Scouter de Moda

Scouter de Moda

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

História da Cultura e das Artes Psicologia

Idiomas:

Inglês, Português

O Scouter de Moda ou caça-talentos é o profissional que descobre modelos. Portanto, é o olheiro de potenciais top models como Gisele Bündchen. Mas vem daí descobrir tudo o que queres saber sobre essa profissão…

Em 1994, Dilson Stein estava de longe de imaginar que iria mudar a sua vida profundamente quando se cruzou com uma jovem Gisele Bündchen de apenas 13 anos.

Aquele que é conhecido como o olheiro número 1 do Brasil no mundo da moda, descobriu a supermodelo brasileira durante um curso para melhorar a postura.

Vê bem que Gisele Bündchen procurou esse curso porque, por ser muito alta apesar de bem jovem, tinha problemas de postura. O “mestre” do curso era, nem mais nem menos, do que Dílson Stein.

Foi, assim, num mero acaso que o Scouter brasileiro catapultou a jovem para fama. Desde então, afirmou-se como caça-talentos no universo da moda e já descobriu outras modelos brasileiras conhecidas.

Esse exemplo ilustra como um golpe de sorte pode transformar um Scouter de Moda num dono de agência de modelos, como é o caso de Dilson Stein. Mas, para quem não sonha tão alto, a profissão de Olheiro de Moda é bem excitante e dinâmica.

Aproveita para relaxar e continua a ler para entenderes mais dessa atividade…

O que faz um Scouter de Moda

Um Scouter é o descobridor das new faces, ou seja, dos novos modelos do mercado da Moda. Tens de entender que nesse universo é muito importante estar sempre a inovar e a apresentar novos rostos e tendências.

Portanto, o Olheiro de Moda alimenta o setor, detetando jovens anónimos com potencial para se afirmarem como modelos. Esse trabalho passa por reconhecer em alguém aquele je ne sais quoi que pode fazer toda a diferença.

Muitas vezes, não tem a ver com beleza e a personalidade ou algum traço característico até pode ser mais importante do que tudo o resto. Mas a profissão também tem muito de feeling, ou seja, de mera intuição.

Contudo, nalgumas situações, o Scouter pode ir em busca de um Modelo muito específico, com traços concretos, a pedido de uma agência. Pode, por exemplo, precisar de uma morena de olhos verdes ou de um loiro de olhos castanhos para uma campanha de publicidade.

Esse tipo de missão é um pouco distinto do processo de caça-talentos, pois, nesse caso, a ideia é encontrar o potencial escondido nas multidões.

Assim, o Scouter pode buscar na praia, em festas, nas academias, mas também em escolas ou em baladas. O shopping é outro local onde o descobridor de talentos pode atuar. Contudo, até na rua ele pode ser Olheiro de Moda.

Porém, atualmente, essa caça aos talentos até se desenrola nas redes sociais e nas apps de encontros.

Portanto, é um trabalho bem desafiante!

Continua a ler para saber mais…

Quais as suas funções

O trabalho de um/uma Scouter de Moda é observar e buscar em locais onde possam estar jovens com perfil para ser Modelo. É quase sempre um tiro no escuro e há mais busca do que descoberta!

Mas é uma tarefa essencial para o mundo da Moda. Sem esses Olheiros treinados, não tinham saltado para a ribalta algumas das top-models mais conhecidas do mundo.

Assim, trata-se de um trabalho de contacto direto com pessoas. Por um lado, é preciso contactar com as agências e os clientes, percebendo que tipo de perfil será mais desejado. Mas, por outro lado, também é preciso falar com os jovens e com as suas famílias.

Repara que essa é uma área onde podem surgir muitas desconfianças, pois há oportunistas que fingem ser Scouters enganarem jovens.

Além disso, estamos a falar da descoberta de talentos que, muitas vezes, são menores de idade. Portanto, é preciso falar com os pais, com as suas famílias, para transmitir confiança.

No caso dos caça-talentos com mais poderio económico e com mais nome no mundo da moda, podem organizar eventos para seleção de modelos. Assim, os jovens podem inscrever-se e chegam a pagar para poderem ter a oportunidade de serem avaliados. Mas para conseguir fazer esses eventos é preciso ter nome no mercado.

Como se descobre uma modelo

Os Olheiros de Moda têm uma espécie de check-list mental com os tópicos fundamentais na hora de buscar novos talentos. Assim, esses tópicos passam, por exemplo, por altura, qualidade de pele e cabelo, bem como tipo de beleza.

