Personal Stylist / Fashion Stylist

Personal Stylist - Fashion Stylist

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

História da Cultura e das Artes Psicologia Sociologia

Idiomas:

Inglês, Português

Um Personal Stylist ou Fashion Stylist é um profissional do mundo da Moda que é especialista em criar imagens de marca e que se destacam. A sua missão é orientar os clientes para se diferenciarem com looks icónicos e, por isso, trabalha muito com celebridades. Mas fica connosco para entender tudo!

Se estás a pensar que a palavra Stylist é o mesmo que Estilista, para já! É um grande engano. Apesar da semelhança entre os dois termos, Stylist é outra coisa, reportando mais para o estilo do que propriamente para a criação de moda.

O Fashion Stylist ou Personal Stylist é um criativo, no fundo, que ensina as pessoas a vestirem a imagem que melhor reflete a sua personalidade. Trata-se de saber “ler almas” e de conseguir transpor isso para a roupa, como dizem alguns especialistas da área.

Esses profissionais são muito procurados por celebridades, sobretudo Cantores e Atores, pois, nesse universo, a imagem é fundamental. Alguns dos melhores Personal Stylists são os criadores por trás da imagem de marca de algumas das maiores vedetas do planeta.

Assim, têm de ter um grande conhecimento de tendências de mercado no que toca à Moda. Mas também precisam de ter boas competências sociais, para lidar com os clientes.

Além disso, fazem quase um trabalho de Psicologia para tentarem interpretar a personalidade do artista, adequando-a a uma imagem de marca.

Continua a ler para entender tudo!

O que faz um Personal Stylist

O papel de um Personal Stylist é criar imagens de marca que traduzam aos olhos dos outros aquilo que a pessoa quer transmitir de si mesma. Dá para entender ou está confuso? Vamos já esclarecer melhor…

Esse profissional tem de perceber a personalidade da pessoa e traduzir o que a pessoa é para a sua roupa – ou antes, o que ela quer parecer, depende do caso.

Assim, precisa avaliar que tipos de roupa melhor encaixam na personalidade ou no estilo da pessoa, bem como que cores, formas e tecidos combinam melhor com ela.

Um Fashion Stylist é, muitas vezes, o responsável pelos outfits que as vedetas de Hollywood apresentam na red carpet dos Óscares. Portanto, o seu trabalho é orientar as celebridades quanto à roupa ideal para usar nos grandes eventos de passadeira vermelha.

Mas também pode escolher o guarda-roupa das apresentadoras de televisão para os seus programas.

Porém, ainda pode definir todo o estilo e guarda-roupa de uma estrela, bem como orientar quanto ao corte e cor de cabelo. Mas, nesse campo, o profissional mais adequado será o Hair Stylist.

A profissão está associada ao mundo das vedetas da televisão, do cinema e da música, mas a imagem é cada vez mais importante em todas as áreas. Assim, até no universo empresarial pode ser útil recorrer a um Personal Stylist para transmitir uma determinada ideia de nós aos colegas e às chefias. Repara que a imagem é essencial para ter sucesso.

Aproveita para espreitar esse testemunho sobre a profissão de Personal Stylist e sobre a sua importância como “profissão do futuro”.

Quais as suas funções

O Fashion Stylist, como já foi dito, cuida do visual das pessoas. Portanto, o seu objetivo é realçar a beleza, mas também denotar a atitude que o seu cliente pretende afirmar perante a vida.

Assim, o profissional tem de fazer uma análise física da pessoa e, portanto, de características como a altura e o tipo de corpo, entre outras.

Mas também analisa a sua forma de ser, bem como os hobbies e o estilo de vida. Por outro lado, precisa de perceber de que forma a pessoa se quer mostrar ao mundo e que mensagem quer passar.

Antes de passar à ação, tem ainda de avaliar as roupas do cliente e definir quais deve deixar de usar e quais podem manter-se ou ser adaptadas.

Nesse processo, o Personal Stylist tem de entender que tipo de roupa mais beneficia o cliente. A partir disso, sugere alternativas de roupa, acessórios e tecidos, mas também faz sugestões em termos de cores e padrões.

O seu trabalho passa por organizar looks conforme as necessidades e expetativas dos clientes. Assim, podem ser modelitos para reuniões de trabalho, entrevistas de emprego ou dates. Mas também looks para videoclips, editoriais de moda, concertos e espetáculos ou sessões fotográficas.

