Distribuidor de Mercadorias

distribuidor de mercadorias

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Matérias relacionadas:

Educação Física

Idiomas:

Português

O distribuidor de mercadorias é a pessoa que recebe e distribui mercadorias, podendo estas ser alimentos, jornais, telegramas, entre outros. O distribuidor é, assim, o profissional que se dedica à venda e distribuição de bens/serviços para revenda, ou para uso comercial.

Os distribuidores trabalham muitas horas ao “volante”, o que implica que gostem de conduzir e tenham habilitações para isso. Também fazem as cargas e descargas de mercadorias, o que requer um bom condicionamento físico.

Se tens todas estas qualidades e se procuras um trabalho que não te obrigue a ficar dentro de um escritório, então esta pode ser uma excelente profissão para ti.

Neste artigo vamos mostrar-te tudo o que precisas saber sobre esta carreira. Vais descobrir o que faz um distribuidor de mercadorias, quais as funções que tem no seu quotidiano, as saídas no mercado de trabalho, assim como tudo o que precisas para seguir esta profissão.

Vens connosco?

O que faz um Distribuidor de Mercadorias?

O distribuidor de mercadorias é responsável por receber as mercadorias e distribuí-las nas moradas indicadas. Este profissional dedica-se apenas à distribuição de bens/serviços para revenda ou uso comercial.

Sendo assim, os fabricantes, agricultores ou vendedores de varejo não fazem parte dos distribuidores de mercadorias. Os distribuidores fazem, então, a ligação entre estes dois elementos: fabricantes/agricultores e vendedores de varejo.

Embora alguns fabricantes e agricultores tenham os seus próprios distribuidores, que levam os produtos diretamente aos vendedores de varejo, na maior parte dos casos contratam-se empresas de distribuição de mercadorias, até porque estes têm contactos na área do comércio, o que faz com que se consigam mais vendas.

Ainda tens dúvidas quanto à profissão ideal para ti? Então experimenta os nossos Testes Vocacionais!

Quais as suas funções

O distribuidor de mercadorias tem como principais funções receber, assim como distribuir as encomendas. Para entenderes melhor como é o dia a dia de trabalho, vamos ver quais as diferentes tarefas que terás caso sigas esta profissão.

  • Receber mercadorias para depois entregar
  • Receber guias de remessa e faturas
  • Desembalar ou acondicionar as mercadorias em armazém ou para distribuição
  • Fazer a carga e descarga de mercadorias, ou então ajudar nestas tarefas
  • Realizar entrega das mercadorias nas respetivas moradas

O distribuidor de mercadorias pode, também, fazer a distribuição de cartas, jornais, pequenas encomendas, entre outros, em hotéis ou estabelecimentos similares.

Saídas no Mercado de Trabalho

O distribuidor de mercadorias trabalha, na maior parte das vezes, em empresas de distribuição. Existem alguns produtores que possuem o seu próprio departamento de distribuição, mas isto só acontece em produtores de maior porte.

Além destes, também pode trabalhar em hotéis, na distribuição de jornais, pequenos pacotes e cartas.

É possível, ainda, atuar com trabalhador autónomo. Neste caso, além da distribuição simples das mercadorias, também vais ter de trabalhar contactos com os produtores, assim como com possíveis compradores.

Sendo assim, além das tarefas como distribuidor, terás ainda funções que são da responsabilidade de vendedores.

Como entrar na carreira de Distribuidor de Mercadorias?

Para seres distribuidor de mercadorias não precisas ter uma formação em particular. No entanto, se o trabalho envolve a condução de pesados, deves ter alguns requisitos mínimos, pois a carta de condução de automóveis ligeiros não é suficiente.

Como obter licença de pesados em Portugal?

Para poderes realizar a distribuição de mercadorias em veículos pesados, tens de ter:

  • Pelo menos 21 anos
  • Carta de condução nas categorias C (veículo pesado de mercadorias) e CE (veículo pesado de mercadorias com reboque ou semirreboque)
  • Ter CAM (Certificado de Aptidão para Motorista)
  • Ter CQM (Carta de Qualificação de Motorista)

Caso os veículos pesados de mercadorias não excedam 7500kg, ou se enquadrem na categoria C1E, basta teres um mínimo de 18 anos e carta de condução C1 e C1E, assim como o CAM e o CQM.

Para conseguires o certificado e a carta de qualificação de motorista, tens de frequentar uma formação que seja reconhecida pelo IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes).

Vale dizer, aqui, que o CAM e o CQM têm uma validade de 5 anos. Portanto, depois deste tempo terás de renová-los.

Além dos requisitos acima descritos, tens ainda de ter:

  • Cartão Tacográfico ou Cartão de Tacógrafo (regista a tua identificação e regista dados da condução)
  • Atestado médico, assim como relatório de avaliação física que atestem a tua aptidão física
  • Atestado de avaliação psicológica e relatório de avaliação mental que atestem a tua aptidão mental

Para o caso de transportares mercadorias perigosas, além de todos os requisitos anteriores, tens de ter uma certificação ADR, a qual consegues ao frequentar um curso.

Como obter licença de pesados no Brasil?

Para fazeres a distribuição de mercadorias em veículos pesados no Brasil, tens de ter:

  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH) da categoria C (veículos de carga com peso bruto superior a 3500kg), categoria D (veículos de transporte de carga perigosa) ou E (veículos com reboque ou semirreboque com peso bruto de 6000kg).
  • Para o transporte de algumas cargas, como o combustível, por exemplo, é preciso ter um curso especial para o efeito
  • Certificado MOPP (Movimentação Operacional de Produtos Perigosos) para o caso de transporte de cargas perigosas
  • Exames médicos que atestem aptidão física e psicológica
  • Testes toxicológicos negativos

Conhece também a profissão de Motorista de Pesados / Caminhoneiro

Onde estudar para Distribuidor de Mercadorias?

Como vimos, não existe uma exigência para ser distribuidor de mercadorias. No entanto, se falarmos de distribuição em veículos pesados, são exigidos alguns requisitos mínimos, como vimos agora.

Aqui deixamos-te alguns links que te podem interessar.

Portugal:

Brasil:

Se queres ser distribuidor de mercadorias, então vê tudo o que precisas para começares a trabalhar e arregaça as mangas. O teu futuro só depende de ti mesmo, portanto esforça-te ao máximo. Nós, do Guia das Profissões, desejamos-te muito sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top