Diretor de Fotografia

Diretor de Fotografia

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Ordenado Médio Mensal:

1500€ - 2000€

Empregabilidade:

Média

Disciplinas do secundario:

Desenho Materiais e Tecnologias Multimédia Oficina de Artes

Idiomas:

Inglês, Português

O diretor de fotografia é uma das pessoas mais importantes na produção e direção cinematográfica. Embora ele atue em várias produções audiovisuais, o seu papel destaca-se, sem dúvida, na 7ª arte. Já pensaste em trabalhar com fotografia e cinema ao mesmo tempo?

Pois bem! Esta profissão é perfeita para quem gosta da 7ª arte e tem um talento natural para a fotografia ou então, se quiseres, com a imagem.

Se quiseres trabalhar como diretor de fotografia, vais ser responsável por dar as orientações técnicas à produção cinematográfica, pois és tu que vais determinar como o guião (roteiro) cinematográfico é transferido para vídeo.

Ficaste interessado por esta profissão, não é verdade? Então continua connosco porque vamos mostrar-te como ser diretor de fotografia, o que faz no seu dia a dia, as suas funções, e as saídas no mercado de trabalho.

Curioso?

Segue connosco!

O que faz um diretor de fotografia?

O diretor de fotografia é um técnico de vídeo e cinema que fica responsável pelo audiovisual, ou seja, pelas imagens do filme, série, novela, entre outros. Como o trabalho de imagem tem uma equipa de filmagem e de gravação com várias pessoas, então os diretores são as pessoas que supervisionam o trabalho de toda a equipa.

Qualquer guião, ou roteiro, tem de ser adaptado para o cinema, televisão, e mais recentemente, para vídeos na internet. É este profissional que determina a melhor forma de adaptar o guião para a linguagem cinematográfica.

Como podes perceber, este profissional é determinante na produção e na direção de filmes. Como o resultado final depende do trabalho de todos, é muito importante que o diretor tenha pessoas ao seu lado que possam ajudá-lo a ter os melhores resultados possíveis.

Sendo a pessoa que está à frente da imagem e da estética visual de um filme, o diretor de fotografia tem de ter conhecimentos em várias matérias, como, por exemplo:

  • Iluminação
  • Composição
  • Câmaras
  • História do Cinema

Os diretores de fotografia estão a trabalhar sempre lado a lado com o realizador (diretor) e com o diretor de arte. Os três têm de estar em total sintonia para que seja cumprido um padrão técnico e artístico.

Na prática, o diretor de fotografia seleciona o equipamento que vai ser usado nas filmagens e dirige a utilização dos equipamentos. Entre esses equipamentos temos, por exemplo:

  • Câmaras de filmar
  • Câmaras de vídeo
  • Negativos
  • Lentes
  • Filtros
  • Equipamentos de iluminação

Caso seja preciso, ele também aprova os locais das filmagens. Neste caso, o trabalho é feito a par com o diretor de arte, com maquilhadores, e com os continuístas.

Quais as suas funções

Sem dúvida, o diretor de fotografia é o responsável máximo pela adaptação do guião para o produto audiovisual. Isto é, ele garante que o roteiro é transposto para o ecrã da melhor forma, para captar, desde o início ao fim, a atenção do público.

Por isso, ele tem várias funções mais específicas. Ora vejamos quais são!

  • Coordenar e dirigir a iluminação dos espaços
  • Coordenar e dirigir as operações de captação de imagem
  • Dirigir a equipa de imagem
  • Orientar os profissionais de imagem sobre efeitos fotográficos e iluminação
  • Selecionar a técnica fotográfica a ser usada
  • Definir a qualidade de imagem que vá de encontro com as indicações do realizador
  • Orientar o trabalho do decorador, cenógrafo e caracterizador

Queres saber um pouco mais do dia a dia do diretor de fotografia? Então vamos ver algumas etapas da produção de um filme e como é o trabalho do diretor de fotografia no cinema.

Como é o trabalho do diretor de fotografia na Pré-Produção?

Os diretores de fotografia trabalham logo desde o início de produção, até porque eles têm um papel importante na tomada de decisões no que diz respeito ao estilo cinematográfico, à interpretação do guião e ao tom cinematográfico.

