Designer de Embalagem

Designer de Embalagem

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Teletrabalho, Presencial

Matérias relacionadas:

Desenho Geometria Descritiva História da Cultura e das Artes Materiais e Tecnologias Multimédia Oficina de Artes Psicologia Sociologia

Idiomas:

Inglês, Português

O designer de embalagem é o profissional que desenha a embalagem dos produtos. Sendo assim, o design de embalagem é um misto entre design gráfico e design de produto.

Para os amantes de desenho, criativos, e para os apaixonados por publicidade, esta pode ser uma carreira muito aliciante.

Como a imagem de um produto (incluindo a sua embalagem) é fundamental para que se concluam vendas, os profissionais que atuam no design são muito valorizados.

Sem dúvida, as empresas têm procurado com maior frequência designers para fazerem parte das suas equipas. Por isso, se te sentes atraído por design e publicidade, esta pode ser mesmo a escolha perfeita para ti.

Neste artigo, vamos mostrar-te tudo o que precisas saber para seguires a profissão de designer de embalagem. Vais descobrir, por exemplo, o que faz este profissional no seu dia a dia, quais são as saídas profissionais, entre outras informações úteis para entrares nesta carreira com o pé direito.

Vamos?

O que é Design de Embalagens?

O design de embalagens é uma área que combina o design gráfico e o design de produto. Trata-se de uma arte que consiste em criar as embalagens dos produtos, as quais devem ser atraentes e convidativas à compra, mas transmitindo o que é o produto e a imagem da marca.

Além da questão estética, o design de embalagem também leva em consideração questões de ergonomia.

A embalagem é um dos elementos principais na conceção de um produto, pois, muitas vezes, ela é o único meio que temos para chegar ao público. Assim sendo, ter um bom design de embalagem assegura que a marca consegue comunicar com os consumidores de forma efetiva, transmitindo as informações sobre o produto.

Atualmente, o design de embalagens é olhado com muito cuidado por parte das empresas e marcas, pois é, com toda a certeza, uma ferramenta de marketing muito útil. Sendo um setor bastante desenvolvido, é preciso que os profissionais que querem trabalhar na área tenham uma formação profissional específica.

O que faz um Designer de Embalagens?

O designer de embalagens cria a embalagem comercial para os produtos. Ao realizar este trabalho, tem de ter em conta que a embalagem não tem apenas como objetivo armazenar e transportar o produto, mas também é um elemento que pode criar uma relação afetiva com os consumidores.

É importante referir que este profissional não desempenha as mesmas funções que o designer gráfico. Este último cria o rótulo da embalagem e não a embalagem em si.

Além de muita criatividade, é importante que o designer de embalagens tenha em consideração as suas funções de armazenamento e transporte, mas que leve em conta, também, fatores ecológicos (muito importantes nos dias de hoje), sociais e culturais.

Um estudo sobre custos, necessidades de fabrico e materiais é também fundamental para conseguirmos bons resultados.

A embalagem do produto tem de transmitir sempre credibilidade e confiança, passando uma imagem de qualidade ao consumidor. Desta forma, as vendas serão muito mais elevadas e a posição da marca perante o público estará mais forte.

O designer tem, então, de ser capaz de criar uma imagem apelativa para a embalagem, mas também passar uma mensagem que capte a atenção dos consumidores. Além disso, a embalagem tem de transmitir tudo o que o produto é capaz de fazer.

Quais as suas funções

O designer de embalagens tem como função principal criar o design das embalagens usadas nos produtos. Embora se possa pensar que passa muito por um trabalho estético, a verdade é que a embalagem tem outros requisitos, como, por exemplo:

  • Segurança
  • Higiene
  • Praticidade

Ao criarmos o design, temos de definir alguns aspetos técnicos, como as matérias-primas que irão ser usadas, quais os processos de produção, necessidades de transporte, processos de fabrico, custos, entre outros.

Sendo assim, o designer segue várias etapas para a criação da embalagem. Vejamos!

  • Identificar o produto – O primeiro passo é saber qual o tipo de produto que vai ser incluso na embalagem (e quais as especificidades que a embalagem tem de ter para se cumprirem todos os padrões de qualidade, segurança, higiene, entre outros), estudar a concorrência e analisar os restantes produtos da empresa (para se manter a identidade visual).
  • Recolher e definir elementos da embalagem – O segundo passo é saber quais as imagens e textos têm de estar presentes na embalagem.
  • Fazer pré-maquetes – Depois de todos os dados recolhidos, o designer de embalagem cria um esboço (pré-maquete), no qual determina a imagem (coerente com a marca e com os objetivos da empresa).
  • Design gráfico da embalagem – Assim que a pré-maquete estiver concluída, passamos para a fase final do design de embalagem. Corrigem-se erros, adaptam-se e modificam-se textos, elementos visuais, entre outros.
  • Revisão e aprovação – Nesta fase, a embalagem segue para a fase de revisão e aprovação final. Caso seja aprovado, seguimos para a arte-final da embalagem.
  • Impressão – A última etapa é acompanhar o processo de impressão das embalagens.

Saídas no Mercado de Trabalho

O designer de embalagem atua em diferentes setores, desde que envolva o desenvolvimento de produtos e embalagens. Além de poder trabalhar diretamente para as marcas, pode ainda trabalhar em agências de publicidade, design e marketing.

Alguns designers de embalagem optam também por seguir uma carreira como profissional autónomo, desenvolvendo projetos de design de embalagem para várias empresas (principalmente pequenas, as quais não dispõem de designers nos quadros).

Como entrar na carreira de Designer de Embalagem?

Para seguires a profissão de designer de embalagem, primeiro tens de fazer o curso de Design Gráfico. Esta formação vai preparar-te para trabalhar em diferentes “frentes”. Depois, deves fazer uma pós-graduação em Design de Embalagem.

Embora o curso de Design Gráfico já aborde o tema das embalagens, se tiveres uma pós-graduação vais adquirir conhecimentos aprofundados na área e terás melhores oportunidades no mercado de trabalho.

Onde estudar para Designer de Embalagem?

Como vimos, para te tornares designer de embalagem, tens de fazer um curso de design gráfico e depois, preferencialmente, uma pós-graduação em design de embalagem.

Sendo assim, deixamos-te aqui alguns cursos que te podem interessar. Não deixes de procurar outros cursos que possam ir ao encontro das tuas aspirações.

Portugal:

Brasil:

Gostavas de te tornar um designer de embalagem de referência no mercado? Então investe na tua formação e dedica-te bastante ao longo da tua carreira. Nós, do Guia das Profissões, desejamos-te muito sucesso.

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top