Desenhador da Construção Civil

desenhador da construção civil

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Ordenado Médio Mensal:

Mínimo - 1000€

Empregabilidade:

Alta

Disciplinas do secundario:

Desenho Geometria Descritiva Materiais e Tecnologias Multimédia

Idiomas:

Português

O desenhador da construção civil, ou desenhador de projetos (desenhista projetista, no Brasil), é a pessoa que faz os desenhos a partir de esquemas, ou esquissos, podendo estes ser gerais, de especialidade e de pormenor. Esta profissão técnica, embora não seja muito conhecida, é de grande importância na área.

Podendo atuar na construção civil e na arquitetura, as saídas no mercado de trabalho são muitas e o desemprego é algo que não deve preocupar quem quer seguir esta profissão.

Se és uma pessoa que gosta de desenhar, mas preferes desenhos técnicos (não artísticos), esta pode ser uma profissão que te cative. Se gostas da área da construção civil ou arquitetura, então podemos dizer que esta é a profissão certa para ti!

Neste artigo nós vamos contar-te tudo o que precisas saber para entrar nesta carreira. Vais descobrir o que faz um desenhador, ou desenhista projetista, quais as suas funções no quotidiano, as saídas no mercado de trabalho, assim como a formação que terás de ter para seguir esta profissão.

Estás curioso para saber mais sobre esta carreira?

Então segue connosco!

O que faz um Desenhador da Construção Civil?

O desenhador da construção civil é o responsável por fazer os desenhos gerais, de especialidade e de pormenor, sempre tendo como base os esquemas (esquissos). Este profissional pode também atuar na área da arquitetura, caso se especialize em domínios técnicos.

Com os seus conhecimentos, ele é capaz de ler e interpretar diferentes desenhos, projetos e croquis, assim como as informações técnicas que o engenheiro civil, ou arquiteto, dê.

A sua principal responsabilidade é desenhar os planos detalhados e gerais da construção, ou instalação, que irá ser feita. Poderão ser feitos manualmente, ou com a ajuda de programas de computador que sejam desenvolvidos para o efeito.

Para realizar este trabalho, o desenhador tem de ter em conta as especificações técnicas, assim como as normas de construção. Quando os desenhos estão finalizados, ele transmite os planos de execução gerais e detalhados ao responsável pela obra. É importante também dar indicações técnicas dos desenhos, para que o projeto seja levado a cabo corretamente.

Em alguns casos, poderá propor algumas alterações aos planos de execução para que estes se ajustem às necessidades da instalação ou construção.

Ainda não tens certeza da profissão que queres seguir? Então experimenta um dos nossos testes vocacionais

Para poderes entender melhor o trabalho do desenhador da construção civil, vamos ver agora quais as funções que ele tem no seu dia a dia de trabalho. Vamos?

Quais as suas funções

O desenhador da construção civil tem como principais funções ler e interpretar projetos, croquis e desenhos, assim como informações técnicas que estejam relacionadas à construção civil.

Uma das suas atribuições mais importantes é fazer desenhos de engenharia ou arquitetura (manualmente ou por meio de programas informáticos), tendo como base esboços e as especificações dadas antecipadamente pelos técnicos superiores.

Ao longo do seu trabalho, ele tem ainda de fazer maquetas das construções ou instalações (podem ser físicas ou virtuais).

O desenhador também acompanha as obras de construção civil, desde a sua preparação e durante toda a execução.

É ele, também, que faz o processo técnicas das construções e, quando necessário, atualiza os processos.

Descobre ainda a profissão de Designer de Produto

Saídas no Mercado de Trabalho

O desenhador trabalha, maioritariamente, na construção civil. No entanto, olhando para a formação destes profissionais, existe a possibilidade de atuar em outras áreas. Poderás trabalhar como desenhador de moldes, desenhador de mobiliário, desenhador de cozinhas ou até desenhador de instalações sanitárias.

Sendo esta uma profissão técnica e cuja formação é essencial, terás uma grande vantagem em relação àqueles que não têm uma formação técnica. Com um curso de desenhador de projetos, conseguirás trabalho facilmente, até porque não existem assim tantas pessoas a seguirem esta carreira.

Por isso, se já estavas “inclinado” para esta profissão, só tens bons motivos para prosseguir com os teus sonhos. Vamos ver agora o que precisas fazer para entrar nesta carreira.

Queres uma profissão com muita saída? Então conhece a carreira de Web Designer

Como entrar na carreira de Desenhador da Construção Civil?

Se queres seguir a profissão de desenhador da construção civil, deves concluir o curso técnico de desenhador de projetos de arquitetura e engenharia. Este curso dá-te uma qualificação profissional de nível 4 (Quadro Nacional de Qualificações), mas também te permite prosseguir os estudos para o ensino superior, caso queiras.

Este é um curso que te dá equivalência ao 12º ano e permite-te entrar no mercado de trabalho como um técnico qualificado, sem que necessites de um curso superior. No entanto, caso queiras evoluir na carreira, também te dá a possibilidade de seguires os estudos e entrares numa universidade.

Ao longo do curso, vais ter a oportunidade de desenvolver diferentes capacidades práticas, tanto no que toca às capacidades artísticas, como à capacidade projetual. Embora seja um curso prático, tens também uma boa base teórica.

A vantagem desta formação é que te permite ter conhecimentos na construção civil, mas também na arquitetura, até porque vais abordar temas como o urbanismo, conservação e reabilitação de património.  

Se optares por prosseguir os teus estudos, vais poder candidatar-te a cursos como, por exemplo:

Vê agora onde podes tirar o curso de desenhador.

Onde estudar para Desenhador da Construção Civil?

Portugal:

Brasil:

Se já decidiste seguir a profissão de desenhador da construção civil, então está na hora de procurares uma escola onde possas aprender esta profissão. Não deixes de estudar muito, pois vai valer a pena todo o esforço. Nunca deixes de seguir os teus sonhos. Lembra-te que é o teu futuro que está em jogo. Só tu podes decidir o que é melhor para ti. Então, não deixes que os outros possam influenciar nas tuas escolhas. Sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top