Diretor de Arte

Diretor de Arte

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Teletrabalho, Presencial, Ar Livre

Matérias relacionadas:

Desenho História da Cultura e das Artes Materiais e Tecnologias Multimédia Oficina de Artes

Idiomas:

Inglês, Português

O diretor de arte, também chamado de editor de arte, é a pessoa que faz a gestão de toda a atividade de design de um qualquer produto audiovisual, assim como trabalha na conceção artística do mesmo. Pode trabalhar em publicidade, cinema, internet, entre tantos outros universos envolvendo o audiovisual. 

Ele é um dos profissionais que contribui para criar o ambiente mágico das produções audiovisuais. Pensemos, por exemplo, em filmes como o Senhor dos Anéis ou Harry Potter. Todos os ambientes foram criados pelo diretor de arte e, sem eles, a magia do cinema perder-se-ia completamente. 

Portanto, conseguimos perceber que este profissional é de grande importância e é indispensável para que o resultado de qualquer produção audiovisual seja perfeito. 

Se gostas de arte, principalmente no que diz respeito às produções audiovisuais, então esta profissão pode ser tudo aquilo que procuravas. Neste artigo vamos mostrar-te tudo o que precisas saber para entrar nesta carreira com o pé direito. 

Vens connosco?

O que faz um Diretor de Arte?

O diretor de arte é o profissional que trabalha o design de um qualquer produto audiovisual, assim como é responsável pela sua conceção artística. Sendo assim, pode desempenhar funções em várias áreas, como, por exemplo, publicidade, cinema, televisão, internet, videojogos, ou design editorial. 

Este profissional desenvolve toda a conceção visual de um qualquer produto audiovisual, como, por exemplo, novelas, filmes, anúncios de publicidade, vídeos para a internet, jogos, entre outros. 

O dia a dia pode ser muito diferente de acordo com as áreas de atuação dos diretores de arte. É diferente o trabalho na produção de um filme e na produção de um anúncio de publicidade, por exemplo. 

No entanto, podemos dizer que o diretor de arte é quase como um maestro visual. Isto porque ele tem de coordenar todos os elementos visuais, fazendo com que o resultado seja harmonioso. 

O trabalho deste profissional está presente em todas as etapas de produção, desde a pré-produção até à produção e pós-produção, ou seja, antes mesmo das filmagens começarem e durante todo o processo de filmagens, assim como depois de as filmagens terem terminado. 

Para sabermos melhor como é o trabalho do diretor de arte, vamos ver quais as suas funções dependendo da área de atuação. 

Quais as suas funções

O diretor de arte tem funções distintas, dependendo da área em que trabalha. Este profissional pode atuar em quatro áreas diferentes: 

  • Espetáculos – Teatro, Música, entre outros eventos
  • Produção Audiovisual – Televisão, Internet (vídeos), Cinema
  • Design de Jogos
  • Publicidade

 Para que tu possas perceber exatamente no que consiste o trabalho, vamos ver em detalhe as funções de um diretor de arte para cada uma destas áreas de atuação. 

Funções do Diretor de Arte na Produção Audiovisual

O diretor de arte na produção audiovisual pode trabalhar com filmes (longa, média e curta metragem), séries, novelas, sitcoms, programas para crianças, de humor, de entretenimento, anúncios de publicidade (comerciais), vídeos, assim como programas para a internet. 

Este profissional tem de criar o ambiente para o vídeo, tendo em conta a harmonia com o roteiro. É importante trabalhar de perto com o realizador (diretor), pois é ele que dá as orientações para que o resultado seja aquele que esperamos. 

Funções do Diretor de Arte nos Espetáculos e Eventos

O diretor de arte pode trabalhar em teatro, espetáculos e festivais de música, assim como outros eventos culturais. 

Neste caso, vais ter de construir todo o visual do espetáculo e, por isso, trabalhas diretamente com a direção do espetáculo, assim como com cenógrafos, figurinistas, maquilhadores, entre outros. 

Funções do Diretor de Arte em Publicidade

Se quiseres trabalhar em publicidade, vais atuar diretamente com a criação. Vais ter de criar o conceito, assim como o visual de todos os anúncios de publicidade, sejam eles para jornais, televisão, internet, entre outros meios de comunicação. 

Neste caso, vais trabalhar muito com o redator publicitário. Podemos dizer que são a dupla de criação. Os dois fazem com que os objetivos da empresa sejam possíveis de alcançar, com o conjunto de texto e imagens. 

Funções do Diretor de Arte em Design de Jogos

Se és um apaixonado pelo universo dos jogos, ou games, podes também trabalhar como diretor de arte. Vais desenvolver jogos para diferentes plataformas, como consolas e até internet. 

Ao trabalhares nesta área, vais ser responsável por criar o visual do jogo, criar e supervisionar as artes conceituais e o design do jogo. 

No mundo dos jogos, o diretor de arte também é chamado de Lead Artist. Vais trabalhar diretamente com o Designer de Jogos e com o Programador. 

Saídas no Mercado de Trabalho

O diretor de arte pode trabalhar em diferentes áreas no mercado de trabalho. Por isso, as oportunidades de trabalho são muitas. A internet tem vindo a expandir horizontes e, para os diretores de arte, é uma hipótese que não pode ser descurada. 

YouTubers, anúncios de publicidade online, campanhas online, são apenas alguns exemplos de oportunidades de trabalho para os diretores de arte que querem apostar neste novo mundo que é o mercado digital. 

Como dissemos já ao longo deste artigo, também podes trabalhar em: 

  • Televisão
  • Cinema
  • Espetáculos e eventos
  • Teatro
  • Indústria de Jogos
  • Empresas de publicidade

Como entrar na carreira de Diretor de Arte?

Se estás decidido a seguir a carreira de diretor de arte, então tens de pensar em qual área de atuação queres apostar. Por exemplo, se quiseres seguir o mundo dos jogos, tens de ter um curso em Design de Jogos, mas se preferires a produção audiovisual, aconselhamos-te a ter o curso de Cinema ou Produção Audiovisual. 

É importante teres definido já o mercado em que queres apostar, até porque as formações são diferentes. Independentemente disso, lembra-te de sempre dares o teu melhor ao longo da licenciatura ou mestrado. 

Vais conhecer pessoas que te podem “dar a mão” e ajudar nos primeiros passos no mercado de trabalho. Por isso, dedica-te com todas as tuas forças. Foca-te porque o teu sucesso pode mesmo depender disso. 

Onde estudar para Diretor de Arte?

Portugal: 

Brasil:

Queres seguir a carreira de diretor de arte? Ficaste entusiasmado para seguir esta profissão? Então está na hora de meter “mãos à obra” e lutar por aquilo que tu queres para o teu futuro. Nós temos certeza que vais ter muito sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top