Analista de Inteligência Comercial

Analista de Inteligência Comercial

O analista de inteligência comercial, ou analista de inteligência de mercado, é a pessoa que analisa os negócios de uma empresa, os indicadores comerciais e as projeções de vendas. O foco está na fase de pré-vendas, na qual ele avalia os concorrentes de mercado, as tendências e ajuda a traçar estratégias de vendas.

Outros nomes para esta profissão: Analista de Inteligência de Mercado

  • Modalidades: Teletrabalho, Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: 1000€ - 1500€
  • Empregabilidade: Média
  • Empregabilidade: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Economia, Matemática, Materiais e Tecnologias, Sociologia
  • Idiomas: Inglês, Português

Ele é um dos profissionais dentro da área comercial, mas não menos importante do que todos os outros. Podemos dizer que ele fornece as informações necessárias para que os gestores decidam de forma correta.

O analista de inteligência de mercado não é um vendedor, mas tem de estar a par de todo o processo de vendas e lida com os resultados da empresa.

Se tens espírito crítico e analítico, se gostas de números e adoras a área dos negócios, então esta pode ser uma profissão boa para ti. Não só encaixa no teu perfil, como também te dá muitas oportunidades no mercado de trabalho!

Queres saber mais? Então vem connosco! Vamos mostrar-te tudo o que precisas saber!

O que faz um Analista de Inteligência Comercial?

O analista de inteligência comercial reúne dados importantes para gerentes e gestores tomarem as melhores decisões estratégicas para a empresa. É o analista de inteligência de mercado que sugere, por exemplo, listas de leads.

Ele faz a análise da concorrência e de todo o setor em que a empresa está inserida no mercado de trabalho. Além disso, também faz a análise de tendências. Nos últimos anos, com a expansão do mercado online, os analistas de inteligência comercial também fazem análises de dados de redes sociais, que se mostram determinantes para o sucesso de um negócio nos dias de hoje.

Sendo assim, o analista tem uma visão do mercado muito ampla, incluindo os clientes, a concorrência, a economia em geral, e até o crescimento potencial da empresa. Para chegar a esta visão, o analista recolhe vários tipos de dados, desde registos de vendas até dados macroeconómicos.

Com estas análises, a empresa consegue fazer projeções mais realistas e as decisões tomadas têm mais garantias de sucesso. Então, podemos dizer que o analista de inteligência comercial ajuda a organização a definir metas internas.

Como falamos de uma infinidade de dados, em empresas grandes, este é um trabalho a ser levado a cabo por vários profissionais. O uso de ferramentas estatísticas também ajuda a processar todos os dados recolhidos, e existem também tecnologias complexas que ajudam na análise e manipulação dos dados recolhidos.

Quais as suas funções

O analista de inteligência comercial tem várias funções, mas a principal é fazer uma análise vasta do mercado para ajudar a gerência da empresa a tomar decisões acertadas e a fazer projeções mais realistas e sólidas.

Para poderem chegar a essas informações, os analistas de inteligência de mercado fazem várias tarefas, como, por exemplo:

  • Analisar os concorrentes
  • Fazer pesquisas de mercado para perceber os comportamentos dos consumidores
  • Analisar cenários microeconómicos
  • Analisar cenários macroeconómicos
  • Treinar os colaboradores da empresa no que diz respeito a ofertas de concorrentes, preços, entre outras informações importantes
  • Fazer análise das finanças e do marketing
  • Analisar preços e técnicas de vendas
  • Descobrir oportunidades de negócio a partir de dados do mercado e concorrentes
  • Analisar dados de pesquisas
  • Analisar dados de clientes
  • Fazer projeções do mercado

Saídas no Mercado de Trabalho

O mundo dos negócios está cada vez mais feroz. A globalização veio trazer concorrentes de todo o mundo, mas também mais e mais clientes, de vários pontos do globo. Sendo assim, é preciso ter uma visão do mercado globalizado.

A maior parte das empresas não tem ainda experiência para conseguir perceber estes novos trâmites do mercado, ainda mais quando à globalização se une a internet e as mídias sociais.

É nesse sentido que se faz urgente o analista de inteligência comercial. Ele é a pessoa mais capaz para fazer análises de mercado realistas, mas com uma visão ampla.

Então, se queres seguir uma carreira com boas oportunidades de trabalho, com possibilidade de crescimento, esta é, sem dúvida, a profissão que tanto procuravas!

Podes trabalhar em qualquer tipo de empresa que tenha um departamento de vendas, pois o foco da análise é melhorar os resultados das vendas.

Empresas de médio e grande porte contratam mais analistas de inteligência de mercado para os seus quadros. No entanto, também podes atuar como freelancer, porque muitas micro e pequenas empresas contratam estes serviços de tempos em tempos.

Como entrar na carreira de Analista de Inteligência Comercial?

O analista de inteligência comercial não é um colaborador como outro qualquer. Ele tem de ter conhecimentos que lhe permitem fazer análises corretas do mercado para ajudarem, de facto, os gestores e gerentes.

Sendo assim, se quiseres entrar nesta carreira, é importante teres um curso na área das vendas, mas um que te dê uma visão ampla do mercado.

Como o mercado muda sempre, e as empresas já perceberam que precisam de trabalhadores qualificados que as ajudem a estar sempre na vanguarda, já são várias as instituições de ensino que oferecem cursos para formar colaboradores capazes na área das vendas.

Ora vê agora onde podes encontrar um curso que se encaixe na perfeição àquilo que tu procuras!

Onde estudar para Analista de Inteligência Comercial?

Portugal:

Brasil:

Estás decidido a seguir a profissão de analista de inteligência comercial? Então não deixes de lutar pelos teus sonhos e investe na tua formação! Com toda a certeza vais encontrar grandes oportunidades ao longo da tua vida!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima