Manicure / Pedicure

Manicure / Pedicure

Já pensaste em ser manicure / pedicure? Esta é uma profissão com muita procura nos dias de hoje e, por isso, pode ser uma excelente oportunidade de emprego, assim como todas as profissões ligadas à beleza e ao bem-estar.

Outros nomes para esta profissão: Manicura, Pedicura

  • Modalidades: Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: 1000€ - 1500€
  • Empregabilidade: Média
  • Empregabilidade: Trabalho Solitário, Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Desenho, Literatura, Materiais e Tecnologias, Oficina de Artes
  • Idiomas: Espanhol, Inglês, Português

Os manicures e pedicures tratam da beleza e da saúde das unhas, tanto das mãos, como dos pés. Então, tanto pintam as unhas, como tratam de problemas que surgem nas mãos e pés.

Por isso, se queres seguir esta profissão, tens de aprender a usar os instrumentos necessários, como limas, alicates, espátulas, por exemplo. Além disso, tens de aprender as diferentes técnicas aplicadas no embelezamento e no tratamento das unhas dos pés e das mãos.

A higiene é muito importante na rotina de trabalho. Como manicure e pedicure, vais ter de seguir vários critérios de higiene para te protegeres, e para manteres a segurança dos teus clientes. Muitas pessoas contraem doenças por falta de higiene em manicures e pedicures. Por isso, tens de esterilizar todos os instrumentos.

Queres saber mais sobre esta profissão? Então continua aqui connosco! Vamos dizer-te tudo o que precisas saber!

O que faz um Manicure / Pedicure?

O manicure / pedicure arranja mãos e pés. Embora arranjar as unhas ocupe a maior parte do tempo, também podes tratar das mãos e pés no geral, como fazer massagens, por exemplo.

Enquanto profissional desta área da beleza, vais identificar o estado de saúde da pele das mãos e dos pés, e também das cutículas. Depois usas os produtos que mais se adequam ao cliente em particular. Em casos mais complexos, podes recomendar um médico, ou um tratamento específico.

Para teres uma ideia clara de como é a rotina de trabalho, dá uma vista de olhos às várias tarefas que tens pela frente:

  • Cortar unhas de pés e mãos
  • Cuidar de cutículas
  • Limar e polir as unhas
  • Pintar as unhas
  • Aplicar fortalecedores de unhas
  • Esfoliar e hidratar cutículas, mãos e pés
  • Aplicar unhas de gel
  • Aplicar unhas postiças
  • Fazer nail art (desenhos e artes nas unhas)

É importante que tenhas um gosto por estética e beleza, e que tenhas habilidade com trabalhos manuais. Por exemplo, se quiseres trabalhar com nail art, o talento para o desenho é uma mais-valia.

Além disso, tens de ser uma pessoa organizada, para teres a tua bancada de trabalho sempre em ordem.

Quando os instrumentos estão sempre no sítio certo, e todos os materiais bem organizados, é mais fácil e rápido fazeres o teu trabalho. E, como sabes, a rapidez é fundamental para teres clientes felizes e satisfeitos.

Quais as suas funções

O manicure / pedicure tem como função principal arranjar mãos e pés. Corta e pinta as unhas, trata da pele e cutículas, massageia as mãos e pés, entre tantas outras coisas.

Sendo assim, o objetivo destes profissionais é cuidar da estética das mãos e pés, mas também da sua saúde.

No dia a dia, ele desempenha várias funções, como, por exemplo:

  • Cortas unhas
  • Polir unhas
  • Esterelizar instrumentos, como alicates, por exemplo
  • Aplicar cremes para hidratar a pele
  • Esfoliar mãos e pés
  • Retirar cutículas
  • Aplicar unhas postiças e de gel
  • Fazer nail art

Além destas funções, as manicures/pedicures precisam conhecer vários produtos e estar a par de todas as tendências. Não podem correr o risco de chegar um cliente e pedir um serviço que não conheçam.

Além disso, é importante fazerem massagens nos pés e mãos que aliviem tensões e stress. Para isso, é fundamental conhecer a anatomia dos pés e mãos.

Saídas no Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho na área da estética é muito favorável, mas competitivo. Da mesma forma que existem muitas vagas, existem muitos profissionais. Por isso, se queres vencer nesta área, é importante desenvolveres as tuas competências e técnicas de trabalho.

Podes trabalhar em diversos estabelecimentos, como, por exemplo, salões de beleza, clínicas de estética e cabeleireiros. No entanto, também podes trabalhar por conta própria. Podes montar o teu próprio estabelecimento, arranjar as mãos e pés em casa, ou fazer serviço ao domicílio.

A boa notícia é que o desemprego é quase inexistente! Dentro da área da estética, os manicures e pedicures são os profissionais que mais têm diminuído em número. A ideia que se trata de um trabalho pouco digno fez com que houvesse menos pessoas a quererem seguir esta profissão.

Por isso, é uma excelente oportunidade para investires na tua formação e seguires uma profissão de futuro!

Como entrar na carreira de Manicure / Pedicure

Para seres uma manicure / pedicure de qualidade, é importante tirares um curso profissional na área. Existem várias escolas que oferecem formação certificada. Alguns cursos exigem apenas o 9º ano, outros precisas ter o 12º ano completo.

Embora o curso não seja obrigatório para poderes exercer estas funções, é um fator determinante na hora de seres contratado. Por exemplo, se trabalhares em casa, não precisas do curso. Mas se quiseres trabalhar em salões de beceza ou centros de estética, eles vão exigir o certificado.

Além disso, os conhecimentos que tu vais adquirir no curso são muito importantes para o teu dia a dia como manicure / pedicure. Vais aprender todas as técnicas, vais descobrir os melhores produtos, e aprender as regras de higiene.

Onde estudar para Manicure / Pedicure

Portugal:

Brasil:

Ficaste interessado em seguir a profissão de manicure / pedicure? Então, não percas mais tempo e encontra o melhor curso perto de ti!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima