Contramestre de Movimentação de Carga (Deck Pusher)

Contramestre de Movimentação de Carga (Deck Pusher)

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Educação Física Materiais e Tecnologias

Idiomas:

Inglês, Português

O Contramestre de Movimentação de Carga, também chamado de Deck Pusher, é o responsável por coordenar a movimentação de cargas numa plataforma de extração e produção de petróleo e gás natural.

Sendo um coordenador na área externa de uma plataforma, ele lida diretamente com outros profissionais, como o sondador, rebocador e o almoxarife, por exemplo.

Deve ter uma grande capacidade de liderança, mas também muita responsabilidade. O trabalho de movimentação de carga é de grande exigência e qualquer erro pode colocar em risco outros trabalhadores da plataforma. Sendo assim, é muito importante que o Deck Pusher seja um líder cuidadoso e responsável.

Apesar da dificuldade que é trabalhar numa plataforma de extração de petróleo e gás natural, principalmente em plataformas offshore (no mar), a verdade é que os chamados “petroleiros” não conseguem imaginar a sua vida sem ser nesta carreira.

Gostavas de saber mais sobre a profissão de Contramestre de Movimentação de Carga? Então segue connosco e descobre tudo sobre a carreira de Deck Pusher!

O que faz um Contramestre de Movimentação de Carga (Deck Pusher)?

O Contramestre de Movimentação de Carga, ou Deck Pusher, é o profissional que coordena a movimentação de cargas na área externa da plataforma de extração de petróleo e gás natural. Para tal, ele está sempre em contacto com a sala de controlo, com o Almoxarife, assim como com a equipa de Rebocadores e Guindasteiros e a equipa de sonda.

Como é ele que coordena a acomodação das cagas na plataforma, é importante que ele tenha grande habilidade para conseguir acomodar o máximo de materiais num espaço pequeno. Ter uma boa equipa de Guindasteiros e Rebocadores é fundamental para conseguir realizar um bom trabalho.

Além disso, é essencial que os Contramestres de Movimentação de Carga sejam pessoas com uma grande capacidade de liderança e sejam capazes de motivar a equipa a ultrapassarem sempre os seus próprios limites.

Quais as suas funções

O Contramestre de Movimentação de Carga tem como principal função supervisionar todas as operações de convés. Além disso, ele supervisiona as cargas na área externa da plataforma de extração e produção de petróleo e gás natural, sempre de acordo com as normas de segurança, políticas e procedimentos da empresa.

Assim, não só lidera a equipa de Guindasteiros, como também supervisiona os Homens de Área, assegurando que todas as operações de movimentação de carga no convés são realizadas de forma eficiente e segura.

Ele é o grande responsável pela movimentação da carga segura e ordenada, mas esta deve ser feita sempre com o conhecimento e supervisão do Encarregado de Sonda. O trabalho, portanto, envolve a supervisão de guindastes, materiais, equipamentos de perfuração, assim como a limpeza do espaço.

Saídas no Mercado de Trabalho

Em Portugal, não havendo exploração de petróleo e gás natural, não encontras oportunidades de trabalho no país. Por isso, se queres seguir uma carreira em plataformas de extração de petróleo e gás natural, terás de procurar emprego noutros países, como a Noruega, Canadá, Nigéria, países do Médio Oriente, entre outros.

Ao contrário, o Brasil é um dos maiores produtores de petróleo e encontras várias ofertas de emprego para Contramestre de Movimentação de Carga. No entanto, devemos dizer que a maior parte dos profissionais são subcontratados (o que não acontece noutros países, nos quais os profissionais fazem parte dos quadros da empresa, tendo melhores condições de trabalho e maior estabilidade).

Como entrar na carreira de Contramestre de Movimentação de Carga (Deck Pusher)?

Para conseguires chegar ao posto de Contramestre de Movimentação de Carga, ou Deck Pusher, precisas ter experiência como Guindasteiro Offshore (Crane Operator). Geralmente as empresas exigem uma experiência neste cargo de, pelo menos, 5 anos. Sendo assim, aconselhamos-te a que leias o nosso artigo sobre Guindasteiro para perceberes como deves aceder a essa carreira inicialmente.

Devemos dizer, ainda, que o trabalho numa plataforma de extração de petróleo e gás natural, principalmente no mundo offshore, envolve um risco moderado/elevado. Por isso mesmo, geralmente os profissionais (mesmo os qualificados e com formações específicas) começam como Homem de Área, Plataformista, ou Assistente.

No caso da profissão de Deck Pusher, é importante que tenhas um curso de movimentação de carga, mas também cursos de:

  • Trabalho em altura
  • Segurança de plataforma (CBSP)
  • Manobra e combate a incêndio de aviação (MCIA)

Onde estudar para Contramestre de Movimentação de Carga (Deck Pusher)?

Em Portugal não existem cursos específicos para quem quer ser Contramestre de Movimentação de Carga (Deck Pusher). No entanto, encontras algumas formações para quem quer entrar no mundo das plataformas de extração e produção de petróleo e gás natural.

No Brasil, como é um grande produtor de petróleo, encontras várias formações específicas.

Para te ajudarmos, deixamos aqui algumas sugestões de cursos que te podem interessar.

Portugal:

  • Curso Trabalhos em Altura – LTM
  • Oil & Gas production overview – High Skills
  • Petróleo e Gás – SGS

Brasil:

Se o teu sonho é ser Contramestre de Movimentação de Carga (Deck Pusher), então investe em boas formações e aproveita qualquer oportunidade de trabalho numa plataforma, pois poderás crescer facilmente depois de estares contratado. Nós, do Guia das Profissões, desejamos-te muito sucesso.

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top