Gestor de Resíduos

Gestor de Resíduos

O gestor de resíduos é um trabalhador relativamente recente, o qual surgiu da necessidade de as empresas cumprirem com a regulamentação ambiental. As preocupações ambientais estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia, e ninguém pode ignorar que as mudanças climáticas e a poluição são um problema que pode afetar a todos.

Outros nomes para esta profissão:

  • Modalidades: Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: 1500€ - 2000€
  • Empregabilidade: Alta
  • Empregabilidade: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Biologia, Geologia, Materiais e Tecnologias, Química
  • Idiomas: Inglês, Português

A sustentabilidade do planeta entrou para o discurso político há algum tempo, e desde então que se têm elaborado regulamentações para as empresas. Para que as empresas estejam em ordem com essas regulamentações, é importante elas terem alguém capaz de implementar processos de gestão de resíduos.

Como podes perceber, esta é uma profissão que oferece grandes oportunidades e é já considerada uma das melhores carreiras do futuro. Com toda a certeza, a questão ambiental vai tornar-se cada vez mais importante e central. Por essa razão, o gestor de resíduos vai ser uma peça essencial em qualquer empresa.

Se os problemas ambientais são para ti uma preocupação, então esta pode ser uma boa oportunidade de carreira para ti! Neste artigo vamos mostrar-te tudo o que precisas saber sobre esta profissão.

Vem connosco!

O que faz um Gestor de Resíduos?

O gestor de resíduos é a pessoa que garante a sustentabilidade ambiental, mas também mantém as comunidades limpas e seguras. Ele supervisiona e coordena todas as atividades relacionadas com o tratamento dos resíduos.

É ele que garante a correta e eficaz eliminação e recolha do lixo, assim como a reciclagem de todos os resíduos.

Se seguires esta profissão, vais ficar encarregado de fazer a supervisão do trabalho dos recolectores de lixo, por exemplo. Além disso, vais ter de implementar estratégias de recolha, reciclagem e eliminação do lixo, sempre tendo como base as regras definidas ao nível nacional e municipal.

Este é um trabalho cujos resultados só podem ser vistos, de facto, a médio e longo prazo. No entanto, no curto prazo, os gestores de resíduos têm como objetivo cumprir as metas definidas pelos órgãos estatais.

Sem dúvida, esta profissão é bem mais do que um trabalho, é uma verdadeira missão. O trabalho dos gestores de resíduos tem uma influência direta na preservação do meio ambiente e na melhora do planeta terra.

Se sentes esta vontade de salvar o planeta, de fazer a diferença neste mundo, então esta pode ser a profissão certa para ti!

Continua a ler este artigo e descobre mais sobre esta carreira!

Quais as suas funções

O gestor de resíduos tem várias funções, entre as quais:

  • Desenvolver e implementar estratégias de eliminação de resíduos segura ecologicamente
  • Gerir orçamentos para a eliminação segura e ecológica dos resíduos
  • Supervisionar as ações de eliminação, recolha e reciclagem dos resíduos e garantir que todas as atividades são feitas em conformidades com as normas

Enquanto gestor de resíduos, também podes trabalhar com fiscais ambientais na investigação de casos suspeitos de infringir as normas de eliminação de resíduos.

Normalmente, o trabalho tem horários diurnos, os chamados das “nove às cinco”, mas também podes ter de trabalhar aos fins-de-semana, quando algum projeto tem de ser terminado, por exemplo.

É possível que tenhas de fazer algumas viagens curtas, ou para fazer inspeções, ou para reuniões com outras organizações que possam ser úteis.

Saídas no Mercado de Trabalho

Os problemas ambientais são, sem dúvida, o tema de ordem atualmente. É certo que as mudanças climáticas estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia e os governos têm elaborado várias políticas para reverter esta situação.

Por isso, as vagas de trabalho para este cargo são cada vez maiores. Além de teres boas oportunidades de carreira, os salários também são bons.

A maior parte das ofertas de emprego é para agências de gestão de resíduos que estão sob a alçada da administração local. No entanto, também existem vagas para o setor comercial e para empresas de gestão de resíduos privadas.

Como entrar na carreira de Gestor de Resíduos?

Para entrares na carreira de gestor de resíduos precisas ter uma formação em gestão ambiental e de resíduos. Para conseguires o teu primeiro emprego, é bom teres no teu currículo ações de voluntariado na área da ecologia.

Normalmente as empresas oferecem ações de formação para estes trabalhadores. No entanto, é sempre bom teres cursos práticos na área. É importante teres formações contínuas, até porque esta é uma área que está sempre a evoluir.

Se quiseres subir na carreira, para liderar uma equipa, ou para te tornares diretor de gestão de resíduos, é muito importante teres estas formações de reciclagem de conhecimentos.

Onde estudar Gestão de Resíduos?

Portugal:                

Brasil:

A área da gestão ambiental é muito importante para a sociedade como um todo, incluindo a gestão de resíduos. A poluição é um problema que tem de ser combatido rapidamente e o gestor de resíduos é uma das personagens principais nesta peça.

Se queres fazer parte da mudança, e para melhor, esta poder ser uma boa oportunidade de carreira. Não só tens boas ofertas de trabalho, com boas condições e bom salário, como também vais fazer parte de um projeto maior de sustentabilidade do planeta.

Investe na tua formação, tira o teu curso, e vai à luta! Com toda a certeza vais construir uma belíssima carreira, e de muito sucesso!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima