Desenhador de Luz

desenhador de luz

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Matérias relacionadas:

Materiais e Tecnologias Multimédia Oficina de Artes

Idiomas:

Inglês, Português

O desenhador de luz é a pessoa que imagina e planeia o desenho de luz de uma produção audiovisual ou de um espetáculo. Ele é essencial para garantir a atmosfera que se pretende durante as atuações ou produções. Resumindo, é o grande criador do conceito de iluminação de um espetáculo.

Ele é um dos profissionais dos espetáculos e um dos mais importantes nas produções audiovisuais. Existem muitos e bons motivos para se seguir esta carreira. Além de existirem poucos profissionais qualificados na área, esta é uma carreira fascinante.

Sem dúvida, o mundo do espetáculo causa muita curiosidade, principalmente porque se tem uma ideia glamourosa dos grandes artistas internacionais. Se é verdade que a realidade não é bem como imaginamos, também é verdade que quem entra neste mundo, dificilmente quer sair.

Apesar de este ser um trabalho de bastidores, os desenhadores de luz vivem neste meio artístico e envolvem-se no «glamour» vivido nos espetáculos.

Se esta é uma profissão que te cativa, se sempre sonhaste viver o mundo artístico do “lado de dentro”, então continua a ler este artigo porque vamos contar-te tudo sobre esta carreira.

Vamos mostrar-te o que faz um desenhador de luz, quais as funções que tem no dia a dia, quais são as saídas no mercado de trabalho, o que precisas fazer para entrar nesta carreira, e ainda onde poderás estudar para seguir esta profissão.

Curioso?

Então segue connosco!

O que faz um desenhador de luz?

O desenhador de luz faz o desenho de luz de uma produção audiovisual ou de um espetáculo. Ele determina a posição de cada equipamento, assim como quais equipamentos de iluminação serão usados. Sendo assim, ele é o cérebro do conceito de iluminação de qualquer espetáculo.

A iluminação de um espetáculo é essencial para criar sensações no público, mas também nos próprios artistas, que se envolvem no ambiente criado pelas luzes no palco. Sem dúvida, a iluminação é um dos mais importantes elementos de um espetáculo, até porque complementa o trabalho dos artistas e autores das obras.

Além de conceberem o desenho, eles também trabalham na parte técnica. Ou seja, ele trabalha desde o desenho em papel (chamado de desenho técnico, ou desenho de luz), até ao trabalho no palco.

Eles trabalham com o técnico de iluminação e os roadies para que tudo esteja de acordo com o que ele planeou. É o desenhador que dirige o trabalho da montagem, mas também dirige o trabalho de operação (técnico de luzes).

Como podemos perceber, este profissional de iluminação é o responsável por assegurar a qualidade artística, mas também técnica, de toda a iluminação de uma produção audiovisual ou espetáculo.

Quais as suas funções

A principal função do desenhador de luz é conceber o desenho de luz, ou seja, o desenho técnico onde estão colocados todos os equipamentos de iluminação que serão usados e as suas posições no palco ou cenário.

Além disso, ele dirige os roadies, todos os técnicos de montagem e os técnicos de iluminação, tanto na montagem antes do espetáculo, como na operação durante o espetáculo.

Saídas no Mercado de Trabalho

O desenhador de luz pode trabalhar com desenho de luz para diversas produções audiovisuais ou espetáculos de teatro ou música. No entanto, também podem trabalhar na programação de sistemas de iluminação e atualmente com iluminação robotizada e digital.

Apesar de Portugal ser um país muito pequeno e com um investimento mínimo nas artes, não é difícil encontrar trabalho nesta área, exatamente porque existem muito poucos desenhadores de luz no país. Existem, até, profissionais portugueses que fazem lindas carreiras internacionalmente.

No Brasil, são poucos os profissionais qualificados em desenho de luz. Da mesma forma, e embora os apoios à cultura sejam poucos, existem várias oportunidades de trabalho, exatamente pela escassez de mão de obra qualificada em desenho de luz.

Poderás trabalhar em peças de teatro, musicais, óperas, espetáculos de música, entre outras produções audiovisuais.

A maioria dos desenhadores de luz são profissionais freelancers. Como estas produções são temporárias, não faz sentido ter um desenhador de luz com contrato de trabalho.

Por isso, terás de viver com a incerteza do amanhã, ou do próximo ano. No entanto, uma coisa é certa, oportunidades profissionais não faltam para aqueles que têm qualificações e muito talento.

Como entrar na carreira de Desenhador de Luz?

Para entrar na carreira de desenhador de luz não é obrigatório ter uma formação superior. No entanto, se queres entrar com o pé direito no mercado de trabalho, é essencial que saibas o que estás a fazer. Por isso, aconselhamos-te a concluir um curso na área do Som e Iluminação.

Para conseguires trabalho é importante teres um bom portfólio para mostrares. Ora, só vais conseguir ter isso se tiveres oportunidades para trabalhar. E é isso que consegues ao longo da formação. Não só tens aulas práticas, que te permitem explorar e desbravar novos horizontes, é possível conseguires um estágio ou uma indicação dos professores.

Tratando-se de uma área artística, é essencial trabalhares os teus conhecimentos. Ter uma ampla rede de contactos no mundo artístico pode ser a diferença entre teres muito trabalho, ou nenhum. Por isso, vale a pena investires.

Onde estudar para Desenhador de Luz?

Portugal:

Brasil:

Já pensaste em trabalhar no mundo artístico? Tens talento e aptidão para o desenho técnico? Ficaste interessado em seguir a profissão de desenhador de luz? Então não deixes de tirar um curso na área e entra no mercado de trabalho com o pé direito. Nós, da equipa do Guia das Profissões, desejamos-te muito sucesso na tua carreira.

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top