Professor de Português Língua Não Materna (PLNM)

Professor de Português Língua Não Materna

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Teletrabalho, Presencial

Ordenado Médio Mensal:

1500€ - 2000€

Empregabilidade:

Média

Disciplinas do secundario:

História História da Cultura e das Artes Línguas Literatura Psicologia Sociologia

Idiomas:

Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Português

O Professor de Português Língua não materna (PLNM), ou Professor de Português Língua Estrangeira (PPLE), ensina o idioma português a alunos estrangeiros. Esta profissão tem a missão de levar a Língua de Camões além-mar, ensinando a quem quer aprender a riqueza do nosso idioma.

Todas as carreiras merecem o nosso aplausos, até porque todas elas são importantes. No entanto, quando falamos do Professor em geral, não há como não reverenciá-lo.

Sem os Professores, não haveria sociedade. Ninguém sabia ler, escrever, contar, nem tampouco entenderiam de Geografia, História, Física, Química, entre tantos outros assuntos fundamentais para a nossa existência como sociedade evoluída.

No caso dos Professores de Português Língua não materna, a reverência é exatamente a mesma. Há que aplaudir de pé todos os que se dedicam a ensinar a nossa Língua a quem não sabe uma única palavra. Quase que podemos dizer que são os navegadores dos Descobrimentos modernos.

Se gostavas de ser Professor de Português, mas adoravas ensinar o idioma a estrangeiros, então esta profissão é para ti. Poderás ensinar a Língua Portuguesa no país, ou no estrangeiro, em escolas que ensinem o Português.

Neste artigo vamos mostrar-te tudo o que precisas saber para entrares nesta carreira com o pé direito.

Vais descobrir o que faz um Professor de Português Língua não materna, quais as suas funções, quais são as saídas no mercado de trabalho e os passos que tens de percorrer para entrar na profissão.

Vamos?

O que faz um Professor de Português Língua Não Materna?

O Professor de Português Língua não materna ensina a Língua portuguesa a estrangeiros. É preciso ter um método de trabalho diferente, porque são alunos que não conhecem uma única palavra do idioma. Então, estaremos a ser para os alunos o que um Professor de Inglês ou Francês é para nós.

O Português como Língua não materna tem vindo a destacar-se pelo aumento de alunos inscritos em Portugal e no Brasil (principalmente estrangeiros que estão a estudar no país), mas também tem havido uma crescente procura do ensino do Português noutros países.

Os Professores de Português como Língua não materna precisam ter uma abordagem própria, pois as necessidades dos alunos são muito diferentes. Não nos podemos esquecer que um idioma, mais do que uma forma de comunicação, é também uma forma de transmissão da cultura.

Quais as suas funções

O Professor de Português Língua não materna tem como principal função ensinar a Língua Portuguesa a estrangeiros que queiram aprender o idioma de Camões. Implica ensinar todo o vocabulário básico, intermédio e avançado (dependendo do nível da turma), elaboração de frases usadas em diálogos comuns (nível básico, intermédio e avançado), assim como regras gramaticais (conjugação verbal, consonância, entre outros).

O ensino da cultura portuguesa é também um dos focos dos Professores de PLNM. Mais do que um idioma, o Português envolve toda uma História e cultura que deve ser passada.

Então, o Professor de Português Língua não materna não ensina só um diálogo básico para que as pessoas saibam comunicar-se nos primeiros minutos de uma conversa.

Existe um trabalho contínuo para que os alunos conheçam a cultura portuguesa e consigam comunicar em diferentes contextos (escola, trabalho, amigos).

Saídas no Mercado de Trabalho

O Professor de Português Língua não materna poderá trabalhar em escolas públicas, com turmas reduzidas de alunos estrangeiros. Poderá ainda trabalhar em escolas privadas (embora a oferta de trabalho não seja grande) e ainda em escolas de Línguas.

Com a chegada de muitos estrangeiros ao país, para estudar ou trabalhar, têm aberto cada vez mais turmas de Ensino de Português como Língua não materna.

Além destas possibilidades, podes ainda encontrar trabalho no estrangeiro, onde existe uma maior procura por aulas de Português por parte de estrangeiros.

Poderás ainda dar aulas particulares a alunos que queiram aprender o Português rapidamente. Sabemos que aulas particulares são sempre uma vantagem para quem estuda. Então, poderás oferecer os teus serviços como Professor particular.

Como entrar na carreira de Professor de Português Língua não materna?

Para seguires a carreira de Professor de Português Língua não materna precisas, antes de mais nada, ter uma formação superior em Português (embora possas ter outra licenciatura, aconselhamos sempre uma formação em Português, até para teres mais possibilidades profissionais na área do Ensino do Português).

Com a licenciatura ou mestrado, tens de tirar uma pós-graduação em Ensino de Português Língua Não Materna (existe também um mestrado na área).

Atualmente já existem pós-graduações excelentes que abordam disciplinas específicas para a didática, assim como para a aquisição de Língua não materna.

É importante ressaltar que a oferta formativa não era suficiente há uns anos, o que faz com que muitos Professores de PLNM tivessem a necessidade de estar em formações contínuas.

Hoje, já encontramos pós-graduações muito completas, mas não quer dizer que não haja também uma necessidade de formação contínua, até porque existe sempre espaço para melhorar e desenvolver competências.

No Brasil, para ser Professor de Português Língua Estrangeira, o ideal é ter o curso de Letras, embora não seja obrigatório. Uma formação na área de PLE é também uma vantagem.

Onde estudar para Professor de Português Língua não materna?

Portugal:

Brasil:

Gostavas de te tornar Professor de Português Língua não materna? Então não deixes escapar a oportunidade e faz uma formação na área. Acredita, porque vai valer a pena todo o esforço. Nós, do Guia das Profissões, desejamos-te muito sucesso.

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top