Sargento da GNR

Sargento da GNR

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Matérias relacionadas:

Direito Educação Física Geografia Psicologia Sociologia

Idiomas:

Português

O sargento da GNR (Guarda Nacional Republicana) é uma força militar que dedica a sua vida a proteger os outros cidadãos. Este profissional estabelece a ponte entre os guardas e os oficiais e é responsável pelo serviço na unidade elementar (posto) e por acompanhar os guardas diretamente.

A carreira na GNR envolve diferentes patentes e postos. Uma das patentes é a de sargento, mas dentro desta encontramos diferentes postos.

Se gostas da área militar e queres servir a sociedade, assegurando o bem-estar dos cidadãos, então esta pode ser a profissão que tanto procuravas. Neste artigo vamos mostra-te tudo o que precisas saber sobre ela.

Vais descobrir, aqui, por exemplo, o que faz um sargento da GNR, quais as funções que terás nos diferentes postos, as saídas profissionais, e todo o percurso que tens de fazer para entrar nesta carreira.

Vamos?

O que faz um Sargento da GNR?

O sargento da GNR é o responsável pela unidade elementar da Guarda Nacional Republicana (posto da GNR). Ele é responsável por acompanhar os guardas, assim como transmitir-lhes os valores e assegurar a coesão.

Independentemente do posto, todos os sargentos da GNR pertencem aos quadros permanentes, pois estes adquiriram uma preparação especial para seguir a carreira e servem no corpo especial de tropas, sendo este de caráter permanente.

Para perceberes melhor o que fazem os sargentos da GNR, temos de olhar para os diferentes postos. É isso que veremos a seguir.

Não deixes de ver também a profissão de Guarda da GNR para entenderes melhor o que é o trabalho na Guarda Nacional Republicana.

Quais as suas funções

Os sargentos da GNR podem exercer várias funções, entre elas:

  • Comando
  • Chefia
  • Instrução
  • Administração e Logística

Pode ainda desenvolver funções de natureza especializada, sendo que estas dependem do posto em que atuam, assim como as qualificações técnicas e as habilidades pessoais.

Para entendermos melhor as diferentes funções do sargento da Guarda Nacional Republicana, temos de olhar para os postos dos sargentos, os quais se distribuem de forma hierárquica.

Sargento-mor

Este sargento está no topo da hierarquia dos sargentos da GNR. É o elemento do estado-maior do comando das unidades de escalão batalhão, ou superior, e regimento. Este profissional atua como adjunto do comandante, principalmente quando se trata de assuntos associados à vida interna da unidade, como, por exemplo:

  • Administração de pessoal
  • Administração e logística da unidade
  • Comando-Geral

Sargento-chefe

O sargento-chefe da GNR é o segundo posto mais alto da hierarquia e está responsável pelo comando dos postos, desde que se justifique. É ele que está á frente do comando de áreas que englobam vários postos rurais.

Além destas funções, o sargento-chefe também atua como adjunto de comando das áreas rurais em missões, assim como adjunto do comandante em unidades de escalão batalhão e companhia, ou superior, em assuntos que se relacionam com a vida interna da unidade.

Sargento-ajudante

O sargento-ajudante é um adjunto do comandante da área, a qual envolve vários postos rurais. Ele também atua como um adjunto do comandante na unidade de escalão secção, companhia, ou superior, para assuntos da vida interna da unidade.

Primeiro-sargento e Segundo-sargento

O primeiro, assim como o segundo-sargento, está no comando de postos rurais. Eles também estão no comando de unidades elementares, ou então no comando de órgãos de escalão secção.

Além destas funções, eles também trabalham nos órgãos de serviços administrativos, logísticos e técnicos.

Furriel

O furriel é o sargento que se encontra mais abaixo na hierarquia. Ele atua como adjunto do comandante dos escalões inseridos entre a secção rural e o posto rural. Além disso, ele também desempenha tarefas técnicas, administrativas e logísticas.

Saídas no Mercado de Trabalho

O sargento da GNR é uma força militar e, por isso, é um profissional do Estado. Sendo assim, serás um funcionário público, mas seguindo regras específicas que dizer respeito ao exército.

Vais trabalhar em postos e comandos da GNR, exercendo diferentes funções dependendo do posto de sargento que tens, como vimos no ponto anterior.

Se ainda tens dúvidas quanto à profissão que vais seguir, então aconselhamos-te a fazer os nossos Testes Vocacionais e usar o nosso Simulador.

Como entrar na carreira de Sargento da GNR?

O sargento da GNR é uma força militar e, portanto, é normal que inicies esta carreira na tropa. Para seguires a profissão, tens de ter o serviço militar cumprido e fazer um curso de formação de sargentos.

Vais começar a trabalhar como praça ou furriel e depois vais sendo promovido, de posto em posto, de acordo com a hierarquia que mencionamos na secção “Quais as suas funções”.

Em alguns casos, embora estes sejam raros, pode haver uma promoção por distinção a um posto maior ao que está imediatamente acima.

Promoções e subidas de posto

Para conseguires uma promoção, tens de:

  • Apresentar bom comportamento civil e militar
  • Demonstrar espírito militar
  • Provar ter boas qualidades morais
  • Provar ter qualidades profissionais, pessoais e intelectuais para desempenhares as funções de sargento no posto acima do teu atualmente

Além destas condições, existem outras que variam de acordo com o posto que vais assumir.

  • Furriel – Tens de ser aprovado na primeira parte do curso de sargentos.
  • Segundo-sargento – Tens de ter aprovação no curso de formação de sargentos.
  • Primeiro-sargento – Tens de concluir o curso geral dos liceus, ou então um curso que lhe seja equivalente. Além disso, tens de ter 3 anos de serviço efetivo como segundo-sargento. A promoção é atribuída por diuturnidade.
  • Sargento-ajudante – Para seres promovido a este posto, tens de ser aprovado no curso de promoção a sargento-ajudante e ter, pelo menos, 4 anos de serviço como primeiro-sargento. A promoção é atribuída por antiguidade.
  • Sargento-chefe – Para obteres a promoção, tens de ter, pelo menos, 2 anos de serviço efetivo como sargento-ajudante. A promoção é atribuída por escolha, assim como por antiguidade.
  • Sargento-mor – Tens de ter, pelo menos, 1 ano de serviço efetivo como sargento-chefe. A promoção aqui é atribuída por escolha.

Para ingressares nos quadros de oficiais dos quadros permanentes do exército tens de:

  • Ser aprovador nos cursos da Academia Militar
  • Ser aprovado nos cursos do Instituto Superior Militar

Onde estudar para Sargento da GNR?

A Escola de Sargento do Exército – ESE – é responsável por desenvolver e ministrar as formações dos sargentos (a formação inicial, assim como as formações que terás de fazer ao longo da carreira).

Para seguires a profissão de Sargento da GNR, então aconselhamos a que procures mais informações no site da ESE e, se possível, vai até a um posto da GNR, onde te podem informar todos os passos que terás de tomar. Com toda a certeza, vão conseguir dar-te todas as informações que precisas. Nós desejamos-te muito sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top