Eletricista de Cinema

Eletricista de cinema

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Matérias relacionadas:

Educação Física Materiais e Tecnologias Oficina de Artes

Idiomas:

Português

O eletricista de cinema é o profissional que trabalha na manutenção e na instalação dos equipamentos elétricos e de iluminação. Ele segue as orientações do diretor de fotografia para fazer a distribuição da iluminação e dos equipamentos, para que o resultado seja o esperado.

Apesar de ser um eletricista, precisa ter conhecimentos específicos sobre a iluminação usada em cinema, além de ter de lidar com desenhos de luz.

Se a eletricidade é uma área que te agrada e procuras uma área fora da construção civil, então esta pode ser uma oportunidade de carreira fantástica para ti.

Neste artigo vamos mostrar-te tudo o que precisas saber sobre esta profissão. Vamos contar-te o que faz este profissional, as funções que tem no seu dia a dia, as saídas no mercado de trabalho e o que precisas fazer para seguir esta carreira.

Vamos à descoberta?

O que faz um Eletricista de Cinema?

O eletricista de cinema é o profissional responsável por guardar os equipamentos elétricos e de iluminação, assim como fazer a sua manutenção e instalação de acordo com as orientações dadas pelo diretor de fotografia. Além disso, é ele que vai determinar quais as especificações dos geradores.

Ele também faz reparações nos equipamentos, sempre que for possível reparar os circuitos elétricos. Quando se verificam danos graves nos equipamentos, o eletricista de cinema efetua a substituição dos mesmos.

Para que o filme tenha a melhor iluminação e o efeito pretendido, o eletricista tem de seguir as orientações dadas pelo diretor de fotografia, ou então pelo desenhador de luz, a partir do esquema de iluminação.

Queres conhecer outras profissões que se encaixam ao teu perfil? Então faz os nossos Testes!

Quais as suas funções

O eletricista de cinema faz a instalação e a manutenção dos equipamentos de iluminação e elétricos de um filme. Além disso, ele também:

  • Guarda o material e equipamento elétrico e de iluminação
  • Repara equipamentos danificados, sempre que possível
  • Determina as especificações dos geradores
  • Analisa o esquema de iluminação e faz a instalação e distribuição dos equipamentos de acordo com ele

Este é um cargo de grande responsabilidade e precisamos olhar para este trabalho com bastante cuidado. Trabalhar com eletricidade acarreta sempre alguns riscos, não só para o próprio eletricista, como para todas as pessoas no local.

Por isso, é fundamental que sejas uma pessoa cautelosa e cuidadosa no trabalho. Tens de ter grande responsabilidade, mas também proatividade para resolver qualquer problema que surja na hora.

Como as locações são pagas à hora, qualquer problema que surja implica gastar tempo e dinheiro.

Descobre outras carreiras como o nosso Simulador!

Saídas no Mercado de Trabalho

O eletricista de cinema trabalha na indústria cinematográfica. Em Portugal, assim como no Brasil, são poucas as produções cinematográficas, o que dificulta na hora de conseguirmos um emprego. No entanto, podes também ponderar alargar a tua área de atuação para outro tipo de espetáculos, como, por exemplo:

  • Música
  • Teatro
  • Circos
  • Eventos temáticos
  • Dança
  • Entre outros

Quando falamos de espetáculos ao vivo, tens de estar preparado para trabalhar sob uma pressão gigantesca (até porque o espetáculo tem de começar à hora marcada). Poderão surgir muitos contratempos, mas terão de ser resolvidos sempre.

Neste caso, além de proatividade, tens de saber pensar fora da caixa. Muitas vezes, não existem equipamentos para substituir. Então, tens de arranjar outras soluções quando os equipamentos simplesmente não estão a funcionar.

Se quiseres saber mais sobre a profissão, consulta o nosso artigo de Eletricista de Espetáculos

Como entrar na carreira de Eletricista de Cinema?

Para seguires a profissão de eletricista de cinema, embora não seja obrigatório, recomendamos a que tenhas uma formação em eletricidade ou eletrónica, assim como de equipamentos de iluminação de eventos artísticos.

No mundo do cinema, a maior parte dos empregadores exige uma certificação válida. Portanto, se não queres perder nenhuma oportunidade de trabalho, é bom teres um curso que te permita trabalhar com eletricidade.

Em Portugal, para te tornares eletricista certificado, tens de ter um curso em eletricidade que seja reconhecido pela Direção-Geral de Energia e Geologia ou pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional.

Para seres reconhecido como eletricista certificado no Brasil, tens de concluir um curso técnico profissional reconhecido pelo Ministério da Educação e tens de estar registado no CREA.

Onde estudar para Eletricista de Cinema?

Como vimos, para entrares na carreira de eletricista de cinema, o ideal é que tenhas um curso de eletricidade ou eletrónica. No entanto, como falamos de artes cénicas, aconselhamos-te a que tenhas também uma formação na área técnica do espetáculo.

Por isso, aqui deixamos-te alguns exemplos de cursos que podem ser muito interessantes para ti. Dá uma vista de olhos!

Portugal:

Brasil:

Queres trabalhar como eletricista de cinema? Então não deixes de lutar pelos teus sonhos. Acredita em todo o teu potencial e nunca desistas. Com toda a certeza, vais conseguir tudo aquilo que desejas. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top