Professor de Materiais e Tecnologias

Professor de Materiais e Tecnologias

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Ordenado Médio Mensal:

1500€ - 2000€

Empregabilidade:

Média

Disciplinas do secundario:

Desenho Geometria Descritiva História da Cultura e das Artes Materiais e Tecnologias Multimédia Oficina de Artes

Idiomas:

Inglês, Português

O Professor de Materiais e Tecnologias dá aulas aos alunos do curso de Artes Visuais no 12º ano sobre as diferentes classes de materiais e a tecnologia desses materiais. É uma disciplina muito importante para quem segue a área das Artes, até porque o uso correto dos materiais e das tecnologias é essencial para fazermos um bom trabalho.

Embora seja muito importante, é ainda uma disciplina opcional para os alunos, os quais deverão escolher este Materiais e Tecnologias, Oficina de Artes e Oficina Multimédia.

É certo que todas estas disciplinas têm importância na vida dos alunos deste curso, mas não podemos negar que a de Materiais e Tecnologias se mostra fundamental para quem quer seguir Design de Produto, por exemplo.

Se gostas desta área e tens vocação para dar aulas, então estás no sítio certo. Aqui vamos mostrar-te tudo o que precisas saber para seguir a profissão de Professor de Materiais e Tecnologias.

Vamos?

O que faz um Professor de Materiais e Tecnologias?

O Professor de Materiais e Tecnologias dá aulas a alunos do curso de Artes Visuais que escolham esta disciplina no 12º ano. Sem dúvida, esta é de grande importância no desenvolvimento de produtos. Saber escolher os materiais, assim como selecionar os melhores processos de fabrico, é essencial para termos um bom produto final.

Como este processo é complexo, os Professores desta disciplina apenas apresentam conhecimentos globais das tecnologias e materiais, mas os quais devem ser adaptados a projetos reais e pedagógicos.

Ao longo do ano, os alunos devem também fazer um trabalho experimental, onde relevam os conhecimentos adquiridos na disciplina, mas também como um meio de desenvolver competências próprias.

É vantajoso que as atividades feitas nas aulas de Materiais e Tecnologias sejam articuladas com outras matérias de Artes Visuais, como, por exemplo:

  • Desenho
  • Geometria Descritiva
  • História da Cultura e das Artes

Quais as suas funções

A função do Professor de Materiais e Tecnologias é dar a conhecer os princípios dos materiais e tecnologias inerentes a eles. Assim, este Professor apresenta os materiais e tecnologias que são incluídos nos processos de design.

Ao longo do ano, ele também estimula os alunos a realizares trabalho de investigação e pesquisa, tão importante para quem quer seguir os estudos universitários, mas também essencial no mercado de trabalho.

É também função do Professor de Materiais e Tecnologias estimular os alunos para a reciclagem de materiais. Sem dúvida, estamos num momento muito importante para o planeta e devemos fazer tudo o que está ao nosso alcance para garantir a nossa sobrevivência. Uma das ações de preservação da natureza passa pela reciclagem.

Nas aulas são abordados vários temas, entre os quais podemos destacar aqui, por exemplo:

  • Objetivos da disciplina, assim como a metodologia usada
  • Classes de materiais (metais, cerâmicas, compósitos e polímeros) e processos de produção (fundição, conformação, corte, ligação)
  • Tecnologias dos materiais metálicos (ligas ferrosas, ligas não ferrosas, processos de transformação)
  • Tecnologias dos materiais cerâmicos (cerâmicas naturais, técnicas e domésticas, vidros, processos de transformação)
  • Materiais poliméricos e suas tecnologias (termoplásticos, elastómeros e termoendurecíveis, processos de transformação)
  • Materiais compósitos e suas tecnologias (compósitos naturais, reforçados com fibra e reforçados com partículas, processos de transformação)

Saídas no Mercado de Trabalho

O Professor de Materiais e Tecnologias pode trabalhar em escolas secundárias públicas e privadas. As ofertas de trabalho não são muitas, até porque esta é uma disciplina opcional e a maior parte dos alunos opta por estudar Oficina das Artes ou Multimédia.

Sendo assim, as oportunidades de trabalho como Professor desta disciplina não são muitas. No entanto, como tens de ter o mestrado em ensino de Artes Visuais, também podes concorrer a Professor de outras disciplinas da área, como História da Cultura e das Artes, Desenho, Educação Visual, entre outras.

Podes também dar aulas no ensino artístico especializado, como Professor de:

  • Projeto e tecnologias
  • Teoria do design
  • Gestão das artes
  • Oficina de projetos de construção
  • História e cultura das artes
  • Oficina de produtos multimédia

Como entrar na carreira de Professor de Materiais e Tecnologias?

Se queres seguir a profissão de Professor de Materiais e tecnologias, então vais ter de fazer o mestrado em ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário.

Com esta formação, e como dissemos anteriormente, vais estar apto a candidatar-te a dar aulas ao grupo de recrutamento 600. Ou seja, vais poder dar aulas de:

  • Desenho
  • Educação Visual
  • Oficina Multimédia
  • Oficina das Artes
  • História e Cultura das Artes
  • Geometria Descritiva
  • Materiais e Tecnologias

Se, no futuro, quiseres ser professor universitário, tens de investir mais um pouco na tua formação e fazer o doutoramento na área das Artes Visuais. Vale lembrar que só os melhores alunos conseguem uma vaga na universidade. Por isso, é muito importante que te destaques enquanto estiveres a fazer o teu doutoramento.

Onde estudar para Professor de Materiais e Tecnologias?

Portugal:

Adoravas ser Professor de Materiais e Tecnologias? Sentes que podes fazer a diferença na vida dos jovens que estão a estudar Artes Visuais? Então não desanimes e investe na tua formação. Nós desejamos que tenhas um futuro brilhante. Sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top