Diferença entre Personal Stylist e Produtor de Moda

As profissões de Personal Stylist e Produtor de Moda são parecidas, mas também apresentam diferenças evidentes. O papel de Produção de Moda está mais associado a questões de organização e de gestão, enquanto o Fashion Stylist está mais focado no trabalho criativo.

Por vezes, o Produtor de Moda atua em função de escolhas criativas feitas pelo Personal Stylist. Assim, terá de cuidar dos aspetos mais burocráticos do trabalho, como, por exemplo, o transporte de roupas para eventos.

Diferença entre Personal Stylist e Consultor de Imagem

Há ainda alguma confusão entre o Personal Stylist e o Consultor de Imagem. Na verdade, ambas as profissões estão focadas na melhoria da imagem da pessoa. Contudo, a atuação é de âmbitos diferentes.

Assim, o Fashion Stylist está mais ligado às tendências e ao que se define como a Moda. Portanto, procura usar a Moda para melhorar a imagem do seu cliente.

Já o Consultor de Imagem é mais intemporal, não estando tão centrado nas tendências, mas mais nas características físicas e psicológicas do cliente, bem como no seu estilo de vida. Além disso, abrange mais do que apenas a aparência da pessoa, pois tem também a ver com aspetos como a forma de falar e de caminhar, por exemplo.

Mas vem saber como é o mercado de trabalho nessa área.

Quanto ganha um Personal Stylist

O salário de um Personal Stylist depende muito da forma como ele exerce o seu trabalho. Assim, pode ser freelancer ou ter um contrato com uma empresa, o que vai influenciar os seus ganhos.

Repara que, como freelancer, os valores podem variar muito. Mas se tiver um certo estatuto e for conhecido, pode trabalhar com as grandes vedetas. Portanto, nesses casos, poderá ganhar valores bem interessantes.

Assim, no início de carreira, não se deve esperar ficar rico! Mas com a experiência e o status profissional mais elevado, os salários sobem bastante também.

Portanto, só tens de te aplicar e dar o melhor de ti para triunfar na profissão.

Saídas no Mercado de Trabalho

O Personal Stylist pode atuar em diversas áreas, a começar por empresas da área da moda, por exemplo, revistas, lojas e organizadoras de desfiles.

Mas até pode ser contratado por clínicas de estética e beleza, bem como por academias de ginástica ou spas que ofereçam um serviço extra de consultoria de imagem aos seus clientes.

Outro setor de atuação passa pela assessoria de estilo em lojas de roupa e moda. Mas também pode fazer parceria com produções de cinema e de televisão, ajudando a escolher os figurinos dos artistas.

Além disso, também pode dar palestras e workshops, o que é uma área muito interessante numa altura em que as pessoas se preocupam tanto com a imagem.

Como vês, há várias saídas possíveis para esses profissionais que também podem ajudar artistas na realização de videoclips e na preparação para concertos e espetáculos.

Como entrar na carreira de Personal Stylist

Não existe um caminho único para começar a trabalhar em Moda. Mas há quem acabe a fazer Styling de Moda depois de ter tido uma carreira como Modelo, por exemplo.

Contudo, investir em um curso de Moda, por exemplo, Produção de Moda ou mesmo Design de Moda, é sempre uma boa ideia.

Vê que a formação vai dar-te as competências necessárias para abordar esse mundo. Além disso, vai permitir-te contactar com profissionais do setor. E até te pode abrir a porta de uma grande empresa de moda através de um estágio.

Mas, para lá disso, deves estudar e ler muito sobre moda e estilo.

Por outro lado, fazer cursos complementares, como Fotografia e Costura, por exemplo, também pode valorizar o teu perfil como candidato a uma vaga de emprego.

Porém, podes também iniciar um blogue ou investir na divulgação do teu estilo e perfil criativo através das redes sociais. Quem sabe se não acabas por virar um Influenciador Digital em Moda, abrindo caminho ao sucesso como Fashion Stylist.

Onde estudar para Personal Stylist

Não existem cursos específicos para Personal Stylist ou Fashion Stylist. Mas, por vezes, existem workshops ou cursos livres de curta duração que abordam o tema.

De qualquer modo, fazer um curso na área da Moda é sempre uma boa forma de valorizar conhecimentos nesse âmbito. Assim, fica com algumas opções que te podem ajudar a escolher…

Portugal:

Brasil:

A criatividade é uma exigência para quem quer ser Personal Stylist ou Fashion Stylist, como já percebeste. Além disso, tens de saber tudo de Moda, tendências e estilos. Achas que esse mundo é a tua cara? Deita “mãos à obra” com confiança e empenho. Estamos a torcer pelo teu sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top