Consultor de Imagem

consultor de imagem

A nossa imagem pessoal é, sem dúvida, fator determinante para o sucesso, tanto ao nível pessoal, como profissional. Por isso, o Consultor de Imagem é um profissional cada vez mais procurado. Este profissional é responsável por tratar de todo o visual pessoal, ou corporativo.

Outros nomes para esta profissão:

  • Modalidades: Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: 1000€ - 1500€
  • Empregabilidade: Média
  • Empregabilidade: Trabalho Solitário, Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: História da Cultura e das Artes, Literatura, Multimédia, Oficina de Artes
  • Idiomas: Inglês, Português

A consultoria de imagem é uma das profissões mais cobiçadas nos últimos anos, embora seja ainda muito recente. A verdade é que estes profissionais podem mudar a vida de todas as pessoas, além de poderem melhorar significativamente os resultados das empresas em que atuam.

O grande objetivo da consultoria de imagem é valorizar as pessoas, quer a nível pessoal, como profissional. Sem dúvida, ela é capaz de eliminar inseguranças pessoais, causando um impacto positivo no nosso comportamento.

Se está tentado em seguir esta profissão, então veja agora o que faz um consultor de imagem no seu dia a dia, quais as funções que desempenha nas diferentes áreas de atuação, quais as saídas no mercado de trabalho e como pode começar nesta carreira.

O que faz um Consultor de Imagem?

Quando falamos em Consultoria de Imagem não podemos falar de um fim, mas de todo um processo desenvolvido pelo profissional para os clientes melhorarem a sua imagem pessoal, especialmente no que diz respeito à sua aparência e vestuário, mas também ajudando a melhorar aspectos como a comunicação e o comportamento, por exemplo.

O consultor de imagem trabalha todos estes elementos com base no estilo de vida do seu cliente, assim como os seus hábitos do dia a dia e, claro, os objetivos pelos quais foi contratado.

Este profissional não pode usar um padrão de estilo e reproduzi-lo por todos os seus clientes. Essa não é a sua função! O consultor tem de conhecer o seu cliente ao ponto de conseguir traduzir a sua personalidade na forma de vestir e se comportar.

Sendo assim, o especialista em consultoria de imagem tem como objetivo fundamental explorar todo o potencial do seu cliente para depois projetar a partir da imagem.

Temos ainda de referir que o Consultor de Imagem não tem as mesmas funções de um Personal Stylist. Este último atua de forma mais pontual, para uma ocasião específica. Por exemplo, se alguém precisa de ajuda para criar um visual para uma festa de casamento, contrata um Personal Stylist.

No entanto, se queremos um trabalho mais sólido, contínuo, que realmente possa ajudar-nos no nosso dia a dia, contratamos um profissional de consultoria de imagem.

Este profissional é capaz de fazer com que os seus clientes reflitam sobre quem eles realmente são, explorando a personalidade de cada um para, depois, transpor para outros aspectos importantes, como o vestuário e o comportamento.

Quais as suas funções

De uma forma geral, o consultor de imagem acompanha os seus clientes num processo de verdadeira transformação diária.

Durante esse processo, o consultor faz com que o cliente consiga perceber os diferentes estilos existentes, e quais aqueles que melhor se adequam ao seu perfil e personalidade.

Além disso, poderá compreender quais as formas de roupas que mais o favorecem, e quais as cores que potencializam (potenciam) as suas características pessoais.

As funções do consultor variam de acordo com as necessidades do cliente, assim como da área de atuação. No entanto, de uma forma geral, podemos dizer que este profissional é responsável por:

  • Escolher o guarda-roupa
  • Fazer compras personalizadas
  • Determinar melhores cores
  • Avaliar os melhores penteados e cortes de cabelo
  • Determinar as melhores maquilhagens (maquiagens)
  • Ensinar regras de etiqueta
  • Treinar comportamento e presença perante os outros

Independentemente do pedido do cliente, o consultor de imagem nunca pode excluir a essência da pessoa que tem à sua frente. Ele deverá indicar as melhores opções, mas tendo sempre em conta a identidade e personalidade do cliente, assim como o seu gosto pessoal.

Saídas no Mercado de Trabalho

Embora a área da consultoria de imagem seja muito recente, a verdade é que já existe um amplo mercado de trabalho para ela, com muitas oportunidades para aqueles que querem seguir esta carreira.

O mundo moderno tornou urgente um cuidado com a imagem permanente, muito por causa da internet e redes sociais, que nos expõe para o mundo a todos os instantes.

Sendo assim, a consultoria de imagem oferece milhões de oportunidades de emprego, pois cada pessoa é um potencial cliente. É tanto assim que o New York Times considerou esta profissão como uma das mais promissoras no futuro.

Pessoas Singulares / Pessoas Físicas

Qualquer pessoa pode contratar os serviços dos consultores de imagem. O profissional vai ajudar bastante no processo de autoconhecimento antes de determinar o estilo de roupa, maquilhagem (maquiagem), cabelo, comportamentos, entre outros.

Podemos dizer que o consultor é quase que um terapeuta, que ajuda o cliente a encontrar o seu verdadeiro eu, mas também um coaching, que ajuda a maximizar as suas qualidades e potenciais e superar algumas barreiras que tenha.

Tendo em conta que a imagem pode ser determinante nos nossos relacionamentos pessoais e profissionais, o especialista em consultoria de imagem pode mudar a vida dos clientes.

Empresas / Pessoas Jurídicas

Poderão ainda trabalhar para empresas que queriam trabalhar a aparência dos seus funcionários. Sabendo que o primeiro impacto é o mais importante, é fundamental que todos os colaboradores de uma empresa consigam dar o seu melhor em todos os primeiros encontros.

Há cada vez mais empresas que procuram os serviços de consultoria de imagem por essa razão.

Como entrar na carreira de Consultor de Imagem

Atualmente, existem vários cursos de formação de consultoria de imagem. Apesar de não ser obrigatório, torna-se um diferencial, pois terá um certificado no final do curso que lhe dá credibilidade.

No entanto, é fundamental que qualquer profissional que queira seguir esta carreira tenha um grande senso estético e tenha conhecimentos de moda e etiqueta.

É também importante ter empatia com os outros, pois precisa entender os seus clientes, conhecê-los, para que os resultados sejam favoráveis.

Onde estudar Consultoria de Imagem

Portugal:

Brasil:

Se estava na dúvida sobre qual profissão seguir, e se tem um gosto particular por moda, esta pode ser a escolha acertada. A profissão de consultor de imagem tem um grande futuro pela frente, e os primeiros a trilharem esse caminho chegarão à meta muito mais cedo!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima