Eletricista de Automóveis

Eletricista de Automóveis

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Física Geometria Descritiva Matemática Materiais e Tecnologias

Idiomas:

Inglês, Português

O Eletricista de Automóveis é o profissional que diagnostica e resolve problemas nos sistemas elétricos e eletrónicos dos carros. Portanto, é um Mecânico, mas especializado nos esquemas elétricos.

O setor automóvel é muito dinâmico e emprega muitas pessoas. Mas há alguns profissionais mais essenciais do que outros. E o Eletricista de Automóveis é um dos mais importantes para garantir que os nossos carros funcionam da melhor forma.

Estes especialistas trabalham com o sistema elétrico de carros, camiões, autocarros e outros veículos de transporte.

Mas fica por aí e continua a ler, para saberes tudo desta profissão!

O que faz um Eletricista de Automóveis

O trabalho de um Eletricista de Automóveis é muito parecido com o de um Eletricista comum, só que é feito em carros em vez de em casas.

Assim, este profissional instala componentes elétricos em automóveis, mas também cuida da sua manutenção. Além disso, deteta e resolve eventuais problemas neste âmbito.

Todo o tipo de veículos inclui uma forte componente eletrónica, por exemplo, nos sistemas de ignição, de travagem e de transmissão, entre outros. Assim, o Eletricista de Automóveis precisa de saber lidar com todos estes sistemas.

No seu trabalho, recorrem a ferramentas próprias e a instrumentos como os medidores para inspecionar e cuidar da eletrónica dos automóveis.

Por outro lado, podem ter de fazer reparações com recurso a ferramentas de soldagem e outras.

Mas também precisam de ter alguns conhecimentos teóricos para interpretar diagramas técnicos.

Trata-se de um tipo de trabalho que é feito, por norma, em oficinas, em ambientes fechados. Além disso, é preciso passar muitas horas em pé e, por vezes, em posições desconfortáveis para chegar a certas partes dos veículos.

Quais as suas funções

Podemos dizer que o Eletricista de Automóveis é uma espécie de Mecânico. Mas é o perito nos sistemas elétricos dos veículos.

Em algumas oficinas, os Mecânicos são polivalentes, sabendo um pouco disto e um pouco daquilo. Mas nas garagens mais conceituadas, há sempre Eletricistas Automotivos que são peritos nas questões elétricas.

Esta especialização é essencial para evitar remendos feitos sem muito conhecimento do assunto, pois isso pode levar a problemas mais graves nos automóveis.

Hoje em dia, os Eletricistas de Automóveis recorrem, por vezes, a computadores para fazerem as suas análises. Assim, têm de ter conhecimento deste tipo de softwares.

No seu trabalho rotineiro, as suas funções passam, em termos gerais, pela análise de esquemas elétricos. Mas também fazem o diagnóstico e a reparação de problemas nos sistemas de:

  • Ignição ou injeção de combustível
  • Carga e arranque
  • Iluminação e aviso
  • Segurança e conforto
  • Informação e comunicação.

Porém, a sua responsabilidade pode passar também por fazer relatórios e preencher documentos técnicos.

Além disso, terá de garantir a conservação e manutenção da sua área de trabalho, bem como a sua limpeza.

Qual o salário de um Eletricista de Automóveis

Os salários neste setor são bastante apelativos. Isto explica-se pelo fato de ser uma profissão que exige qualificações sólidas. Nem qualquer pessoa com jeito para mecânica pode ser Eletricista de Automóveis.

Assim, os especialistas em sistemas elétricos de veículos podem até ganhar mais do que os Mecânicos. Mas tudo depende do seu grau de especialização e da experiência.

Trata-se de uma área onde ter uma boa formação pode fazer toda a diferença em termos salariais e de oportunidades. Mas a qualidade do profissional também é relevante.

Saídas no Mercado de Trabalho

O setor automóvel tem crescido muito ao longo dos anos, o que tem a ver com a nossa forte dependência dos transportes.

Mas o recente crescimento da indústria dos carros elétricos vem reforçar ainda mais a importância dos Eletricistas de Automóveis nesta indústria. Serão, a par dos Técnicos de Mecatrónica Automóvel, uma das áreas mais emergentes em termos de emprego.

Assim, quem quiser abraçar esta área pode esperar um futuro com várias e novas oportunidades. É que o mercado está sempre tendo necessidade de profissionais qualificados.

A procura por Eletricistas Automotivos verifica-se tanto na indústria de produção de carros como na reparação de veículos.

Além disso, podem também trabalhar em lojas especializadas em automóveis, bem como em companhias de transportes pesados.

As oficinas e garagens também são locais com boas saídas profissionais para estes especialistas. Mas também os concessionários das grandes marcas têm vagas, tal como os revendedores.

Contudo, até empresas de construção ou mineração podem empregar esses trabalhadores. Repara que precisam de fazer a manutenção de equipamentos como, por exemplo, máquinas de escavação.

Além disso, podem ter de ajudar o Mecânico de Máquinas Agrícolas e Industriais no âmbito da componente elétrica.

Como entrar na carreira de Eletricista de Automóveis

A formação especializada continua a ser a melhor forma de entrar neste mundo. Apesar disso, não é obrigatória.

Contudo, quando não se tem formação adequada, é preciso fazer prova da experiência profissional.

No Brasil, por exemplo, existe um processo de Certificação por competência para várias profissões, incluindo a do Eletricista de Automóveis.

Neste caso, é preciso comprovar que se tem experiência de trabalho por um período de 6 meses ou mais junto do Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional.

Contudo, é sempre boa ideia conhecer conceitos teóricos e saberes formais. Assim, é preciso saber de tensão, intensidade de corrente, resistência e potência elétricas, condensadores e relés, entre outros temas.

Mas esse tipo de Eletricista também tem de entender o que são a lei de Ohm e o efeito de Joule, por exemplo.

Portanto, tirar um curso é sempre uma ótima ideia. O ideal é procurar cursos profissionais, com uma forte vertente prática. E se incluírem um estágio ou formação em contexto de trabalho, ainda melhor!

Repara que algumas das grandes marcas automóveis podem recrutar profissionais nos melhores cursos. Isto acontece, sobretudo, quando esses cursos têm uma qualidade comprovada.

Além de tudo isso, o Eletricista de Automóveis precisa de ter alguma robustez física. Mas também têm de ter noções de segurança no trabalho, pois os erros envolvem riscos que podem ser graves.

Onde estudar para Eletricista de Automóveis

Há vários cursos profissionais para quem quer ser Eletricista de Automóveis, sem perder muito tempo no meio da teoria, nos bancos da faculdade. Aliás, a formação prática é a melhor ideia para quem quer entrar nesta área.

Assim, procura um curso que te permita fazer formação em contexto de trabalho, o que será útil para aplicar os conhecimentos em tempo real.

Dessa forma, conseguirás uma capacitação mais sólida e mais bem preparada para a realidade do mercado automotivo.

Para começares a tua busca, deixamos-te alguns cursos que podem ser do teu interesse…

Portugal:

Brasil:

Agora que já entendeste o que faz um Eletricista de Automóveis, sentes-te preparado para abraçar esta profissão? Se é o que te vai fazer feliz, segue em frente. Ficamos a torcer pelo teu sucesso!

Mas continuas com dúvidas? Aproveita e faz Testes Vocacionais para encontrares a profissão certa para o teu perfil e as tuas preferências. Para um amanhã sorridente!

Partilhar Post

1 comentário em “Eletricista de Automóveis”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top