Dialoguista

Dialoguista

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Teletrabalho, Presencial, Ar Livre

Matérias relacionadas:

História História da Cultura e das Artes Literatura Psicologia Sociologia

Idiomas:

Inglês, Português

O dialoguista é o profissional que cria diálogos coloquiais, ou com regionalismos. É muito comum que se contrate este profissional quando a história que estamos a desenvolver envolva gírias ou vocabulário específico.

Este é um profissional que trabalha em produções artísticas, tanto no cinema, como na televisão ou teatro. Embora seja pouco conhecida, esta profissão ocupa um papel central na qualidade de uma produção.

Se gostas de escrever e adoras filmes e peças de teatro, esta pode ser a oportunidade de transformares o teu hobby em carreira. Não é maravilhoso poderes trabalhar com aquilo que adoras fazer nos teus tempos livres?

Neste artigo, vamos mostrar-te tudo o que precisas saber sobre esta carreira. Vais descobrir, por exemplo, o que faz um dialoguista, as funções que tem no seu dia a dia de trabalho, as saídas profissionais, entre outras informações importantes.

Vens connosco?

O que faz um Dialoguista?

O dialoguista cria diálogos coloquiais e regionalismos em produções artísticas, como filmes e peças de teatro, por exemplo. Quando existem diálogos que envolvem vocabulário muito específico, é comum que se chame este profissional.

Por exemplo, os filmes policiais envolvem termos relacionados com a atividade, assim como gírias que são usadas nesse “submundo”.

Sendo assim, o dialoguista é o especialista em transformar o diálogo, de forma que este se coadune com a realidade das personagens. O uso do vocabulário específico traz veracidade à história e, por isso, o dialoguista mostra-se essencial para assegurar a qualidade de uma produção.

Este profissional trabalha no roteiro e, por isso, tem de esperar que o guião esteja concluído para começar a editá-lo.

Em alguns casos, o roteirista desempenha a função do dialoguista. No entanto, quanto estamos perante algumas cenas muito particulares, a contratação de dialoguistas mostra-se indispensável, principalmente se quisermos manter a qualidade.

Quais as suas funções

O dialoguista tem como principal função adequar os diálogos para a realidade das personagens. Ou seja, é ele que cria diálogos com regionalismos, gírias, jargões e expressões características de uma atividade/realidade.

Quando falamos de uma personagem que tem um tipo físico específico, ou tem uma atividade na qual se usam vários jargões e expressões típicas, é comum que se chame um dialoguista. Neste caso, ele vai trabalhar depois que o roteiro (guião) está concluído.

O roteirista cria todos os diálogos, assim como todos os elementos da ação. Só então passa para o especialista em diálogos coloquiais e regionalismos, para que este possa ajustar os diálogos à realidade da personagem.

Saídas no Mercado de Trabalho

O dialoguista trabalha em cinema, teatro, entre outras produções que necessitem da criação de diálogos com vocabulário muito específico, como o caso de séries de medicina, por exemplo, que exigem que se use termos médicos e gírias usadas no seio da atividade.

Embora sejam determinantes para a qualidade de uma produção, as ofertas de emprego não são muitas. A verdade é que existem poucas produções nacionais, o que se traduz em poucas vagas de trabalho.

Além disso, as produções que se fazem em Portugal, na sua maioria, são de baixo orçamento. Ora, na maior parte das vezes, é o próprio roteirista que acaba por desenvolver as funções do dialoguista.

No Brasil, embora se invista um pouco mais em produções cinematográficas, não existem assim tantas vagas de trabalho quanto aquelas que gostaríamos.

Além de existirem mais profissionais à procura de emprego na área, as produções costumam ter pouco orçamento, o que faz com que o próprio roteirista assuma o papel dos dialoguistas (como acontece em Portugal).

Como entrar na carreira de Dialoguista?

Para seguires a profissão de dialoguista, deves, antes de mais nada, ter habilidades de escrita. Sem dúvida, para que se consigam desenvolver bons diálogos, é imprescindível sabermos escrever bem.

Além disso, é importante estarmos familiarizados com o desenvolvimento de roteiros e, principalmente, com diálogos.

Como esta profissão requer diálogos muito específicos, é necessário que o profissional se dedique ao estudo do vocabulário de áreas / atividades específicas.

É possível que te especializes numa ou outra atividade, como a medicina ou polícia, por exemplo. Assim, consegues dominar esses diálogos e o resultado do teu trabalho será melhor. No entanto, essa especialização dá-se pelo convívio no meio.

Portanto, se a tua ideia é trabalhares em filmes policiais, por exemplo, podes pedir para passar algum tempo numa esquadra de polícia, ou acompanhar alguns profissionais por uns meses.

Onde estudar para Dialoguista?

Não existe um curso para quem se quer tornar dialoguista. De facto, o mais importante é dominar as gírias, jargões e expressões, além de saber escrever, como é lógico.

Sendo que as vagas de trabalho não são muitas, o ideal é que tenhas uma formação em roteiro ou literatura, a qual te permite alargar horizontes e conseguir alguns trabalhos também como roteirista ou argumentista, por exemplo.

Aqui, deixamos-te alguns cursos que te podem interessar. Ora dá uma vista de olhos!

Portugal:

Brasil:

Internacionais (online):

Se o teu sonho é seres um dialoguista de sucesso, então luta pelo que desejas. Não desanimes, mesmo quando tudo parecer impossível. Lembra-te que o teu futuro só depende de ti mesmo e deves fazer de tudo para concretizares os teus sonhos. Nós, do Guia das Profissões, desejamos-te muito sucesso.

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top