Depois de tomadas todas as decisões, ele tem de escolher a equipa que o vai acompanhar na iluminação e nas câmaras.

Quais as funções no Storyboard?

O Storyboard diz respeito aos desenhos que representam as cenas do filme ou vídeo. Basicamente, trata-se da representação gráfica do vídeo, detalhando cada uma das cenas. Normalmente os desenhos têm diálogos e as direções para as cenas. O objetivo é, assim, fazer uma previsão das cenas.

Nesta fase, o diretor de fotografia pode fazer os desenhos (à mão ou usando um software). Para isso, tem de ler o guião do filme com atenção aos detalhes para poder criar as representações gráficas. Em casos de grandes produções, este é um trabalho feito por vários artistas.

Os storyboards também devem ter instruções para o uso das câmaras, da escolha das lentes, diagramas de iluminação, entre outros aspetos importantes para o resultado visual.

A escolha das câmaras

Antes de mais nada, é preciso decidir se vamos optar pelo digital ou pelo filme. Depois de decidir, é preciso definir quais as câmaras e as lentes vão ser usadas para cada uma das cenas. O objetivo é que o resultado final seja uniforme.

Além de escolher as câmaras e as lentes, também tem de determinar quais os filtros a usar, assim como os refletores.

Escolha da Iluminação para cada uma das cenas

A iluminação é essencial para obter um bom resultado. Como o diretor de fotografia é responsável pelo departamento de iluminação, ele tem de decidir como cada uma das cenas deve ser iluminada.

A escolha do melhor enquadramento

O diretor de fotografia tem como uma das principais responsabilidades encontrar o melhor enquadramento para as cenas. Este é um trabalho feito junto do cinegrafista e pode demorar várias horas. É muito importante levar em conta todos os detalhes.

Determinar movimentos de câmara

Escolher e determinar movimentos de câmara é outro dos aspetos que tem de ser trabalho pelo diretor de fotografia. Os movimentos das câmaras são essenciais para manter o público atento e preso ao ecrã.

Saídas no Mercado de Trabalho

O diretor de fotografia pode trabalhar em vários tipos de produção audiovisual. Pode atuar no cinema, na televisão, e até em produtos audiovisuais em plataformas digitais.

A produção cinematográfica em Portugal não é forte, por isso existem mais oportunidades de trabalho no mundo da televisão. No entanto, ainda assim são poucas as vagas. É certo que não existem muitos diretores de fotografia, mas são mais os diretores do que as oportunidades de trabalho.

No Brasil, o cenário é um pouco mais favorável, até porque a produção cinematográfica e televisiva é muito maior. Existem várias ofertas de trabalho na área e não existem assim tantos profissionais formados e qualificados.

Como entrar na carreira de diretor de fotografia?

Em várias produções, o diretor de fotografia é recomendado pelo próprio realizador. Como é um cargo de grande responsabilidade, é normal que os realizadores trabalhem muito com o mesmo profissional, porque confiam no seu trabalho e sabem que o resultado é aquele que eles esperam.

Sendo assim, se quiseres ter sucesso nesta profissão, é essencial fazeres um bom trabalho sempre. Nunca sabes quando um realizador te vai escolher para o acompanhar ao longo da sua carreira.

Antes de quereres ocupar um cargo de tanta responsabilidade, aconselhamos a que comeces como assistente de câmara. Assim ganhas experiência e podes perceber como é o trabalho do diretor de fotografia.

Em Portugal, assim como no Brasil, não é obrigatório ter um curso de fotografia. No entanto, e num mundo em que um bom currículo é essencial para conseguir uma oportunidade, teres um curso para diretor de fotografia pode, sim, fazer toda a diferença.

Onde estudar para Diretor de Fotografia?

Portugal:

Brasil:

O diretor de fotografia é, sem dúvida, um verdadeiro herói, muitas vezes não reconhecido, na produção de um filme ou qualquer outro produto audiovisual. Então, se queres trabalhar na 7ª arte e a fotografia e imagem te seduzem, estuda bastante e treina muito. Sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top