Diretor de Recursos Humanos (RH)

Diretor de Recursos Humanos (RH)

O Diretor de Recursos Humanos (RH) trabalha para o bom funcionamento do departamento de RH de uma empresa. Sem ele, as equipas de trabalho não conseguem ter tudo organizado e acabam por não saber aquilo que têm de fazer.

Outros nomes para esta profissão: Diretor de RH

  • Modalidades: Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: 2000€ - Máximo
  • Empregabilidade: Média
  • Empregabilidade: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: História, Línguas, Literatura, Psicologia, Sociologia
  • Idiomas: Inglês, Português

Este profissional ocupa um cargo superior na área dos Recursos Humanos. É ele que trata de todo o aspeto operacional da equipa de funcionários. Mas também se dedica à estratégia, colocando cada um dos funcionários no cargo ideal para as suas habilidades. Essa colocação vai permitir que a empresa tenha bons resultados.

Além disso, ele coordena todos os os funcionários, garantindo uma perfeita harmonia no ambiente de trabalho, e uma eficácia na cadência das funções de cada um deles.

Para que este trabalho seja ainda mais eficaz, o profissional faz o acompanhamento do recrutamento e seleção dos funcionários.

Gosta da área dos Recursos Humanos? Já trabalha na área e chegou a hora de dar aquele salto na sua carreira? Então, saiba aqui tudo o que faz um diretor de recursos humanos, quais as suas funções, as saídas no mercado de trabalho, e o que precisa fazer para conseguir este cargo. Confira!

O que faz um Diretor de Recursos Humanos (RH)?

O diretor de recursos humanos (RH) consegue tirar o máximo de cada um dos trabalhadores, ao explorar o potencial de cada um deles. Isso valoriza o capital humano e, assim, otimiza os resultados da empresa. Por isso, é importante que as empresas tenham sempre um profissional responsável para este cargo.

É ele que faz toda a gestão dos funcionários e estabelece as funções que cada um deles vai fazer. Além disso, ele supervisiona todo o trabalho, de forma a que as políticas internas sejam cumpridas.

É também o diretor de RH que cuida da gestão das carreiras dos funcionários dentro da empresa. Para isso, ele avalia o desempenho, as habilidades e as capacidades desenvolvidas ao longo do tempo.

O treinamento, cursos e palestras também são estruturados pelo diretor de recursos humanos. É ele que sabe exatamente o que os seus profissionais precisam melhorar e quais os conhecimentos e habilidades que estão em falta na empresa. Por isso, não existe ninguém melhor do que ele para fazer esses cursos.

É de sua competência, também, preparar e formar novos líderes, sendo estes os profissionais que trabalham diretamente com ele.

Assim como é sua função acompanhar a seleção e contratação de funcionários, ele também decide transferências e demissões.

Faz parte da sua responsabilidade fazer a supervisão de programas de higiene, saúde e segurança no trabalho.

Pode, ainda, trabalhar com uma parte financeira, em conjunto com o gestor financeiro, ou diretor financeiro da empresa, no que diz respeito à gestão de orçamentos, controlo de despesas e garantir uma eficiência de custos.

Quais as suas funções

A principal função do diretor de recursos humanos é garantir que todos os colaboradores da empresa são valorizados. O principal objetivo é formar uma equipa sólida, competente e, acima de tudo, motivada.

Por isso, é importante que o profissional de RH trabalhe no recrutamento, seleção e admissão dos funcionários. Ele também deve estar atento a todos os funcionários, e ao seu desempenho, para fazer uma gestão eficaz do pessoal e dar as formações precisas para melhorar o desempenho de cada um deles.

É o diretor de RH que elabora os contratos de trabalho e faz a avaliação de integração e desempenho.

Além disso, ele atualiza os salários e as condições de trabalho. Também organiza e aprova os mapas de férias.

Saídas no Mercado de Trabalho

Todas as empresas precisam de um diretor de recursos humanos. Sendo assim, o mercado de trabalho para estes profissionais é bom. Tendo em conta que este é um cargo de nível superior, dando preferência a formação na área e experiência de trabalho anterior em recursos humanos, a concorrência não é assim tão elevada.

Os melhores salários são oferecidos em empresas de grande porte, assim como no setor público, que também emprega este profissional (geralmente por progressão de carreira de funcionários que já trabalham para o setor).

Como entrar na carreira de Diretor de Recursos Humanos

O Diretor de Recursos Humanos (RH) pode, sem dúvida, ter diversas formações. No entanto, é preferível que tenha um dos seguintes cursos universitários:

É importante que os profissionais que queiram entrar para este cargo continuem a investir em especializações e formações, mesmo que já tenham muitos anos na área dos recursos humanos. Falamos de uma área de trabalho muito dinâmica e, por isso, está sempre em mudança e evolução. Então, é fundamental que o profissional se mantenha a par das novas tendências e estratégias de recursos humanos.

Regra geral, o profissional que consegue alcançar o cargo de diretor de recursos humanos desempenhou funções de:

  • Analista / Gestor de Recursos Humanos
  • Coordenador de R&S / RH
  • Técnico de Segurança do Trabalho
  • Business Partner

Além das suas capacidades profissionais, é essencial que ele tenha uma série de características pessoais, como:

  • Liderança
  • Raciocínio Lógico
  • Inovação
  • Boa capacidade comunicativa e de relacionamento

Onde estudar Recursos Humanos

Portugal:

Brasil:

Se quer uma posição superior na área de recursos humanos, este é, sem dúvida, o melhor cargo que pode almejar. Ser Diretor de Recursos Humanos é a posição que muitos profissionais desejam, por isso invista na sua formação superior, e invista em cursos ligados à área.

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima