Caracterizador

Caracterizador

O caracterizador é a pessoa que prepara os artistas para as suas apresentações ao vivo, ou gravadas. Ele consegue transformar o rosto e corpo do artista, sem ser preciso uma cirurgia. Essa é a grande magia desta profissão.

  • Modalidades: Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: 1000€ - 1500€
  • Empregabilidade: Alta
  • Tipo de trabalho: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Desenho, História da Cultura e das Artes, Materiais e Tecnologias, Oficina de Artes
  • Idiomas: Inglês, Português

O mundo do cinema, da televisão, ou até mesmo da fotografia, esconde muito trabalho de bastidores. Sem dúvida, para que a magia aconteça, e para que o resultado seja o esperado, existem muitos detalhes a serem tratados.

Um dos mais importantes é a caracterização. Quantas vezes assististe a um filme e foste incapaz de reconhecer um ator? Pois bem, isso só é possível graças ao trabalho do caracterizador.

Se gostas de maquilhagem e desta magia da transformação, então continua a ler este artigo porque vamos mostrar-te tudo o que faz um caracterizador, quais as funções que desempenha no seu dia a dia, quais as possíveis saídas no mercado de trabalho, e tudo o que precisas fazer para entrar nesta carreira.

Vamos?

O que faz um caracterizador?

O caracterizador transforma o visual dos artistas para as suas apresentações, sejam elas em teatro, cinema, televisão, fotografia, ou qualquer outra produção audiovisual. É ele que faz com que o artista tenha a aparência que precisa, usando maquilhagem, entre outros efeitos de caracterização.

Ele cria vários e diferentes projetos de caracterização para transformar características físicas do artista. Como caracterizador, vais ter de ajudar na definição dos adereços e figurinos a serem usados pelos artistas. Por isso, vais trabalhar em equipa com o aderecista e com o figurinista.

Para entendermos melhor do que se trata esta profissão, vamos ver o que é a caracterização.

O que é caracterização?

A caracterização é uma técnica usada para transformar a aparência de artistas. Esta técnica é muito usada no cinema, teatro e televisão, para trabalhar as características físicas dos atores nos diferentes projetos. Esta técnica usa maquilhagem, mas também próteses, roupas e acessórios.

A maquilhagem faz tanto parte da dramaturgia visual quanto o cenário, o figurino, e até a iluminação. Imaginemos, por exemplo, que a trama implica o envelhecimento de uma personagem. Como fazer com que um ator envelheça 30 ou 40 anos?

É certo que poderíamos “imaginar” a personagem mais velha, mais tudo se torna mais real se a sua aparência também envelhecesse, certo?

É a caracterização que permite que essa magia aconteça. O trabalho do caracterizador é ainda mais importante quando temos uma personagem não realista, como um monstro, por exemplo.

Agora que já entendemos melhor o que é a caracterização, vamos ver quais as funções do caracterizador no dia a dia do trabalho.

Quais as suas funções

A função do caracterizador é transformar a aparência física dos artistas mediante as necessidades do projeto audiovisual. Cada espetáculo tem as suas necessidades específicas. Para se conseguir chegar a um consenso, é preciso trabalhar diretamente com os elementos da direção de arte e, assim, definir qual a linguagem ideal para a produção.

Desta reunião com a direção de arte, conseguimos definir qual a palete de cores que vamos usar, assim como outras questões mais específicas que irão ditar o resultado final.

Assim que tudo estiver definido, está na hora de pôr “mãos à obra”. Atores e outros artistas chegam ao local das gravações, ou dos espetáculos, e vão para a sala de maquilhagem, ou caracterização.

O caracterizador, então, coloca em prática o projeto que definiu com a direção de arte. Este é um processo que pode demorar 20 minutos, mas pode demorar horas a fio, dependendo da dificuldade e complexidade da transformação.

Além da maquilhagem, tem também o cabelo, o figurino e os adereços. Todo este processo é importante para atores e artistas, para que consigam “interiorizar” a personagem.

Saídas no mercado de trabalho

O caracterizador trabalha em produções artísticas e audiovisuais. A maior parte dos projetos dizem respeito ao cinema, televisão e teatro, mas é possível trabalhar em circos, espetáculos de música, sessões de fotografia, entre outras produções audiovisuais.

Como as saídas no mercado de trabalho são diversas, as oportunidades de trabalho não são assim tão escassas. Outra vantagem é que não existem assim tantas pessoas a procurarem por este trabalho.

Ao contrário dos maquilhadores, o caracterizador tem uma formação maior e, por isso, tem mais possibilidades de trabalho.

Vamos dar uma olhadela agora a todo o percurso que tens de percorrer para entrar nesta carreira.

Como entrar na carreira de caracterizador?

Para entrar na carreira de caracterizador é preciso aprender a técnica da caracterização. Não basta ter um curso de maquilhagem simples, porque a caracterização é bem mais do que isso. Aprender a aplicar próteses, entre outras técnicas, é essencial para conseguir um trabalho na área.

Sendo assim, vais ter de fazer um curso de maquilhagem profissional e caracterização. Atualmente existem cursos de caracterização para cinema, publicidade e TV, que podem ser muito úteis para ingressares neste mercado.

Vamos dar uma olhadela a alguns desses cursos.

Onde estudar para caracterizador?

Portugal:

Brasil:

O teu sonho é fazer parte da magia que acontece no mundo artístico? Gostas de maquilhagem e de fazer grandes transformações no visual? Gostas de fazer experiências com maquilhagem e testar novas coisas?

Se respondeste sim a estas quentões, então ser caracterizador pode ser a profissão que tanto querias. Esta profissão está em alta e vai de encontro aos teus interesses. Portanto, estuda, aprende a técnica, treina muito, aprimora os teus talentos, e luta pelos teus sonhos. Com toda a certeza vais alcançar o sucesso. É isso que nós, do Guia das Profissões, te desejamos.

Partilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top