Diretor de cena

diretor de cena

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

História História da Cultura e das Artes Línguas Literatura Oficina de Artes

Idiomas:

Francês, Inglês, Português

O diretor de cena é a pessoa que garante que o projeto artístico funciona e tem qualidade. É ele que faz a administração dos recursos artísticos, sempre com o objetivo de alcançar aquilo a que a direção se propôs.

Esta profissão é uma das mais importantes de um projeto artístico, até porque é a direção de cena que fica encarregue de manter a disciplina e o bom andamento do espetáculo. É preciso ser alguém com perfil de liderança, capaz de levar toda uma equipa “às costas”.

Se gostas de cultura e arte, se o mundo artístico te encanta, então esta pode ser a profissão que tanto procuras. Neste artigo, nós vamos contar-te tudo o que precisas saber sobre esta profissão.

Ficaste curioso?

Então segue connosco!

O que faz um diretor de cena?

O diretor de cena faz com que todas as pessoas da equipa cumpram com as normas e os horários de trabalho e, assim, garantir que tudo corra como o planeado e de acordo com o cronograma.

Sempre que exista alguma alteração, é o diretor que está encarregue de avisar toda a equipa, e é também ele que comunica todos os problemas e irregularidades no que diz respeito a figurinos, objetos e cenários.

O trabalho começa desde o início de um projeto, na fase de pré-ensaios. Nesta fase, o diretor de cena é o braço direito do encenador, ajudando na organização dos ensaios, e até da própria criação.

É importante, nesta fase, reunir toda a equipa, incluindo os atores, para trabalhar com encenadores e dramaturgos. É nesta altura que se conhece a história, o texto, e já se começam a elaborar ideias de cenários, músicas e sons para a peça, figurinos, entre outros.

O diretor de cena tem um papel muito importante na fase inicial dos ensaios, pois é uma fase nova, de adaptação de horários para todos. Portanto, os primeiros dias são sempre mais complicados.

Acompanhar os ensaios, todos eles, é essencial. Fazer marcações de cena, pensar em adereços, ou no cenário, são apenas algumas das tarefas nesta fase. Além disso, o diretor tem de manter toda a equipa informada daquilo que está a acontecer entre os atores e o encenador.

Na fase final dos ensaios, é normal que toda a equipa esteja nervosa. É normal que se tenham receios de não termos figurinos a tempo, ou de o cenário não estar pronto, entre outras questões. O diretor de cena é a pessoa que vai tentar trazer boas energias e positividade à equipa, devolvendo-lhe o ânimo.

O que faz um diretor de cena durante os espetáculos?

Quando o espetáculo estreia, o diretor de cena é a pessoa que faz com que tudo corra bem e não haja falhas. Ser uma pessoa organizada é essencial para que todo o processo corra da melhor forma. Ter adereços organizados, figurinos, horários bem definidos, é fundamental.

No espetáculo em si, ele fica nos bastidores, garantindo que tudo está bem. É ele que dá indicações ou trata de algumas questões técnicas.

Quando o espetáculo termina, é preciso fazer um relatório com tudo o que correu bem e mal para transmitir à equipa. Assim, consegue-se encontrar uma solução para corrigir as falhas, e também manter aquilo que correu bem.

Quais as suas funções

O diretor de cena tem como função garantir que todo o processo artístico corre bem e de acordo com o cronograma. Também é ele que assegura a qualidade do espetáculo. Para isso, de entre as várias tarefas que tem no seu dia a dia, podemos referir:

  • Manter equipa informada de horários
  • Realizar tabelas de avisos com alterações ou informações importantes
  • Notificar a equipa sempre que é feita alguma alteração
  • Alerta o contra-regra sempre que existem problemas ou irregularidades com o cenário, figurinos ou objetos
  • Manter a equipa animada, motivada e unida
  • Acompanhar o transporte de todo o material, assim como da equipa
  • Acompanhar a montagem do espetáculo
  • Coordenar a desmontagem do espetáculo

Diferença entre diretor de cena e produtor

O diretor de cena e o produtor, muitas vezes, acabam por trabalhar em conjunto, até porque o seu trabalho está muito interligado. No entanto, são duas posições distintas. Apesar das semelhanças entre eles, são duas áreas diferentes.

Portanto, vamos focar aqui nas diferenças, mais do que nas semelhanças. Antes de mais nada, o diretor de cena é um profissional que está mais ligado à equipa artística, ao encenador, assim como ao espetáculo em si. O produtor trata mais das coisas burocráticas, como, por exemplo, conseguir licenças, tratar de documentos da instituição artística, conseguir patrocínios e apoios. O produtor também trata da divulgação e promoção do espetáculo.

Saídas no mercado de trabalho

O diretor de cena trabalha em produções artística, principalmente no teatro e na televisão. A maior parte das vagas de trabalho são, precisamente, para companhias de teatro.

Quando são companhias pequenas, é normal que peçam que faças funções de produtor também, até porque têm menos dinheiro disponível.

Como qualquer área artística, não há muitas ofertas de trabalho. Sem dúvida, é uma área que precisa de mais apoios por parte do Estado. Sendo assim, são poucas as oportunidades de emprego.

Como entrar na carreira de diretor de cena?

Se queres entrar na carreira de diretor de cena, tens de, antes de qualquer outra coisa, estudar. O primeiro passo é tirar o curso de teatro, com variante em direção de cena e produção. É muito importante que dês o teu máximo durante os estudos.

Esta é uma profissão que depende bastante de indicações. Às vezes, uma indicação vale mais do que um currículo imenso. Por isso, é muito importante que dês o teu melhor porque nunca vais saber quando alguém pode olhar para ti e descobrir o teu grande talento.

Onde estudar para diretor de cena?

Portugal:

Brasil:

Se queres ser um diretor de cena com um futuro brilhante, então dedica-te muito durante o teu curso e aprende o máximo que puderes. Acredita, porque vai valer a pena. Sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top