Designer de Publicidade

designer de publicidade

Resumo da profissão

Modalidades:

Teletrabalho, Presencial

Matérias relacionadas:

Desenho Geometria Descritiva História da Cultura e das Artes Multimédia Oficina de Artes Psicologia Sociologia

Idiomas:

Inglês, Português

O designer de publicidade, ou designer de anúncios, é o responsável por planear, desenvolver e produzir os anúncios de publicidade, tanto para a internet como para publicações em papel.

Esta é uma das profissões mais bem pagas atualmente e tem muita procura por parte das empresas, até porque uma boa publicidade é capaz de transformar um simples produto num top de vendas.

Se és uma pessoa criativa e se gostas de desenho, então esta pode ser uma profissão bastante interessante para ti.

Neste artigo, vamos mostrar-te o que faz um designer de publicidade, as funções que tem no dia a dia de trabalho, as saídas profissionais, assim como outras informações úteis para entrares nesta carreira com o pé direito.

Vamos?

O que faz um Designer de Publicidade?

O designer de publicidade, também chamado de designer de anúncios, cria e desenvolve os recursos visuais e as imagens que são usadas na publicidade. É ele que cria as fotografias, ilustrações, animações, ilustrações, entre outros.

O trabalho é desenvolvido com o cliente, o qual acompanha todo o processo e orienta também o próprio designer.

O designer de anúncios tem de fazer uma pesquisa de mercado antes de elaborar qualquer trabalho, pois é a partir dessa pesquisa que conseguimos reunir informações demográficas, sociais, culturais, entre outras. Desta forma, vamos dirigir as nossas criações ao público-alvo para atendermos aos seus padrões.

Antes de termos o design final para a publicidade ou anúncio, realizamos vários esboços e designs e apresentamo-los ao cliente, para que ele consiga definir o rumo que quer seguir até conseguirmos uma aprovação.

Vê também a profissão de Produtor Publicitário

Quais as suas funções

A principal função do designer de publicidade é criar anúncios e peças publicitárias que consigam cativar a atenção do público. Para isso, é preciso que essas peças se destaquem de todas as outras.

O mundo publicitário está cada vez mais exigente. Somos invadidos com publicidade na televisão, rádio, internet, nas ruas… Da mesma forma que o público tem mais dificuldade em “fugir” aos anúncios, também quem faz as publicidades enfrenta o desafio de se destacar de todas as outras.

Nesse sentido, ter uma boa formação em Design de Publicidade é indispensável. Quem quer seguir esta profissão, não só deve entender de design, como deve ter conhecimentos profundos de publicidade.

Se quiseres seguir esta carreira, então deves ser uma pessoa altamente criativa, com conhecimentos de publicidade, assim como deves ter capacidade para aliar a criatividade à tecnologia.

Conhece ainda a profissão de Agente Publicitário

Saídas no Mercado de Trabalho

A carreira na área da publicidade está em alta e as empresas têm apostado, cada vez mais, em profissionais qualificados para desenvolverem os seus anúncios.

O mercado está muito exigente e a concorrência é muito forte (ainda mais num mercado globalizado). Por isso, ter peças publicitárias que se destaquem e captem a atenção das pessoas é indispensável.

Nesse sentido, o designer de publicidade é um dos profissionais mais procurados (e um dos mais bem pagos também). Se quiseres seguir esta profissão, poderás encontrar trabalho em agências de publicidade e em todo o tipo de empresas. Poderás integrar equipas de:

  • Direção de arte
  • Direção de criação
  • Gestão de estratégia de publicidade e comunicação

Podes também seguir uma carreira como profissional autónomo, fazendo trabalhos esporádicos para empresas que não tenham um departamento de publicidade, criação e arte.

Se optares por fazer estes trabalhos freelancers, tens de saber publicitar os teus serviços e tens de fazer uma boa gestão do teu dinheiro.

Embora seja um trabalho muito requisitado, vais ter meses a ganhar muito dinheiro, mas vais ter meses que não ganhas assim tanto. Sendo assim, terás de fazer uma boa gestão do que ganhas, para que os meses bons compensem aqueles meses com menos trabalho.

Se ainda não sabes se esta é a profissão certa para ti, então experimenta os nossos Testes Vocacionais e o nosso Simulador!

Como entrar na carreira de Designer de Publicidade?

Se queres seguir a profissão de designer de publicidade, deves fazer o curso de publicidade, design gráfico, artes visuais, ou cursos relacionados. O mestrado em design de publicidade, ou um mestrado em design & publicidade, são também um diferencial para quem quer seguir esta carreira.

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente e, por isso, ter uma boa formação é indispensável para conseguirmos uma boa colocação.

Onde estudar Design de Publicidade?

Como dissemos, para seguires a profissão de designer de publicidade, deves fazer um curso de design gráfico, publicidade, artes visuais, ou outros cursos similares. Os mestrados em design de publicidade e em design e publicidade também são muito importantes para quem quer entrar no mercado de trabalho com o pé direito.

Por isso, reunimos aqui alguns cursos que te podem interessar.

Portugal:

Brasil:

Se o teu sonho é trabalhar com publicidade e aliar esse trabalho às artes visuais e ao design, a profissão de designer de publicidade, ou designer de anúncios, é perfeita para ti. Investe na tua formação, pois vai fazer toda a diferença no teu futuro profissional. Nós, do Guia das Profissões, desejamos-te muito sucesso.

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top