Assessor de Imprensa

Assessor de Imprensa

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Ciência Política Filosofia História Línguas Literatura Psicologia Sociologia

Idiomas:

Francês, Inglês, Português

O assessor de imprensa é cada vez mais importante nos dias atuais, principalmente num mundo digital. Sem dúvida, qualquer artista tem de ter assessoria de imprensa para alavancar a sua carreira usando os meios de comunicação. Mas os assessores de imprensa não trabalham só com artistas. Todas as pessoas que são figuras públicas precisam de um assessor ao seu lado.

Este é um profissional da área da Comunicação Social. Se gostas de comunicar, de estabelecer relações e parcerias com outras pessoas, e se gostavas de trabalhar diretamente com os meios de comunicação social, esta pode ser uma boa profissão para ti.

Apesar de haver já muitas pessoas a procurarem trabalho como assessores de imprensa, a verdade é que são cada vez mais procurados.

Os assessores são as pessoas indicadas para fortalecer a imagem de alguém (artistas, políticos, e até empresas). Por isso, são peças essenciais para garantir uma boa imagem dos seus clientes.

Ficaste com vontade de saber mais sobre esta profissão, não é verdade?

Então estás no sítio certo, porque vamos mostrar-te tudo o que faz um assessor de imprensa, quais as funções que ele tem no dia a dia, quais são as saídas no mercado de trabalho, e o que tens de fazer para seguir esta carreira.

Vem connosco!

O que faz um Assessor de Imprensa?

O assessor de imprensa, também chamado de assessor de comunicação, é um consultor especializado em lidar com a comunicação social. Ele aconselha os clientes sobre a melhor forma de lidarem com a mídia e, assim, manterem uma boa imagem pública junto da mídia.

Os assessores de imprensa, na maioria das vezes, são porta-vozes das empresas, celebridades, artistas, políticos ou instituições. Na atuação política, por exemplo, eles costumam escrever os comunicados de imprensa para os governos.

Nas outras áreas de atuação, o assessor presta declarações para os órgãos de comunicação social sempre que existe algum problema, ou quando ocorre algum evento.

Como ele é um porta-voz da empresa / personalidade, tem de estar por dentro de todos os assuntos. Só assim pode tirar todas as dúvidas colocadas pelos jornalistas.

No meio artístico, é ele que lida com os meios de comunicação. Ele faz a divulgação dos projetos nos diferentes meios de comunicação social, assim como criar um nome no mercado.

É importante que os assessores de imprensa tenham uma boa relação com os jornalistas. Esta relação deve ser pautada pela confiança, mas também pela proximidade.

Então, se queres ser bem-sucedido nesta profissão, tens de ter contactos privilegiados na mídia social (rádios, jornais, emissoras de televisão, canais importantes na internet).

Quais as suas funções

O assessor de imprensa tem como principal função representar os seus clientes nos meios de comunicação social e trabalhar a sua imagem pública. Para isso, existem outras funções específicas da assessoria de imprensa. Ora vejamos.

  • Criar press releases e enviar para os diferentes meios de comunicação social
  • Desenvolver o press kit e fazer a gestão do mesmo
  • Elaborar uma mailing list para cada um dos projetos
  • Divulgar notícias
  • Tentar angariar entrevistas
  • Dar sugestões para artigos de opinião

Os assessores de imprensa têm de ter boas relações com os meios de comunicação para conseguirem fazer uma boa ponte com os seus clientes. Eles têm de ser respeitados nas mídias, mas também têm de ser uma fonte requisitada quando se trata de saber alguma coisa.

Outra das funções do assessor de imprensa é fazer com que os seus assessorados consigam lidar com a imprensa da melhor forma. Ensinam os seus clientes a comunicar com a mídia, a comportar-se em frente às câmaras, entre outros detalhes importantes para manter uma boa imagem pública.

Saídas no Mercado de Trabalho

Em Portugal, assim como no Brasil, tem havido uma maior procura por serviços de assessoria de imprensa. Por isso, o mercado de trabalho para os assessores de imprensa está mais fácil. Podes trabalhar em várias áreas, desde a cultura, ao desporto, ou até política, por exemplo.

No caso do Brasil em particular, esta profissão teve um grande boom nos últimos anos com a profissionalização da assessoria de imprensa.

Os salários também tiveram um crescimento grande. Atualmente, o assessor de imprensa pode ganhar mais de 10 mil reais. Só existe um problema. A maioria das pessoas formadas em jornalismo e relações públicas optam por seguir a carreira de assessoria de imprensa.

Em ambos os países, a maioria dos assessores trabalham como profissionais autónomos.

No caso de queres trabalhar no serviço público, tens de concorrer nos concursos públicos abertos para as vagas de assessores de imprensa.

Como esta é uma área bastante concorrida, especialmente o mercado de assessoria tradicional, uma das melhores opções é optar pela comunicação empresarial e pelas mídias digitais.

Como entrar na carreira de Assessor de Imprensa?

Para entrares na carreira de assessor de imprensa precisas ter uma formação em comunicação social. Podes ter o curso de jornalismo ou então de relações públicas.

Em Portugal, a assessoria de imprensa está dentro das relações públicas. A licenciatura tem duração de 3 anos, mas se quiseres seguir firme na área da assessoria de imprensa deves seguir para o mestrado (mais 2 anos).

No Brasil, tem de concluir o bacharelado em Comunicação Social, podendo optar por diferentes habilitações, como, por exemplo, relações públicas, jornalismo, cinema, produção editorial e publicidade e propaganda. O bacharelado dura 4 anos.

Onde estudar para ser assessor de imprensa?

Portugal:

Brasil:

Se queres seguir uma carreira na área da assessoria de imprensa, então não deixes de estudar bastante. O cargo de assessor de imprensa é muito concorrido, por isso tens de batalhar muito para conseguires uma oportunidade. Nós desejamos-te o maior sucesso do mundo.

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top