Diretor de Loja (Gerente de Loja)

diretor de loja (gerente de loja)

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Economia Matemática Psicologia Sociologia

Idiomas:

Inglês, Português

O diretor de loja, ou gerente de loja, é o profissional que faz o planeamento de todas as atividades em comércios (em atacado e varejo). É ele que coordena todas as equipas que trabalham no estabelecimento e, por isso, é um cargo de grande responsabilidade.

Para além de coordenar os recursos humanos, ele também faz a gestão financeira, dos recursos materiais, assim como é o “cérebro” de todas as estratégias da loja, como promoções, descontos, entre outras.

Como podes perceber, para se ser diretor de uma loja é preciso ter grandes conhecimentos sobre o funcionamento do comércio, mas também sobre como motivar equipas, perceber talentos, entre outras coisas que te iremos falar ao longo do artigo.

Se esta é uma profissão que te interessa, então continua connosco, porque vamos passar-te informações úteis para entrares nesta carreira com o pé direito.

Vamos?

O que faz um Diretor de Loja?

O diretor de loja é o responsável máximo pela direção de todas as atividades dentro das lojas, tanto em comércios de varejo (varejista), como em comércios de atacado (atacadista). Sendo assim, ele tem a responsabilidade de decisão de tudo aquilo que acontece dentro do estabelecimento.

Ele faz a gestão dos recursos humanos, decide quais as tarefas de cada um dos funcionários, as secções onde irão trabalhar e faz os horários dos mesmos. Também é ele que faz as contratações, decide quem fica na equipa, quem será dispensado e trata dos contratos de trabalho.

Além disso, ele também faz a gestão dos recursos materiais e financeiros. Ele está por dentro de tudo o que diz respeito à faturação, produtos mais e menos vendidos, gastos e, assim, consegue determinar as melhores estratégias de vendas.

Este profissional também está envolvido, por exemplo, na decisão dos preços de venda a público, promoções e descontos.

Quais as suas funções

O diretor de loja é o responsável pela direção e coordenação de tudo o que acontece no estabelecimento de comércio. Como dissemos, ele coordena os recursos humanos, mas também materiais e financeiros.

Quanto à coordenação da equipa, ele tem de perceber se esta está, ou não, motivada (e agir em conformidade), saber se está tudo pronto para começarem a trabalhar ou se precisam de algo. Tem, também, de saber quais são os funcionários que estão de folga e se existem baixas (funcionários que faltam, estão doentes, etc).

Caso exista uma equipa de telemarketing, é o gerente de loja que fica responsável por coordenar também o seu trabalho.

O treino, formação e acompanhamento da equipa também estão a seu cargo. Por isso, é importante que o diretor de loja seja capaz de formar bons profissionais, os quais estejam alinhados com a missão e a cultura da empresa.

No que diz respeito à mercadoria, este profissional tem de fazer o controlo de entradas e saídas, estar a par do stock da loja, perceber se existem produtos novos que vale a pena encomendar para ter em loja, realizar trocas de produtos, entre outros.

Tem ainda função de fazer a gestão financeira do espaço comercial. Sendo assim, ele idealiza e coordena eventos com o intuito de aumentar as vendas e captar mais clientes.

Fazer relatórios de vendas e de produtividade é também parte do seu trabalho. Com estes relatórios, é possível perceber se estamos a alcançar as metas da empresa ou se é necessário tomar uma atitude.

O diretor de loja também tem de assegurar que o espaço está sempre limpo, que a música ambiente é agradável (não só no que respeita à música que passa, como ao volume da mesma) e que o espaço está bem organizado, com vitrines apelativas e limpas.

O que é preciso para ser um bom Gerente de Loja?

Antes de qualquer coisa, ele é um líder. Sendo o responsável máximo por tudo aquilo que acontece, ele tem de saber liderar a equipa para que todos se unam em prol de objetivos. Motivar a equipa, saber reconhecer talentos e ajustar os cargos às competências demonstradas é essencial para se ser bem-sucedido nesta profissão.

Além da habilidade de liderança, este profissional tem de ser ágil e rápido a tomar decisões, principalmente em momentos inesperados. Assim, o gerente de loja tem de estar sempre preparado para enfrentar qualquer situação. Sem dúvida, a melhor forma de o fazer é antecipando problemas e implementar estratégias para evitar que os mesmos aconteçam.

É certo que não conseguimos prever e prevenir todos os problemas. Por isso, o diretor de loja tem de ter muita inteligência emocional, pensamento “frio”, de forma a responder às situações com clareza e objetividade.

A capacidade de análise é também fundamental para os gerentes de loja, até porque eles têm de tomar inúmeras decisões importantes, as quais refletem diretamente nos resultados do negócio.

Além de todas estas funções, estar sempre a par das novidades é imprescindível para conseguirmos bons resultados. Afinal, não podemos ficar para trás num mercado cada vez mais competitivo.

Além de sabermos o que os concorrentes estão a oferecer, produtos que irão surgir no mercado em breve, ou que foram lançados há pouco tempo, temos também de estar informados sobre novidades tecnológicas, as quais podem ajudar bastante na rotina de trabalho, não só facilitando tarefas, como aumentando a própria produtividade.

Saídas no Mercado de Trabalho

O diretor de loja, também chamado de gerente de loja, encontra trabalho em vários estabelecimentos de comércio de varejo e atacado. Embora existam muitos estabelecimentos na área do comércio, tanto de varejo como de atacado, não encontramos vagas de emprego para gerente de loja assim com tanta frequência.

O número de vagas é limitado e a maior parte das empresas opta por colocar um funcionário que já conheça bem a empresa para esse cargo. Assim, esta profissão é (na maior parte das vezes) uma forma de progressão na carreira.

Como entrar na carreira de Diretor de Loja?

Como dissemos, o cargo de diretor de loja é normalmente ocupado por funcionários que estavam em outros postos na empresa, conseguindo alcançar esse patamar ao longo da carreira, progredindo e mostrando o seu valor como líder e gestor.

No entanto, é possível iniciar a carreira logo como gerente de loja (embora sejam casos mais incomuns). Para tal, tens de ter um bom currículo académico. Formação em Administração, Economia e Finanças é um bom ponto de partida.

Mesmo quando alcançamos o posto através de progressão na carreira, ter conhecimentos destas áreas, assim como na gestão de recursos humanos, é importante.

Onde estudar para Diretor de Loja?

Como dissemos, ter formação em Economia, Administração, Finanças e/ou Gestão de Recursos Humanos é fundamental se quisermos entrar no mercado de trabalho com toda a força. Nesse sentido, reunimos aqui alguns cursos que te podem interessar.

Portugal:

Brasil:

Se queres tornar-te um bom diretor de loja, ou gerente de loja, não deixes de procurar uma boa formação que te dê ferramentas úteis para desempenhares um bom trabalho. Nós, do Guia das Profissões, desejamos-te muito sucesso.

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top