Assistente de Produtor Cinematográfico

assistente de produtor cinematográfico

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Matérias relacionadas:

Economia História da Cultura e das Artes Matemática Oficina de Artes

Idiomas:

Inglês, Português

O assistente de produtor cinematográfico é o braço direito do diretor de produção cinematográfica (também chamado de produtor de cinema). Como tal, é um profissional que tem funções diversas e tem de fazer tudo para que o trabalho do produtor seja mais fácil.

O trabalho na área do cinema não é fácil, embora seja um setor envolto em magia e encanto. O diretor de produção tem muitas responsabilidades, até porque é ele que faz a gestão do orçamento e gere toda a equipa que trabalha na produção audiovisual. Por isso, o seu assistente tem também uma responsabilidade acrescida.

Se és uma pessoa flexível, responsável e com vontade de ajudar, então esta pode ser uma boa profissão para ti. Neste artigo vamos mostrar-te tudo o que precisas saber sobre esta carreira.

Vais descobrir, aqui, o que faz um assistente de produtor cinematográfico, as funções que tem no seu dia a dia, as saídas no mercado de trabalho, assim como tudo o que precisas fazer para seguir esta profissão.

Vens connosco?

O que faz um Assistente de Produtor Cinematográfico?

O assistente de produtor cinematográfico auxilia o diretor de produção em todas as suas funções. Portanto, ele pode realizar uma série de tarefas, atuando na captação de recursos para o projeto, fazer orçamentos, distribuir recursos, planear e gerir a produção, entre tantas outras coisas.

Para conseguires perceber melhor o trabalho deste assistente, temos de conhecer melhor o trabalho do diretor de produção.

Este profissional tem a responsabilidade de gerir o orçamento, assim como gerir toda a equipa que trabalha na produção. Sendo assim, este profissional tem poderes de decisão e é ele que está à frente de todo o processo.

É ele, por exemplo, que contrata pessoas, faz a distribuição dos recursos pelos diferentes setores, assegura que os prazos são cumpridos, trata da hospedagem e da alimentação da equipa, entre tantas outras coisas.

Resumindo, ele é o maior responsável pela infraestrutura da produção. Como tal, podemos perceber que ele tem a seu cargo imensas responsabilidades e que sozinho seria difícil concluir este trabalho.

É por essa mesma razão que existem os assistentes de produção. O diretor de produção vai delegar várias tarefas aos seus assistentes, até porque seria impossível tratar de tudo sozinho.

Vamos olhar agora para as diferentes tarefas que podem ser delegadas ao assistente de produtor cinematográfico.

Quais as suas funções

O assistente de produtor cinematográfico tem como principal função ajudar o diretor de produção no seu trabalho. O diretor delega várias tarefas aos seus assistentes, entre elas:

  • Verificar se o cronograma está a ser cumprido
  • Tratar de hospedagens e alimentação da equipa
  • Realizar pesquisas de mercado
  • Fazer pesquisas de figurinos, espaços de gravação, entre outros
  • Resolução de conflitos e problemas que possam surgir no dia a dia
  • Elaborar contratos de trabalho

Como vês, as tarefas são muito distintas e tens de ter uma boa capacidade de adaptação. Além disso, como o trabalho envolve muito contacto com outras pessoas, tens de ser capaz de comunicar bem com o grupo.

Ainda tens dúvidas sobre a profissão que queres seguir? Então experimenta os nossos Testes Vocacionais!

Saídas no Mercado de Trabalho

O assistente de produtor cinematográfico, tal como o nome indica, trabalha em cinema. No entanto, também podes trabalhar noutras produções audiovisuais, como a televisão e teatro.

Como a 7ª arte em Portugal, assim como no Brasil, não oferece assim tantas oportunidades de trabalho, vais encontrar mais ofertas em teatro e na televisão. Além disso, ao trabalhares em teatro e TV, terás maior segurança e estabilidade profissional.

Apesar de haver mais vagas de trabalho, é importante dizermos que a concorrência é forte neste setor. Existem muitas pessoas a quererem seguir esta carreira e, por isso, vais ter de mostrar todo o teu valor para conseguires uma oportunidade no mercado de trabalho.

Como entrar na carreira de Assistente de Produtor Cinematográfico?

Para seguires a profissão de assistente de produtor cinematográfico, embora não precises de uma formação, se quiseres destacar-te dos outros e crescer na profissão, então o melhor é fazeres um curso na área da produção.

Além de ser excelente para o teu currículo, vais adquirir conhecimentos importantes para o caso de quereres tornar-te diretor de produção.

Uma das vantagens de frequentares um curso nesta área é que vais conhecer muitas pessoas que já trabalham no meio. Isso vai abrir-te muitas portas no futuro, principalmente se um professor reconhecer em ti um talento.

Por isso, enquanto estiveres a estudar, mostra todo o teu valor e esforça-te bastante. Lembra-te que existe sempre alguém que nos pode ajudar por perto.

Onde estudar para Assistente de Produtor Cinematográfico?

Como vimos, não existe uma formação obrigatória para este profissional. No entanto, é bom teres um curso na área da produção, principalmente se quiseres crescer na carreira. Além disso, como a concorrência é forte, é sempre bom para o teu currículo teres uma formação.

Aqui, vamos deixar-te algumas das opções de formação nesta área que te podem interessar.

Portugal:

Brasil:

Se queres ser um assistente de produtor cinematográfico de sucesso, então investe na tua formação. Acredita em ti, em todo o teu potencial, e esforça-te para seres o melhor naquilo que fazes. Sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top