Gastroenterologista

Gastroenterologista

O Gastroenterologista, ou Gastrenterologista, é o médico especialista no diagnóstico e no tratamento de doenças que acometem o sistema digestivo (digestório). Além de diagnosticar e tratar essas doenças, ele também atua na sua prevenção. Por isso, é importante que os gastroenterologistas se dediquem também aos estudos de todos os órgãos que compõem esse sistema.

Outros nomes para esta profissão: Gastrenterologista, Médico Gastrenterologista, Medico Gastroenterologista

  • Modalidades: Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: 2000€ - Máximo
  • Empregabilidade: Alta
  • Empregabilidade: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Biologia, Física, Matemática, Química
  • Idiomas: Francês, Inglês, Português

De entre as mais variadas doenças diagnosticadas e tratadas por este especialista, destacam-se, por exemplo, as gastrites, apendicites, úlceras no estômago e úlceras no duodeno. Estas são, sem dúvida, as doenças mais comuns e frequentes em Gastroenterologia.

Os avanços na área da Medicina e na Ciência, em geral, permitiram que estes especialistas conseguissem diagnosticar um número elevado de doenças com uma precisão muito maior. Não só se descobriram novas técnicas de diagnóstico, como também se desenvolveram novos medicamentos, que se mostram mais eficazes no tratamento de muitas das doenças do foro digestivo. Em alguns casos, esses medicamentos são capazes de evitar, até, uma possível cirurgia.

Como a Gastrenterologia é uma área muito vasta, este médico precisa de conhecimentos muito amplos no que diz respeito a doenças e patologias gástricas e digestivas, pois podem envolver órgãos distintos, como a boca, o esófago, o estômago, o fígado, entre outros.

Se está interessado em saber mais sobre esta profissão, então continue a ler este artigo e descubra o que faz um gastroenterologista, quais as suas funções, as saídas no mercado de trabalho, e o percurso que tem de fazer para entrar nesta especialidade médica. Confira!

O que faz um Gastroenterologista?

A Gastroenterologia é uma especialidade médica que se dedica ao estudo o sistema digestivo (digestório). Por tratar de todo o sistema digestivo, o gastroenterologista trata vários problemas em muitos órgãos, como, por exemplo:

  • Boca – Tumores, aftas
  • Esófago – Varizes esofágicas, esofagite
  • Fígado – Hepatite, colecistite, cirrose hepática, tumores
  • Estômago – Hérnia de hiato, gastrite, úlcera péptica
  • Intestino – Hemorróidas, enterite, apendicite, diverticulite
  • Pâncreas – Tumores, pancreatite

Para fazer o correto diagnóstico das variadas doenças, ele realiza uma série de exames, como a endoscopia ou a colonoscopia, por exemplo.

Quais as suas funções

O gastroenterologista desempenha uma série de funções no seu dia a dia. As consultas médicas consomem a maior parte do tempo do trabalho deste médico especialista.

Ele avalia os sintomas apresentados pelos pacientes, faz os exames necessários, e dá o diagnóstico. Depois prescreve o melhor tratamento a ser seguido, de acordo com a particularidade do quadro clínico.

Este profissional também pode ser cirurgião, realizando cirurgias gástricas para tratar os pacientes que necessitem de uma intervenção deste porte.

Além disso, ele também aconselha os seus pacientes para adotarem hábitos de vida mais saudáveis, com uma alimentação equilibrada e regrada, e com a prática de exercícios físicos regulares e constantes.

Saídas no Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho em Portugal para os gastrentelogistas é linear e estável. Sem dúvida, a área da Medicina é aquela que melhores perspetivas de emprego dá, apresentando taxas de desemprego nulas. Além disso, especialistas em Gastrenterologia, assim como outros especialistas, encontram ofertas de emprego muito boas noutros países, especialmente na União Europeia.

A maior parte dos profissionais atua em hospitais públicos, mas também é comum atuarem, ao mesmo tempo, em clínicas e hospitais privados.

Outra possibilidade é abrirem um consultório próprio, podendo atuar em tempo inteiro, ou ao mesmo tempo que têm o seu emprego no hospital.

Geralmente, estes profissionais também dão aulas na faculdade na área da gastroenterologia.

No Brasil, o mercado de trabalho para o gastroenterologista não é tão favorável, especialmente nas grandes cidades. Todos os anos, em média, formam-se 10 mil especialistas em gastrenterologia, então, vagas em cidades, que são muito disputadas, são difíceis de ganhar.

No entanto, é possível encontrar vagas de emprego no interior. O Norte e o Nordeste são as regiões que apresentam maior carência destes médicos especialistas. Então, se não conseguir uma vaga nos centros urbanos, facilmente encontra uma boa vaga nessas regiões.

Poderá fazer atendimento ambulatorial, ou então trabalhar em clínicas especializadas. Uma das grandes vantagens é o salário, bem superior à média dos profissionais qualificados. Um médico recém-formado ganha, em média, 10 mil reais, se apenas realizar plantões em hospitais. Se fizer cirurgias ou se tiver a sua própria clínica, poderá ganhar mais de 50 mil reais.

Como entrar na carreira de Gastroenterologista

Para entrar na carreira de gastroenterologista em Portugal, primeiro tem de concluir o seu mestrado integrado em Medicina, o qual tem duração de 6 anos. No final do mestrado, tem de completar o Ano Comum (internato médico comum a todas as especialidades).

Só depois do Ano Comum é que entra no internato médico de Gastrenterologia, com duração de 60 meses, realizando, no fim, uma avaliação de componente teórica, prática e curricular.

Para atuar como médico especialista em gastroenterologia, é obrigatório estar inscrito na Ordem dos Médicos.

No Brasil, assim como em Portugal, tem de concluir a faculdade de Medicina, com duração de 6 anos (12 semestres), e depois fazer a residência médica na especialidade de Gastroenterologia ou Cirurgia Gastroenterológica (2 anos).

Após a conclusão da especialização, precisa registrar-se no Conselho Federal de Medicina (CFM) para poder ser considerado especialista. É obrigatório, sempre, o registro dos certificados nos Conselhos de Medicina no estado em que atua para conseguir o Registro de Qualificação de Especialista (RQE).

Onde estudar Medicina

Portugal:

Brasil:

Se quer tornar-se um médico gastroenterologista bem sucedido, é fundamental estudar muito ao longo de todo o curso e internato médico (residência médica), mas a aquisição de conhecimentos não pode parar! É fundamental que se mantenha atualizado, assistindo a palestras e congressos médicos da especialidade. Invista na sua formação e rume ao sucesso!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima