Técnico de equipamento de espetáculo

Técnico de equipamento de espetáculo

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Ordenado Médio Mensal:

Mínimo - 1000€

Empregabilidade:

Baixa

Disciplinas do secundario:

Educação Física Materiais e Tecnologias Oficina de Artes

Idiomas:

Português

O técnico de equipamento de espetáculo é a pessoa que prepara a montagem de todos os equipamentos em cima do palco, assim como os cenários. Além disso, ele opera os equipamentos de espetáculo.

Esta profissão passa despercebida do grande público, mas a realidade é que não existiria espetáculo se não houvesse um técnico a trabalhar no local. Se tudo está a funcionar corretamente, se o cenário está montado, é porque existe um trabalho sério por “trás dos panos”.

Se esta é uma área que te interessa, se gostas de fazer a “magia acontecer”, então esta profissão é aquela que tanto procuravas.

Neste artigo vamos mostrar-te todos os detalhes desta profissão. Vais descobrir o que faz um técnico de equipamento de espetáculo, quais as funções que desempenha no dia a dia, as saídas no mercado de trabalho, assim como tudo o que precisas fazer para entrar nesta carreira.

Vamos?

O que faz um técnico de equipamento de espetáculo?

O técnico de equipamento de espetáculo é a pessoa que prepara a montagem dos equipamentos usados nos espetáculos, prepara a montagem dos cenários e opera os equipamentos de palco. É ele, também, que garante a limpeza do palco, assim como as condições para os artistas entrarem em cena.

Tendo em conta que os técnicos de equipamento de espetáculo trabalham com várias coisas, é normal que existam numa produção vários técnicos, especializados em determinadas áreas, como, por exemplo:

Quais as suas funções

A função do técnico de equipamento de espetáculo é garantir que tudo funciona bem, na hora certa. Quando a cortina abre, tudo tem de estar a funcionar na perfeição. Não existe espaço para erros, e se eles existirem, têm de ser resolvidos o mais rápido possível.

As funções mais específicas vão depender sempre da especialidade que tens. Por exemplo, se fores um carpinteiro, vais ter de tratar da construção do cenário e fazer reparações sempre que for necessário. Já se fores eletricista, tens de fazer as ligações elétricas necessárias no cenário, assim como fazer a manutenção de todos os equipamentos elétricos e fazer a reparação dos mesmos.

Quando falamos da operação dos equipamentos de som e luz, esta função fica destinada aos técnicos de som e luz, respetivamente. Estes têm conhecimentos técnicos para conseguirem fazer um bom trabalho.

Se queres saber mais sobre estas profissões, com maiores detalhes, poderás ler e consultar as informações nos links abaixo:

Técnico de Som

Técnico de Iluminação

Saídas no mercado de trabalho

Apesar da cultura ser ainda um setor “esquecido”, com poucos apoios, a verdade é que existe uma oferta cultural ainda considerável. Tendo em conta que todos os espetáculos precisam de ter um cenário e equipamentos de som e iluminação, existem várias ofertas de trabalho para técnico de equipamento de espetáculo.

Apesar de existirem algumas vagas de trabalho, também existem muitas pessoas à procura de emprego na área. Por isso, conseguir trabalho em algum teatro pode ser mais difícil do que possas pensar.

No entanto, quando queremos de verdade, a persistência acaba por dar os seus frutos.

Como entrar na carreira de técnico de equipamento de espetáculo?

Se queres entrar na carreira de técnico de equipamento de espetáculo, então o ideal é teres conhecimentos na tua arte (carpintaria, eletricidade, iluminação, som, entre outros) e, se conseguires, também uma formação na área do espetáculo.

Já existem cursos profissionais que te preparam para o dia a dia do trabalho nos espetáculos.

Se conseguires uma vaga de trabalho numa organização artística e cultural, seja ele qual for, aproveita a oportunidade. A partir do momento que entras no meio, será mais fácil mudares de cargo posteriormente.

Além disso, podes já preparar-te e ganhar experiência na rotina do trabalho. Como o mundo do show business é bastante diferente daquilo a que estamos acostumados, é importante ganhares experiência e conheceres bem o meio.

Onde estudar para técnico de equipamento de espetáculo?

Para conseguires trabalho como técnico de equipamento de espetáculo, é importante teres uma boa formação na área que pretendes trabalhar. Tendo em conta que existem vários técnicos, de diferentes áreas, deixamos aqui algumas sugestões para as mais procuradas.

Portugal:

Brasil:

Queres seguir a profissão de técnico de equipamento de espetáculo? Então não deixes de procurar uma formação boa que te permita entrares no mercado de trabalho com o pé direito. Pode não ser um caminho fácil, mas acredita que vai valer a pena todo o esforço. Nós, do Guia das Profissões, desejamos-te os maiores sucessos na tua carreira. Com toda a certeza, o futuro vai sorrir-te!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top