Desse modo, na sua cabeça, o Scouter confirma se está perante uma beleza exótica ou clássica, se a pessoa tem a altura devida e as medidas certas, por exemplo.

Repara que é um processo quase automático e inconsciente em profissionais treinados.

Mas depois de descobrir o talento, é ainda preciso acompanhar o seu crescimento. Portanto, o/a Scouter acaba por moldar o perfil da Modelo ao que o mercado mais deseja.

Assim, dá-lhe todo o tipo de conselhos de beleza, tal como o que vestir, que corte de cabelo e cor usar e até que cuidados ter com a pele. Nalguns casos, até pode sugerir cirurgias plásticas para corrigir certas imperfeições.

Mas também pode ajudar no desenvolvimento pessoal, por exemplo, para seguir os estudos e aprender inglês. No mundo da Moda, saber falar inglês é essencial, sobretudo quando se deseja uma carreira internacional.

Uma fase crucial do processo é ganhar a confiança da família dos jovens, pois é necessário passar os seus contactos às agências de modelos. Sem esses contactos, o profissional poderá não ser recompensado pelo seu trabalho.

Vem entender, já de seguida, como é que os Scouters ganham a vida…

Quanto ganha um Scouter de Moda

A profissão de Olheiro de Moda pode ser algo instável, mas tudo depende do tipo de trabalho feito pelo profissional.

Assim, há os freelancers que trabalham por conta própria. Nesses casos, portanto, os ganhos são muito variáveis. Tudo depende da quantidade de talentos descobertos. Mas, por vezes, pode haver algum Scouter com a sorte grande, caso “cace” a próxima grande top-model.

Contudo, também há Olheiros que trabalham diretamente para as agências. Desse modo, recebem um rendimento fixo e podem ainda ter direito a eventuais prémios, caso façam melhores e mais descobertas de talentos.

Porém, como em todas as áreas profissionais, o mais importante é trabalhar com dedicação.

Saídas no Mercado de Trabalho

Essa área profissional é um pouco fechada e, por isso, não existem muitas oportunidades de emprego. Contudo, vão aparecendo algumas chances. Só tens que saber agarrá-las!

Muitas vezes, os Olheiros de Moda são ex-modelos ou pessoas que trabalham há anos no setor. Assim, não são propriamente contratados, mas acabam por ser destacados para essas funções de caçadores de talentos.

Mas as grandes agências de modelos têm representantes em vários estados e localidades. Esses podem ser, por exemplo, produtores de moda que funcionam também como Olheiros de new faces.

Portanto, as oportunidades estão aí para quem souber procurá-las com afinco e conseguir agarrá-las com paixão.

Como entrar na carreira de Scouter

Não existe uma via única para entrar no mundo da Moda. Mas há várias linhas que se podem seguir.

Por um lado, fazer formação especializada é uma boa forma de começar. Essa formação poderá abrir a porta a um estágio numa agência de modelos. Após esse passo, podes tentar fazer o teu caminho nesse mundo como Scouter.

Por outro lado, podes responder a anúncios de emprego para Scouters de Moda. Mas, nesses casos, tens que apresentar algum curso na área da moda e provas de que poderás fazer um bom trabalho como caça-talentos.

Atualmente, com a ascensão das redes sociais, podes investir num blog ou num perfil do Instagram dedicado à Moda como uma espécie de cartão de visita. Desse modo, poderás até consolidar-te como Influenciador Digital nessa área e, ao mesmo tempo, ganhar estatuto para te tornares Scouter.

De qualquer modo, é sempre importante investir na formação.

Onde estudar para Scouter

Os cursos para Scouter de Moda são quase inexistentes. Mas, uma alternativa, é fazer formações na área do Styling e de Imagem de Moda.

Contudo, qualquer que seja o curso escolhido, é importante que te enriqueça. Portanto, deves apostar numa opção de qualidade.

Para te ajudar nessa busca, deixamos de seguida alguns links de interesse…

Portugal:

Brasil:

Eis que chegamos ao fim desse testamento sobre o que é e o que faz um Scouter de Moda. Portanto, já sabes que requer qualidades intuitivas particulares, mas também tato para lidar com pessoas. Achas que tens estofo para o ofício? Avança com confiança! Estamos a torcer pelo teu sucesso.

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top