Embrulhador de Presentes

Embrulhador de Presentes

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Materiais e Tecnologias Oficina de Artes

Idiomas:

Português

O embrulhador de presentes, também chamado de técnico de embrulho ou profissional do embrulho, é um profissional muito procurado durante as épocas festivas, assim como o Pai Natal (Mãe Natal). Ele é responsável apenas por embrulhar as prendas.

Durante as festas, são tantas as pessoas que pedem para os funcionários da loja embrulharem os presentes que se faz necessário contratar pessoas só para essa tarefa.

É verdade que não é uma profissão que tenhamos o ano inteiro (é sazonal), mas é uma ótima oportunidade para ganhar algum dinheiro extra no Natal.

Neste artigo vamos dar-te a conhecer um pouco mais sobre a profissão de embrulhador de presentes e o que precisas fazer para encontrar uma vaga de emprego.

Vens connosco?

O que faz um Embrulhador de Presentes?

O embrulhador de presentes fica numa banca onde embrulha as prendas dos clientes. Esta é uma função que só vemos no Natal, daí dizermos que é sazonal. Embora vendedores de loja façam embrulhos todo o ano, como a afluência nesta época é grande, os estabelecimentos contratam pessoas só para isso.

O trabalho em si não é muito complexo. Basta pegar em papel de embrulho, tesoura e fita-cola, deixar o presente bem bonito e finalizar com um laçarote no topo.

No entanto, “nem tudo são rosas”! São horas e horas de pé, com um ritmo de trabalho acelerado (até porque são muitas pessoas à espera) e é possível que apareça alguém com a cara “fechada” e reclame do tempo de espera, ou da qualidade do embrulho.

Sem dúvida, lidar com o público (independentemente da nossa função) não é uma tarefa nada simples. Temos sempre de ter um belo sorriso no rosto, responder com educação, mesmo que estejamos a ser maltratados. Portanto, o trabalho não é assim tão simples quanto possa parecer.

Quais as suas funções

A principal função do embrulhador de presentes é fazer belos embrulhos nas prendas dos clientes. Normalmente, este profissional fica numa banca própria (pode ser ao lado da caixa de pagamentos, mas também existem estabelecimentos que disponibilizam esta banca fora de portas) e atende os clientes, um a um.

Regra geral, o trabalho é feito em part-time (entre 5 e 6 horas), sempre de pé, e as pausas são poucas (normalmente dão uma pausa de 15 minutos por turno).

Sem dúvida, embrulhar caixas é o mais fácil, não carece de muita “ciência”. No entanto, quando chegam presentes com formas estranhas para embrulhar, o trabalho começa a ficar mais difícil.

Normalmente o fluxo de clientes é constante, por isso o embrulhador tem de ser rápido e eficaz. Existe sempre um coordenador que vai ajudando nas formações e diz quando pode fazer a pausa.

Quando as filas são muito longas, não é de admirar que os clientes se tornem mais impacientes. Nesses casos, é preciso ter alguma habilidade para não reagir a algumas provocações e reclamações.

Saídas no Mercado de Trabalho

O embrulhador de presentes encontra trabalho em estabelecimentos comerciais. A maior parte dos empregadores são grandes lojas, principalmente em grandes superfícies comerciais.

Como é um trabalho sazonal (de apenas algumas semanas por ano – as que antecedem o Natal, normalmente seis semanas), falamos mais de uma ocupação do que de uma profissão.

A maior parte dos empregadores contrata mulheres para este cargo, mas não quer dizer que os homens estejam totalmente excluídos desta equação (embora tenham maior dificuldade em conseguir uma oportunidade de trabalho).

É importante dizermos, aqui, que este cargo é temporário e, por isso, não deves olhar para esta ocupação como uma carreira.

Como entrar na carreira de Embrulhador de Presentes?

Não precisas ter uma formação para trabalhares como embrulhador de presentes. Só precisas ser uma pessoa simpática, educada, “despachada” e com boa apresentação. Claro que deves saber embrulhar prendas e, consequentemente, ter habilidade com trabalhos manuais.

Quanto à formação, é dada no próprio local, durante as primeiras semanas. Como o ritmo de trabalho é mais calmo na primeira e segunda semana, então é possível ter essa formação in loco. Existe um coordenador, com experiência em embrulhos, que orienta todo o trabalho.

Para encontrares trabalho, deves procurar por anúncios à procura de embrulhadores de presentes na internet e nos jornais em meados de novembro.

A maior parte dos centros comerciais e estabelecimentos contratam através de empresas de recrutamento. Por isso, é comum que tenhas de te inscrever nestas empresas para depois seres chamado a trabalhar como técnico de embrulho.

Onde estudar para Embrulhador de Presentes?

Como dissemos, não existe nenhuma formação exigida aos embrulhadores de presentes. A formação é dada no próprio local, pelos coordenadores, os quais já têm experiência na função. No entanto, se quiseres seguir uma carreira na área do atendimento ao público, como vendedor, por exemplo, deves procurar uma formação que te dê ferramentas para executares um bom trabalho.

Aqui deixamos-te alguns cursos interessantes. Ora vê!

Portugal:

Brasil:

Se quiseres aproveitar a época natalícia para trabalhar como embrulhador de presentes, então basta colocar um sorriso no rosto, enviar o currículo e seguir para a entrevista. Nós desejamos-te muito sucesso.

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top