Figurante

Figurante

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Ordenado Médio Mensal:

Mínimo - 1000€

Empregabilidade:

Média

Disciplinas do secundario:

Educação Física História da Cultura e das Artes Literatura Oficina de Artes

Idiomas:

Inglês, Português

O figurante é uma personagem que não é essencial à trama, mas dá riqueza ao cenário. Enquanto o protagonista tem um papel ativo na história, é importante para a trama, os protagonistas servem mais como uma composição do cenário para tornar a cena mais real.

Esta é uma profissão difícil, até porque parece estar bem longe da do ator que imaginamos. É certo que a maioria dos figurantes quer ser um grande protagonista, mas este é apenas mais um passo que damos para chegar mais longe.

Mesmo que o teu sonho não seja ser um ator, ou um ator reconhecido, esta pode ser uma profissão bastante desafiante e pode, sim, ser uma boa forma de ganhar um dinheirinho extra.

Se ficaste interessado em saber mais sobre a profissão de figurante, então não percas mais tempo e descobre o que faz um figurante, quais as funções que tem no seu dia a dia de trabalho, quais são as saídas no mercado de trabalho para esta profissão, assim como tudo o que precisas fazer para entrar nesta carreira.

Vamos?

O que faz um figurante?

O figurante faz parte de filmes, séries, novelas, entre outras produções audiovisuais que precisem de pessoas com poucas falas, ou até nenhumas, para enriquecer a cena dos protagonistas. Embora seja uma profissão pouco reconhecida, a verdade é que é essencial para dar veracidade às cenas.

Pessoas a passar na rua, seguranças, empregadas de um prédio, são apenas exemplos de papeis de figuração.

Pode parecer que esta é uma profissão desnecessária, mas basta pensar como seria uma cena dentro de um hospital se não houvessem enfermeiros, pacientes, rececionistas e médicos a passar de um lado para o outro. No mínimo iria parecer estranho, não é verdade?

Como podes perceber, os figurantes são profissionais importantes e podem fazer toda a diferença. Não podemos falar de uma personagem figurante, mas podemos dizer que estes fazem parte do cenário.

É verdade que eles não fazem parte da história em si. A história seria contada da mesma forma. No entanto, quando falamos de produções audiovisuais, o figurante tem um papel muito importante.

Quais as suas funções

A função do figurante poderia ser resumida a fazer nada, mas a verdade é que esse nada que ele faz pode fazer toda a diferença no resultado final de uma produção audiovisual. Por exemplo, o público que está nos programas de televisão são figurantes. Eles realmente não fazem nada além de bater palmas. Mas e se eles não estivessem lá?

Qualquer produção audiovisual, ao vivo ou gravada, ganha com figurantes. Eles trazem naturalidade e realidade à produção e, por isso, são essenciais para que o público se sinta “absorvido” na trama.

O dia a dia de um figurante é bastante atarefado. Se estiveres numa boa agência de figurantes e com vários trabalhos, vais ter de te habituar a trabalhar por turnos, porque hoje podes estar a fazer uma gravação de manhã, amanhã vais gravar de tarde, e depois de madrugada.

Não te vai ser permitido estar cansado, de mau humor ou com azar. Os grandes atores até podem ter os seus acessos de mau humor, mas isso nunca é desculpado a um figurante, até porque existem muitas pessoas à procura de uma oportunidade.

Podes ter de ficar em pé horas a fio, ou estar sempre com um sorriso no rosto enquanto bates palmas durante 3 ou 4 horas. Ninguém quer saber se estás cansado ou se estás com problemas em casa. O que vale é o resultado final e não pode haver espaço para falhas nos figurantes.

Saídas no mercado de trabalho

O mercado de trabalho na área da cultura não é fácil. Existem muitas pessoas à procura de uma vaga, e a verdade é que as vagas não são assim tantas. As agências de figurantes recebem novas inscrições todos os dias, principalmente pessoas que esperam entrar na carreira de ator. Isso torna tudo ainda mais complicado.

Esta procura grande pela profissão faz com que os profissionais sejam olhados, muitas vezes, como “descartáveis”. Embora esta atitude seja um erro, até porque ser figurante não é tão simples quanto possa parecer, a verdade é que é exatamente isso que acontece no mercado de trabalho.

Quanto ganha um figurante em Portugal e no Brasil?

Os salários também não são grandes. Não existe um contrato de trabalho, o que quer dizer que serás pago por cada trabalho que fizeres. Não pagam muito, mas pode render mais do que um dia de trabalho normal como empregado de um bar, um rececionista, entre outros.

É preciso ter atenção a algumas agências de figurantes, pois algumas pagam só após 6 meses do primeiro trabalho. Ou seja, se fizeres um trabalho hoje, outro daqui a uma semana, e outro daqui a um mês, estes trabalhos podem ser pagos só passados 6 meses.

Como vês, o emprego de figurante não é muito bom, mas se esse é o teu sonho, se é aquilo que realmente queres, aposta seriamente na tua carreira e segue em frente.

Como entrar na carreira de figurante?

Se a tua ideia é trabalhar como figurante como um part-time, para ganhar um dinheirinho extra, não precisas de nenhuma formação para trabalhares na área. No entanto, se a tua ideia é prosseguir na carreira e lutares por um papel de protagonista, é importante teres uma formação em interpretação.

Se a tua ideia é conseguires tornar-te ator, é bom procurares trabalho como figurante de novelas. Terás os olhos de quem realmente importa postos em ti. Dá sempre tudo de ti em cada trabalho, porque há sempre alguém que repara no trabalho que fazemos, mesmo que aches que ninguém está a notar o teu esforço, dedicação e talento.

Para teres uma agenda bem completa, aconselhamos a que estejas inscrito em várias agências de figurantes ao mesmo tempo. Assim consegues ter mais ofertas e preencher a tua agenda. Para te inscreveres, precisas ir até elas, bem arranjado, com várias mudas de roupa (para o caso de quererem tirar fotografias em vários estilos) e fotografias (algumas agências não fazem sessões fotográficas, mas pedem fotografias para anexarem ao portfólio).

Onde estudar para figurante?

Portugal:

Brasil:

Se queres trabalhar como figurante, ou se queres ser ator, mas ainda ninguém te deu uma oportunidade e queres atuar na área da representação, então não percas mais tempo e inscreve-te hoje mesmo numa agência de figurantes. Nós, do Guia das Profissões, estamos a torcer por ti. Arriscas?

Partilhar Post

2 comentários em “Figurante”

  1. Guia das Profissões

    Cara Elizangela,
    obrigada pelo seu feedback.
    A experiência como figurante pode ser, mesmo, uma boa oportunidade para enriquecer a aprendizagem de um ator ou atriz, dando-lhe uma perspetiva mais global de todo o processo de representação.
    Desejamos-lhe o maior sucesso profissional como atriz, com iguais desejos de felicidades para a sua vida pessoal.

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top