Colocador de Telhados e Coberturas (Telhadista)

Colocador de Telhados e Coberturas

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Ar Livre

Ordenado Médio Mensal:

Mínimo - 1000€

Empregabilidade:

Alta

Disciplinas do secundario:

Educação Física Materiais e Tecnologias

Idiomas:

Português

O colocador de telhados e coberturas, conhecido no Brasil como telhadista, é um profissional da construção civil especializado em telhados e coberturas, tal como o nome indica.

Esta é uma das profissões da área da construção mais procuradas, até pela necessidade constante de reparações e substituições de telhados, mesmo em edifícios já construídos e em boas condições.

Se estás à procura de uma profissão em que possas manter-te ativo durante todo o dia e se não tens medo de alturas, então estás no sítio certo. Neste artigo vamos mostrar-te tudo sobre a carreira de colocador de telhados e coberturas.

Vens connosco à descoberta?

O que faz um Colocador de Telhados e Coberturas?

O colocador de telhados e coberturas, tal como o nome indica, é o profissional responsável por colocar telhados e coberturas, assim como fazer a sua manutenção e reparação. Ele usa as melhores técnicas de acordo com a construção e pode indicar os melhores materiais a usar, como telhas cerâmicas, telhas ecológicas, metal, borracha, entre outros.

Como um especialista, é capaz de analisar o projeto de construção e, assim, assegurar que o telhado / cobertura é feito seguindo as especificações técnicas.

Para seguires esta profissão, precisas ter uma boa preparação física, muita resistência e, claro, não ter medo de alturas, tonturas ou vertigens. É importante, também, teres estabilidade emocional, seres focado e atento.

Existe sempre um risco associado a quem trabalha a grandes altitudes e o colocador de telhados e coberturas não pode esquecer esse fator no dia a dia do trabalho.

Por exemplo, pessoas que tenham quebras de tensão ou condições de saúde que possam causar tonturas e vertigens, devem evitar seguir esta profissão, pois correm riscos de queda acrescidos.

Ainda não tens certeza se esta é a melhor profissão para ti? Então experimenta os nossos Testes Vocacionais!

Quais as suas funções

O colocador de telhados e coberturas tem como função principal instalar telhados e coberturas em edifícios, sejam eles residenciais, industriais ou comerciais. O trabalho envolve, então, uma série de outras tarefas, como, por exemplo:

  • Estudar e analisar desenhos técnicos
  • Avaliar as especificações técnicas
  • Analisar o local de construção
  • Determinar os melhores materiais a usar e as quantidades necessárias
  • Medir os materiais para a cobertura
  • Cortar os materiais usados para a cobertura
  • Fazer o revestimento de telhados com telhas ou ardósia
  • Aplicar isolamentos à prova de água
  • Ficar materiais sintéticos ou metálicos na estrutura do edifício

Sendo esta uma profissão que acarreta riscos, principalmente pelo trabalho em altura, é essencial que todos os profissionais cumpram com as normas e regras de saúde, higiene e segurança no trabalho, usando os equipamentos de proteção individual adequados para as suas funções.

Conhece também a profissão de Técnico de Obra (Técnico em Edificações)

Saídas no Mercado de Trabalho

O telhadista, ou colocador de telhados e coberturas, é um dos profissionais da construção civil mais procurados, principalmente durante o verão. Apesar de poderem trabalhar para empresas de construção civil e empresas especializadas em telhados e coberturas, muitos destes profissionais optam por seguir a carreira como profissional autónomo.

Sendo este serviço muito procurado por particulares, o telhadista que faça um bom serviço consegue trabalhos regulares como profissional independente. No entanto, vale ressaltar que é essencial fazer um serviço de qualidade.

A maior parte das pessoas contrata um colocador de telhados e coberturas por indicação de familiares, amigos ou conhecidos. Por isso, se queres trabalhar como autónomo, faz sempre um trabalho de qualidade para que as pessoas te possam indicar para os seus conhecidos.

Os rendimentos para esta profissão são relativamente bons, quando comparamos com outros profissionais da área, mas são ainda melhores se tiveres muitos trabalhos como autónomo.

Como entrar na carreira de Colocador de Telhados e Coberturas?

Embora existam muitos profissionais sem qualquer formação, se queres seguir a profissão de colocador de telhados e coberturas, deves procurar um curso de formação profissional que te assegure conhecimentos práticos e teóricos na área.

Sendo o telhadista um profissional especializado, enquadrado na categoria dos trabalhadores qualificados em acabamentos da construção e similares, e como as empresas procuram, cada vez mais, profissionais qualificados, para entrares no mercado de trabalho com o pé direito, deves estar munido de uma boa formação.

Como é óbvio, vais aprender bastante com a prática e com outros profissionais mais experientes. Por isso, é normal que comeces como ajudante ou aprendiz.

Onde estudar para Colocador de Telhados e Coberturas?

Como dissemos, não é obrigatório teres uma formação para começares a trabalhar. Mas existem cursos profissionais que podem ajudar-te a entrar no mercado de trabalho com mais facilidade.

Portugal:

Brasil:

Gostavas de trabalhar como colocador de telhados e coberturas? Então não deixes de ponderar frequentar um dos cursos que te mostramos, ou outro idêntico que te capacite para as funções de telhadista. Com toda a certeza, vai valer a pena o esforço. Nós, do Guia das Profissões, desejamos-te muito sucesso na tua carreira!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top