Consultor de Segurança da Informação

Consultor de Segurança da Informação

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Direito Informática Matemática Materiais e Tecnologias

Idiomas:

Inglês, Português

O Consultor de Segurança da Informação, também conhecido como Information Security Consultant, é o profissional que verifica, de forma periódica, a vulnerabilidade do ambiente tecnológico de uma organização.

A segurança da informação é um dos temas mais atuais, principalmente depois de serem conhecidos vários ataques informáticos bem-sucedidos a empresas que deveriam ter a segurança dos dados assegurada.

Se é verdade que a tecnologia está cada vez mais avançada e os sistemas de segurança contra malware e vírus estão cada vez mais sofisticados, também é verdade que os hackers estão muito evoluídos e encontram falhas nos sistemas que lhes permitem causar danos e roubar dados do sistema.

Assim sendo, todos os profissionais da área da segurança da informação são cada vez mais requisitados pelas organizações. Todos aqueles que possam, de alguma forma, reduzir o risco de ciberataques são, atualmente, dos mais procurados no mercado de trabalho (até porque não existem assim tantos especialistas nesta área).

Se gostas de informática e a segurança da informação é uma área que te desperta particular interesse, então segue connosco e vem descobrir o que faz um Consultor de Segurança da Informação, quais as suas funções no dia a dia de trabalho, as possíveis saídas profissionais, assim como outras dicas úteis para entrares nesta carreira com o pé direito.

Vens connosco?

O que faz um Consultor de Segurança da Informação?

O Consultor de Segurança da Informação (também chamado de Information Security Consultant, ou ainda Information Technology Security Consultant) faz testes de invasão e análises de vulnerabilidades periódicas, assim como inventários, de forma a verificar os padrões de segurança de uma organização.

Ele é, portanto, o profissional que verifica se o ambiente tecnológico da organização está seguro de ataques de hackers que querem roubar dados ou danificar conteúdos importantes da empresa.

Além disso, este profissional é responsável por desenvolver e aplicar medidas preventivas, assim como melhorias no sistema de segurança de informação da organização.

O Information Security Consultant também faz a implementação da política de segurança global (assim como a sua manutenção). Também é responsável por desenvolver e implementar normas e diretrizes de segurança para garantir que a informação está protegida e os riscos são minimizados.

Quais as suas funções

A principal função de um Consultor de Segurança da Informação é proteger as informações e dados de uma organização de ameaças externas, minimizando os riscos de ataques e roubos. Para tal, este profissional utiliza várias ferramentas de gestão para desenvolver e implementar políticas de acesso, processos e procedimentos de segurança e manutenção da integridade dos dados.

Faz parte da sua responsabilidade aperfeiçoar e analisar essas ferramentas, por forma a minimizar os riscos de quebra de segurança.

Assim sendo, o Information Security Consultant tem de desenvolver planos estratégicos para salvaguardar as informações e os dados de uma organização (ou de uma pessoa).

Saídas no Mercado de Trabalho

As empresas têm vindo a preocupar-se, cada vez mais, com a segurança informática dos seus sistemas.

Depois de vários casos de roubos de dados de grandes organizações (como bancos, companhias aéreas, operadoras de telecomunicações entre outras), esta preocupação tem vindo a crescer cada vez mais. Afinal, se um banco não conseguiu impedir o ataque de hackers, qualquer empresa se mostra vulnerável no quesito segurança da informação.

Por isso, o Consultor de Segurança da Informação encontra um momento de expansão desta carreira, pois a procura por estes profissionais é cada vez maior. Nesse sentido, encontras um mercado de trabalho “quente”, com boas oportunidades de trabalho, especialmente se tiveres uma especialização na área.

Podes encontrar emprego nas mais diferentes organizações, públicas e privadas. Geralmente as empresas oferecem uma remuneração acima da média (principalmente se tiveres experiência como Information Technology Security Consultant) e a possibilidade de progredires na carreira.

De entre os vários tipos de organizações que contratam este profissional, destacamos:

  • Empresas de antivírus
  • Educação corporativa
  • Administração pública
  • Polícia e perícia forense

Como entrar na carreira de Consultor de Segurança da Informação?

Para seguires a profissão de Consultor de Segurança da Informação tens de fazer um curso em Segurança da Informação ou Segurança Informática (superior ou técnico).

O curso superior é uma ramificação da área da TI (Tecnologia da Informação) e deves procurar fazer a especialização em Segurança da Informação (mas antes tens de ter concluído o mestrado integrado em TI).

Caso optes por uma formação técnica, procura um curso que te disponibilize os diplomas Certified Ethical Hacker e CompTIA Cybersecurity Analyst+, pois estes são reconhecidos internacionalmente.

Para seguires esta carreira no Brasil, também é preferencial que faças a graduação de nível superior (dura, em média, 2 anos e existe opção de modalidade presencial ou à distância).

É muito importante que tenhas conhecimentos sólidos das políticas e normas das ISO/IEC 27000-series. Além destes, tens também de ter conhecimentos em Governance, GDPR, Compliance e Risco.

A maior parte das empresas pede profissionais que tenham, pelo menos, 2 anos de experiência. Desta forma, é interessante procurares um estágio (remunerado, ou não) no fim do curso, ou então enquanto estiveres a tirar a tua especialização.

Existem faculdades que têm parcerias com empresas para que os alunos possam estagiar ainda durante os seus estudos. Faz uma pesquisa pelas várias faculdades e percebe quais aquelas que te oferecem melhores possibilidades (sem nunca esquecer as que são mais bem-conceituadas na área de TI).

Conhecimentos de inglês fluente também é preferencial na hora de admissão. Portanto, se o teu inglês não é muito bom, talvez seja uma boa ideia procurares um curso em escolas próprias (como o Wall Street English ou a Cambridge School).

Onde estudar para Consultor de Segurança da Informação?

Como dissemos, existem formações técnicas e superiores em Segurança da Informação. Ambas te proporcionam a possibilidade de trabalhar como Consultor de Segurança da Informação. No entanto, se queres progredir na carreira e ter boas oportunidades de emprego, é sempre preferível um curso universitário (incluindo a especialização em Segurança da Informação).

Aqui deixamos-te alguns cursos que te podem interessar.

Portugal:

Brasil:

Se gostas da área da Tecnologia da Informação e se a questão da Segurança da Informação te desperta particular interesse, então não deixes de investir numa carreira como Consultor de Segurança da Informação. Estuda bastante, procura sempre mais e mais conhecimento e nunca deixes de te aperfeiçoar. Com toda a certeza, vais conseguir tudo aquilo com que sonhas. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top