Digital Marketer

O Digital Marketer é uma profissão dentro da área do Marketing Digital. Apesar de muito recente, esta é uma das profissões mais promissoras, oferecendo a possibilidade aos jovens de entrarem num mercado de trabalho novo, mas muito carenciado de profissionais especializados e qualificados.

Outros nomes para esta profissão:

  • Modalidades: Teletrabalho, Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: 1000€ - 1500€
  • Empregabilidade: Alta
  • Empregabilidade: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: História, Línguas, Literatura, Multimédia, Psicologia, Sociologia
  • Idiomas: Inglês, Português

O mundo digital veio transformar todo o funcionamento organizacional. As empresas tiveram de se adaptar rapidamente às mudanças de comportamentos do consumidor e o marketing digital tornou-se uma peça fundamental nesse processo.

É impossível uma empresa conseguir formar a sua presença no mercado atual sem ter em conta o mundo digital. As redes sociais fazem parte do dia a dia de todas as pessoas, assim como o Google e o e-mail.

Hoje em dia não podemos dizer que uma empresa existe se não tiver um site, até porque todas as pessoas, ao encontrarem uma marca qualquer, a primeira coisa que fazem é procurar o site institucional da empresa.

O principal objetivo do Digital Marketer é tornar a marca forte no mundo digital, aumentar a sua notoriedade junto ao público, converter em vendas e promover os serviços / produtos.

Podemos perceber que esta área apresenta os mesmos objetivos que o Marketing Tradicional, mas as técnicas usadas são direcionadas exclusivamente para os meios de comunicação online.

Se quer seguir uma carreira com futuro, que esteja na vanguarda dos acontecimentos, então esta pode ser a profissão perfeita! Saiba tudo sobre ela neste artigo, e descubra como pode entrar neste carreira promissora!

O que faz um Digital Marketer?

O Digital Marketer faz com que uma marca ganhe notoriedade e força no mercado digital, fazendo com que a empresa esteja conectada com o seu público através de várias plataformas online.

Com toda a certeza, o Marketing Digital é, hoje em dia, fundamental para que uma empresa consiga ganhar dinheiro, mas também economizar dinheiro.

Ganha dinheiro ao aumentar a notoriedade da marca, promovendo os produtos / serviços, e convertendo em vendas. Mas também economiza dinheiro, pois a publicidade é direcionada ao público-alvo, poupando muito dinheiro em publicidade para um público generalizado, como acontecia antes.

E este é um trabalho desenvolvido por este profissional, por isso é imprescindível para qualquer empresa que se queira manter competitivo no mercado globalizado atual.

Para desenvolver este trabalho, é preciso que reúna três pontos fundamentais: comportamento do consumidor, informação e tecnologia. Juntos, estes três pontos são o segredo para o sucesso de qualquer empresa no mundo digital.

Quais as suas funções

O Marketing Digital é uma área abrangente, o que implica que os profissionais trabalhem em diferentes sentidos. São inúmeras as funções que pode ter, e é importante vermos todas elas.

  • Copywriting – O profissional desenvolve conteúdos persuasivos que levam os leitores a tomarem uma determinada ação, induzida por ele, mas conscientes da decisão que estão a ter. É fundamental que o profissional saiba escrever bem, e que tenha conhecimentos de copy.
  • Áudios e Vídeos – Assim como textos, o Digital Marketer também pode desenvolver áudios e vídeos que promovam a marca / produto / serviço. Tendo em conta que estes são os tipos de conteúdo mais consumidos nas plataformas digitais, é fundamental que saiba trabalhar com ferramentas de edição e criação deste tipo de ficheiros.
  • Mobile Marketing – Uma das áreas com maior crescimento é precisamente a Mobile. Por isso, é importante dominar estratégias que permitam atuar na comunicação mobile.
  • Social Media – Quem, atualmente, não tem redes sociais? Fazem parte da rotina de todo o mundo, e é fundamental que este profissional domine estratégias de divulgação e presença da marca nas redes.
  • Gestão de Conteúdos – Desenvolver conteúdos para a marca de forma a que os objetivos sejam alcançados faz parte da rotina deste profissional.
  • E-mail Marketing – Fazer campanhas e newsletters para enviar por e-mail é uma das funções principais destes profissionais. Aqui, é também importante que o Digital Marketer saiba medir os resultados das suas ações.
  • SEO / SEM – O SEO e o SEM são fundamentais para quem quer ter uma presença forte na internet. O profissional de Marketing Digital precisa, obrigatoriamente, ter conhecimentos profundos nesta matéria, assim como Analytics.
  • E-commerce – O comércio online é, hoje, uma realidade. Este profissional deve criar estratégias de vendas online e gerir as mesmas nas plataformas digitais.

Saídas no Mercado de Trabalho

Os últimos anos foram sinónimo de um crescimento exponencial do mercado digital. O número de utilizadores da Internet multiplicou-se, ainda mais com a chegada dos Smartphones, que permitem que as pessoas estejam ligadas à internet em qualquer altura, em qualquer lugar.

Por essa mesma razão, as empresas veem no mundo digital uma oportunidade de crescimento, mas também a única forma de se manterem no “jogo”, num mundo tão competitivo e com tanta concorrência.

Sendo assim, o Digital Marketer é, atualmente, um dos profissionais mais necessários para as empresas. Sem ele, as empresas não conseguem estar presentes na Internet e, consequentemente, não estão presentes na vida dos consumidores.

Por isso, o mercado de trabalho é extenso, e qualquer empresa que queira sobreviver nos dias de hoje precisa destes profissionais, o que significa que são possíveis contratantes.

Além disso, hoje existem já várias empresas que se dedicam ao Marketing Digital, oferecendo serviços para outras empresas. Sem dúvida, este é o setor que mais escoa estes profissionais.

É possível, ainda, seguir uma carreira como trabalhador independente, prestando serviços para várias empresas, de forma pontual, ou regular.

Como entrar na carreira de Digital Marketer

O ideal, para se tornar um Digital Marketer, é ter a licenciatura em Marketing Digital, optando posteriormente por uma especialização, de acordo com a área que mais se adequa às suas habilidades. Existem atualmente vários cursos de especialização, tanto presenciais como online.

Onde estudar para Digital Marketer

Portugal:

Brasil:

O que acha de se tornar um profissional de vanguarda e indispensável para a evolução das empresas? Então siga a carreira de Digital Marketer e não deixe, nunca, de procurar mais e mais conhecimento!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima