas no mercado de trabalho e o que podes fazer para entrar nesta profissão com o pé direito. 

Vamos?

O que faz um Rabolista?

O rabolista substitui os artistas de circo nas suas atuações ao vivo sempre que estes não conseguem fazer as suas apresentações. Muitas vezes os artistas lesionam-se e veem-se incapacitados para entrar em cena do dia do espetáculo. Como o “show” tem de continuar, há que ter sempre alguém substituto. 

Tendo em conta que está encarregue de substituir qualquer artista de circo, tem de saber um pouco de todos os números, como, por exemplo, malabarismo, ilusionismo, acrobacia, entre outros. 

Como podemos perceber, a exigência é alta, talvez mais do que qualquer outro artista de circo. 

Enquanto um acrobata se dedica em exclusivo ao seu número, o rabolista tem de saber todos os números das apresentações que se vão fazer no espetáculo. 

Por isso, se esta é uma profissão que te despertou o interesse, tens de saber que vais ter de trabalhar mesmo muito. 

Para entenderes melhor esta carreira, vamos ver as funções que terás e como é o dia a dia de trabalho. 

Quais as suas funções

A principal função do rabolista é substituir um artista quando este último não consegue apresentar-se no espetáculo, geralmente devido a lesões, as quais são mais comuns do que imaginamos. 

Por isso, os rabolistas têm de estar sempre preparados para entrarem na arena (picadeiro) a qualquer momento. 

Em companhias, trupes, maiores, existem rabolistas dedicados a determinados números de circo. Por exemplo, existem rabolistas que só substituem trapezistas, outros só substituem cuspidores de fogo… 

No entanto, em companhias mais pequenas, o rabolista tem de estar pronto para substituir qualquer artista, seja ele um acrobata ou um palhaço

O dia a dia é, como deves calcular, bastante exigente. Vais ter de saber “de cor e salteado” todos os números apresentados no espetáculo de circo. Os treinos são intensos, por isso tens de ter uma excelente preparação física e disposição para aprender de tudo um pouco. 

Agora que já sabes como é o trabalho do rabolista, está na hora de ver alguns detalhes práticos do mercado de trabalho e da entrada nesta carreira. 

Vens connosco?

Saídas no Mercado de Trabalho

O rabolista, como artista de circo substituto, trabalha em circos. Portanto, se quiseres seguir esta profissão, as oportunidades de trabalho restringem-se, precisamente, aos espaços circenses. 

As ofertas de trabalho não são tantas quanto gostaríamos, mas a verdade é que também não existem assim tantas pessoas a quererem seguir esta profissão. 

Além disso, a maior parte das pessoas nem sequer conhece esta possibilidade. Sendo assim, e olhando por este ponto de vista, estás em vantagem na hora de conseguires um trabalho como rabolista. 

Como entrar na carreira de Rabolista?

Se queres seguir a carreira de rabolista, vais ter de aprender os diferentes números de circo. O melhor sítio para aprenderes é numa escola de circo. Hoje em dia já existem escolas de circo muito boas, de grande qualidade, que foram grandes artistas de circo.

Além de aprenderes tudo sobre técnicas das artes circenses, vais conhecer pessoas importantes na área, que te podem abrir muitas portas no mercado de trabalho. 

Sendo assim, não hesites em procurar mais informações numa das escolas de circo que te vamos passar agora. 

Onde estudar para Rabolista?

Portugal:

Brasil:

Se ficaste interessado em seguir a profissão de rabolista, então não percas mais tempo e começa hoje a preparar-te para entrar no mundo do circo. Com toda a certeza, o sucesso espera por ti. 

Partilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top