Zelador de Guarda-Roupa

zelador de guarda-roupa

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Oficina de Artes

Idiomas:

Português

O zelador de guarda-roupa, também chamado de mestre de guarda-roupa, é a pessoa que conserva os figurinos dos artistas. Esta é uma profissão pouco conhecida, mas importante no mundo do espetáculo. 

Todos os profissionais que estão nos bastidores de qualquer espetáculo são importantes. Cada um, à sua maneira, tem a sua importância. 

Portanto, quando olhamos para zeladores de guarda-roupa, figurinistas, costureiras de espetáculos, maquinistas, estamos perante profissionais essenciais a um bom espetáculo. 

É errada a ideia que um ator é mais importante que um técnico de equipamento de espetáculo, por exemplo. Sem estes profissionais de bastidores, o espetáculo não seria o mesmo. 

Agora que sabemos a importância das várias profissões do teatro, cinema, televisão, música, está na hora de conhecermos mais sobre a profissão de zelador de guarda-roupa. 

Neste artigo, vamos mostrar-te o que faz um mestre de guarda-roupa, quais as suas funções, quais são as saídas no mercado de trabalho, assim como tudo o que precisas fazer para entrar nesta carreira.

Vens connosco?

O que faz um Zelador de Guarda-Roupa?

O mestre, ou zelador de guarda-roupa, é a pessoa que conserva os figurinos usados no espetáculo. Além disso, ele lava e limpa regularmente todas as peças de roupa e guarda-as no final de cada ensaio e espetáculo. No caso das turnés, o zelador embala os figurinos para que sejam transportados.

Os figurinos são parte importante de um espetáculo, quer seja no teatro, cinema, dança, música, televisão, circo, entre outras produções artísticas e audiovisuais. 

A imagem dos artistas é construída também pelas roupas que usam, assim como maquilhagem, penteados, acessórios, entre outros elementos que compõem o visual.

Quais as suas funções

A profissão de mestre ou zelador de guarda-roupa implica uma série de tarefas relacionadas com os figurinos usados nos espetáculos. Vejamos!

  • Conserva os figurinos
  • Garante que todos os figurinos estão em condições de serem usados
  • Lava e limpa os figurinos
  • Guarda todos os elementos do figurino no local correto no final de cada espetáculo e ensaio
  • Embala os figurinos para o transporte em turnés

Saídas no Mercado de Trabalho

O zelador de guarda-roupa, ou mestre de guarda-roupa, pode trabalhar em várias produções artísticas. A maior parte das ofertas de trabalho é no teatro, mas não é a única saída. 

O trabalho no cinema e na televisão é também uma opção. O cinema é ainda uma área que contrata poucos profissionais, até porque existem poucas produções nacionais na sétima arte. A televisão oferece mais oportunidades, mas não tantas quantas as que gostaríamos. 

O circo é também uma solução. As companhias circenses envolvem o trabalho com muitos artistas e precisam de alguém que trate dos figurinos. Por isso, se olharmos para o mercado de trabalho, esta pode ser uma solução para encontrar uma vaga mais facilmente.

O mundo dos espetáculos ao vivo de música e dança não costumam ter um zelador de guarda-roupa. No entanto, é possível conseguir um trabalho em produções grandes, com artistas renomados. Nesses casos, eles têm alguém para tratar das suas roupas durante as turnés.

Como entrar na carreira de Zelador de Guarda-Roupa?

Se queres seguir a carreira de zelador de guarda-roupa, não precisas ter nenhuma formação. O mais importante é seres uma pessoa organizada e responsável, zelosa com os figurinos e prestável para com os artistas. No entanto, se quiseres subir na carreira, podes tirar o curso de figurino.

O curso de teatro, com variante em figurino, dá-te a possibilidade de trabalhares como figurinista no futuro. Se a tua ideia é progredir na carreira, então não podes deixar de fazer esta licenciatura. 

A vantagem de frequentares um curso superior é que te dá a possibilidade de conheceres muitas pessoas do meio artístico. Tendo em conta que muitos trabalhos são por meio de indicação, é uma excelente oportunidade para entrares no mercado de trabalho. 

Onde estudar para Zelador de Guarda-Roupa?

Como dissemos, não precisas de uma formação para seres zelador de guarda-roupa, mas se quiseres progredir na carreira, então dá uma olhadela a estes cursos. Podem ser uma mais-valia. 

Portugal: 

Brasil: 

Gostavas de te tornar zelador de guarda-roupa? Então não desistas dos teus sonhos e luta para que se tornem realidade. Com toda a certeza, com esforço e dedicação vais ter muito sucesso na carreira.

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top