Colorista de Animação

Colorista de Animação

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Ordenado Médio Mensal:

Mínimo - 1000€

Empregabilidade:

Média

Disciplinas do secundario:

Desenho História da Cultura e das Artes Materiais e Tecnologias Multimédia Oficina de Artes

Idiomas:

Inglês, Português

O colorista de animação, também conhecido como color script, é a pessoa que colore os desenhos de animação. O seu trabalho é supervisionado pelo chefe de arte ou pelo conferente de animação.

Todas as produções, principalmente as grandes, precisam de profissionais especializados em determinadas tarefas para que o processo seja mais rápido e eficiente.

O colorista permite que outros profissionais da animação, como o animador, por exemplo, possam concentrar-se noutras tarefas sem terem de se preocupar com a coloração dos desenhos.

Se gostas de animação, de desenhar e, principalmente, se gostas de pintar, esta pode ser a profissão certa para ti.

Neste artigo vamos mostrar-te tudo o que precisas saber sobre esta profissão. Vais descobrir o que faz um colorista de animação no seu dia a dia, quais as suas funções, as saídas no mercado de trabalho e o que precisas fazer para entrar nesta carreira com o pé direito.

Estás curioso para saber mais sobre esta profissão?

Então continua connosco!

O que faz um Colorista de Animação?

O colorista de animação escolhe a palete de cores que vai ser usada no filme, série, anúncios publicitários, entre outras produções de animação. Por isso, ele precisa ter uma visão geral do projeto para decidir quais as melhores cores a usar para as personagens e para os cenários.

O animador faz os desenhos e depois passa para o colorista para que ele dê cor e vida aos seus desenhos. O trabalho é depois conferido pelo conferente de animação ou pelo chefe de arte.

Para decidir a melhor palete de cores a usar, é importante seguir as orientações do diretor de animação.

Quais as suas funções

A principal função do colorista de animação é colorir os desenhos e frames de animação, seguindo as linhas orientadoras do diretor de animação. O conferente de animação avalia o resultado e pode sugerir alterações. Nesse caso, o colorista altera as cores de acordo com as novas orientações.

Não só está encarregue de colorir as personagens, como também os cenários e outros elementos que estejam relacionados com o projeto.

No século XX, a maior parte dos projetos era feito de forma tradicional, pintando com tintas e pincéis. Os coloristas de banda desenhada trabalhavam em cópias dos desenhos para terem paletes de cores diversas. Já no caso da animação, os coloristas pintavam cada frame de forma individual numa célula, a qual estava ligada ao contorno das personagens.

Desde a década de 90, as editoras de banda desenhada começaram a investir na coloração por computador. Hoje em dia, a maior parte dos projetos é feito de forma 100% digital.

Para trabalhares com animação, é muito importante que saibas usar diferentes softwares de animação, como o Adobe Photoshop, por exemplo.

Saídas no Mercado de Trabalho

O colorista de animação pode trabalhar em diferentes projetos de animação, como filmes, séries, bandas desenhadas, vídeos, GIFs, curtas-metragens, videojogos, anúncios de publicidade, entre outros.

Portanto, se quiseres seguir a profissão de colorista de animação, podes encontrar trabalho em:

  • Estúdios de animação
  • Estúdios de jogos
  • Produtores de internet
  • Emissoras de televisão
  • Empresas da governo e educação
  • Agências de publicidade

Como entrar na carreira de Colorista de Animação?

Se queres seguir a profissão de colorista de animação, então tens de investir na tua formação na área da animação. Tens aqui duas opções. Ou tiras um curso profissional, ou optas por uma licenciatura. A melhor escolha vai depender dos teus objetivos.

Se quiseres ficar-te pela profissão de colorista de animação ou de animador, poderás fazer um curso profissional de animação onde possas aprender os conceitos de animação 2D e 3D. Existem cursos online, mas também podes encontrar cursos na modalidade presencial.

No entanto, se quiseres progredir na carreira para conferente de animação, ou diretor de animação, por exemplo, o melhor é tirares uma licenciatura em animação digital. Esta licenciatura dá-te mais conhecimentos da área e ficas com bases mais sólidas em animação.

Além disso, uma licenciatura é sempre vantajosa para o teu currículo. Na hora de conseguires um trabalho, vai ser mais fácil conseguires uma colocação com uma formação superior.

Onde estudar para Colorista de Animação?

Portugal:

Brasil:

O mundo da animação está, com toda a certeza, na vanguarda. São cada vez mais projetos que envolvem a animação e pode ser uma profissão de grande futuro. Não só a profissão de colorista, assim como outras profissões da área, como o animador ou o conferente de animação.

Gostaste de descobrir a profissão de colorista de animação? Se é esta a profissão que queres seguir, então não percas mais tempo e investe hoje na tua formação. Acredita no teu sonho porque vai valer a pena todo o esforço. Nós desejamos-te muito sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top