Recreador de Hotel

Recreador de Hotel

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Matérias relacionadas:

Educação Física História da Cultura e das Artes Línguas Oficina de Artes

Idiomas:

Inglês, Português

O recreador de hotel, também conhecido como monitor de lazer ou animador de hotel, desenvolve atividades de entretenimento em unidades hoteleiras, como hotéis e resorts. Aqui, incluem-se atividades desportivas e culturais, por exemplo.

Esta é uma profissão excelente para pessoas ativas e criativas, com grande talento para captar a atenção e os olhos dos mais distraídos. Com as suas atividades, ele é capaz de trazer turistas e visitantes ao espaço hoteleiro, garantindo a diversão do local. Por isso, as empresas só setor têm procurado, cada vez mais, os recreadores para fazerem parte da sua equipa.

Se és uma pessoa ativa, que adora desporto e cultura, esta pode ser a oportunidade de transformares os teus hobbies numa carreira.

Neste artigo, vamos mostrar-te tudo o que precisas saber sobre a profissão de recreador de hotel. Vais descobrir como é a rotina de trabalho do recreador, quais as saídas profissionais, assim como outras informações úteis para entrares no mercado de trabalho com toda a força.

Estás curioso para saber mais? Então segue connosco!

O que faz um Recreador de Hotel?

O recreador de hotel, ou monitor de lazer, planeia e executa todas as atividades de entretenimento de uma unidade hoteleira, como hotéis e resorts. Estas atividades têm como objetivo atrair turistas e visitantes, e tornar a sua estadia no local agradável e divertida.

Ele tem autonomia para desenvolver as atividades, dependendo dos seus gostos e talentos pessoais também.

Por exemplo, se o recreador tiver formações em atividades dentro de água, é normal que este planeie mais ações dentro da piscina. No entanto, se ele tiver mais aptidão com desportos em campo, é normal que faça mais atividades fora de água, como jogos de voleibol ou futebol.

Embora seja mais atraído para um ou outro tipo de atividade de lazer, o monitor é capaz de elaborar os mais variados tipos de entretenimento, como jogos de cultura geral, karaokes, brincadeiras com as crianças, entre tantos outros.

Conhece também a profissão de Preparador Físico

Quais as suas funções

O recreador de hotel tem como principal função criar atividades lúdicas e de lazer em unidades hoteleiras, como hotéis e resorts. Ele pode planear atividades voltadas para as crianças, para os adultos e para idosos, dependendo do público que está presente no local.

O monitor de lazer tem liberdade para criar uma lista de atividades para o dia, mas deve ter sempre em consideração o público-alvo. Afinal, nós queremos que os hóspedes se divirtam e que voltem a hospedar-se no local mais vezes.

Torneios, jogos aquáticos, jogos desportivos ou de cultura geral, por exemplo, podem fazer parte das atividades planeadas por ele. É importante que o recreador seja capaz de motivar quem participa e tornar o dia dos hóspedes perfeito e inesquecível.

Depois de montar a série de atividades, ele publica as diferentes atividades num espaço apropriado, como o hall de entrada, por exemplo.

É bom que o recreador planeie as atividades da semana inteira. Desta forma os visitantes conseguem organizar a sua agenda tendo em conta os horários das atividades que querem fazer.

Ainda não sabes qual a profissão Creta para ti? Então faz os nossos Testes e usa o nosso Simulador!

Saídas no Mercado de Trabalho

O recreador de hotel trabalha, maioritariamente, no verão. Durante o resto do ano, os hotéis e resorts não investem muito em atividades lúdicas, até porque a procura não é tanta como no verão. Por isso, esta pode ser considerada uma profissão sazonal (salvo raras exceções).

Podes encontrar trabalho em hotéis, resorts e outras unidades hoteleiras. No entanto, devemos dizer que a maior parte das ofertas partem de hotéis de 4 e 5 estrelas e resorts. Hotéis e pousadas mais pequenas não costumam ter atividades para os seus hóspedes e, portanto, não precisam dos serviços de um recreador.

Devemos alertar, ainda, para a precariedade desta profissão. Embora possa ser, sem dúvida, um ofício muito gratificante, por se tratar de uma atividade sazonal, a maior parte dos estabelecimentos não faz contrato de trabalho (trabalhas como freelancer).

Antes de ires, espreita a carreira de Animador Cultural

Como entrar na carreira de Recreador de Hotel?

Se queres seguir a profissão de recreador de hotel, então deves ter um curso na área de Educação Física. Como muitas atividades são desportivas, e tendo em conta que muitas delas são aquáticas, é fundamental que tenhas conhecimentos profundos de desporto, assim como de primeiros socorros.

No entanto, profissionais que tenham outros cursos em áreas culturais e recreativas, como, por exemplo, artes plásticas ou artes cénicas, encontram melhores oportunidades.

Uma das características mais valorizadas é a criatividade. Sem dúvida, os espaços hoteleiros procuram diferenciar-se para atrair o máximo de visitantes. Nesse sentido, oferecendo atividades diferentes, conseguem captar a atenção dos mais “distraídos”.

Ter iniciativa própria e capacidade analítica também é importante. Imagina que planeias uma atividade que pensavas que iria ser um sucesso, mas, 15 minutos depois de começares, percebes que as pessoas não estão a gostar. É importante agir com rapidez e transformar os moldes da atividade.

Outro aspeto importante nesta carreira prende-se com os idiomas. Saber falar vários idiomas vai fazer com que ganhes muitos pontos extras. Por isso, o nosso conselho é que invistas num curso de inglês.

Onde estudar para Recreador de Hotel?

Para te tornares recreador de hotel, ou animador de hotel, é importante teres uma formação em educação física. Podes também investir num curso de idiomas ou em cursos ligados à cultura, como artes plásticas e artes cénicas.

Por isso, nós deixamos-te aqui algumas faculdades que oferecem o curso em educação física, por ser a formação de base. Ora vê!

Portugal:

Brasil:

Gostavas de seguir a profissão de animador ou recreador de hotel? Então inscreve-te na faculdade de educação física e não deixes de investir em outras formações que enriqueçam o teu currículo. Pode não ser um caminho fácil e rápido, mas acredita que vai valer a pena todo o esforço. Com toda a certeza, vais conquistar todos os teus sonhos. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top