Geógrafo

Geógrafo

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Matérias relacionadas:

Geografia Geologia História Literatura

Idiomas:

Inglês, Português

O Geógrafo estuda a interação entre sistemas espaciais distintos, sejam eles sociais, políticos, geológicos, económicos, entre outros. O profissional formado em Geografia tem como objeto de estudo a superfície da Terra, assim como os fenómenos que ocorrem nela. Além disso, ele dedica-se ao estudo da relação do Homem com o meio.

Tradicionalmente, estes profissionais ocupavam-se, em grande parte, à elaboração de mapas (cartografia), à geomorfologia e à climatologia. No entanto, nos dias de hoje, os geólogos atuam nas mais diversas áreas, como o desenvolvimento urbano e rural, políticas e planeamento ambiental, entre outros.

A ecologia é uma das áreas em maior expansão no século XXI, principalmente por chegarmos à conclusão de que mudanças urgentes têm de ser feitas, ou corremos o risco de tornar este planeta inabitável para o ser humano. Por isso, uma das áreas que os geógrafos têm dedicado muita atenção é a preservação ambiental.

Como vê, estes profissionais podem trabalhar em diversas áreas, sendo que o foco é, sempre, na interação do homem com a natureza, e vice-versa.

Se quer seguir esta profissão, então continue a ler este artigo e saiba, em detalhe, o que faz um geógrafo, quais as funções que desempenha nas diferentes áreas de atuação, quais são as saídas possíveis no mercado de trabalho, e como pode entrar nesta carreira. Confira!

O que faz um Geógrafo?

O geógrafo é o profissional que faz mapas, mas não se resume a isso! Ele também estuda questões sociais, económicas e ambientais, assim como analisa essas questões. Ele também é o responsável por desenvolver banco de dados geográficos, mas também organiza sistemas de circulação urbana e rural, desenvolve planeamento urbano.

A geografia é uma ciência tão ampla que fica difícil identificar todas as funções que este profissional desenvolve. No entanto, podemos destacar, aqui, duas áreas de estudo que podem dar uma boa indicação de todas as áreas que este profissional ocupa.

  • Geografia física – Inclui, aqui, Hidrologia, Geomorfologia, Biogeografia, Pedologia, Climatologia, Glaciologia, Geologia e Oceanografia
  • Geografia humana – Inclui, nesta área, a Geografia cultural, Política, Económica e Urbana

O principal foco dos geólogos é, sempre, estudar a relação entre o Homem e a natureza (meio). Estes profissionais levam em consideração, seja qual for a área em que trabalham, cinco fatores fundamentais: Localidade; Lugar; Regiões; Envolvimento e/ou interação humana com o meio; Movimento e / ou desenvolvimento do local.

Atualmente, com a maior preocupação com o meio ambiente, em especial com as alterações climáticas e a poluição, o geógrafo tem dedicado também o seu esforço na resolução de problemas ambientais ou, pelo menos, à minimização destes problemas.

Para poderem desenvolver o seu trabalho com qualidade, é importante que os geólogos saibam trabalhar em equipa, gostem de ler e pesquisar, e tenham habilidade para analisar informações e dados, e saber interpretá-los.

Quais as suas funções

Sabendo que a Geografia é uma ciência muito ampla, o geógrafo pode, sem dúvida, exercer diferentes e múltiplas funções. Vejamos algumas!

  • Faz o plano territorial, ambiental e regional
  • Estuda áreas rurais e urbanas
  • Faz análises políticas sobre, por exemplo, classes sociais, ou preservação de património
  • Elabora relatórios para a engenharia civil no que diz respeito aos impactos ambientais
  • Elabora mapas temáticos usando técnicas de geoprocessamento
  • Dá assessoria a órgãos públicos no que respeita à delimitação de regiões administrativas, municípios, entre outros
  • Interpreta imagens de aeronaves, satélites e radares
  • Orienta projetos de desenvolvimento local, regional ou nacional

Saídas no Mercado de Trabalho

A maior parte dos profissionais formados em Geografia em Portugal acabam por encontrar vagas no ensino básico, assim como no ensino secundário. As vagas para o ensino superior são muito poucas, e difíceis de conseguir, e é obrigatório ter uma pós-graduação.

No Brasil, o cenário é um bocadinho diferente, embora muitos geógrafos acabem por atuar como professores, tanto do ensino fundamental, como do ensino médio. Se quiser dar aulas no ensino universitário, é obrigatório concluir uma pós-graduação (mestrado ou doutorado).

Além da área do ensino, é possível trabalhar com cartografia digital, fazendo mapas com base em imagens de satélites. O geoprocessamento também é uma área em crescimento, e os profissionais são encarregues de elaborar bancos de dados geográficos, assim como a elaboração de mapas a partir de programas de computador.

Os geógrafos também podem trabalhar em empresas privadas com sensoriamento remoto (para a elaboração de mapas e levantar dados diversos). No entanto, as vagas para este cargo não são muitas.

Pode, ainda, trabalhar para:

  • Indústria Agrícola (Agroindústria) – Faz o planeamento (planejamento) agrícola para que a ação do Homem tenha o menor impacto ambiental possível.
  • Desenvolvimento Urbano e Regional – Tanto para empresas privadas, como empresas públicas, no desenvolvimento de sistemas de trânsito e transportes, por exemplo.

Como entrar na carreira de Geógrafo

Para poder exercer a profissão de geógrafo, é obrigatório o curso universitário de Geografia. Em Portugal, deve tirar a licenciatura (com duração de 3 anos) e, preferencialmente, o Mestrado (com duração de 2 anos).

No Brasil, pode tirar o bacharelado ou a licenciatura, sendo que o primeiro forma profissionais para atuarem na indústria, e o segundo forma profissionais para a área de educação. Tanto o bacharelado como a licenciatura têm duração de 5 anos.

Onde estudar Geografia

Portugal:

Brasil:

Se quer seguir a carreira de geógrafo, então não desista dos seus sonhos e lute por eles! Com toda a certeza, o seu futuro será brilhante e vai tornar-se um profissional realizado e feliz!

Partilhar Post

2 comentários em “Geógrafo”

  1. Avatar
    Ana Paula da Silva Dias

    Oi
    Boa noite, meu nome é Ana.
    Quero muito me aprofundar da área, já faço parte do curso de graduação e por ter fragmentado o curso com trancamentos e desistências em algumas disciplinas por motivos pessoais meu rendimento está bem abaixo da média. Gosto muito da geografia física , pretendo atuar no ramo que diz respeito a área ambiental ou na produção de mapas. Observo que quase não há concursos para o profissional geógrafo sem ser para licenciatura.
    Ser concursado é a melhor maneira de se estabilizar financeiramente. Para quem desejar se dedicar ao serviço público como geógrafo, quais são as áreas mais indicadas?

    1. Guia das Profissões
      Guia das Profissões

      Olá Ana Paula.

      Obrigado pelo testemunho. É sempre bom ter o feedback dos leitores.

      Quanto à dúvida… As áreas da Hidrologia, Climatologia e Oceanografia são as que, em teoria, poderão ter mais procura de organismos do setor público por estarem ligadas à gestão de recursos e das respostas às alterações climáticas, temas muito presentes nas sociedades e políticas atuais.

      Contudo, tudo depende da sorte. As oportunidades podem surgir quando e onde menos se espera.

      Desejamos-te o maior dos sucessos!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top

A tua opinião conta para nós!

Participa no Inquérito de Satisfação do Guia das Profissões e ajuda-nos a melhorar. Responde agora e ganha o e-book “Como organizar o Seu Tempo?”

mulher apontando