Crítico de Cinema / Crítica de Cinema

Critica de Cinema - Critico de Cinema

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Teletrabalho

Matérias relacionadas:

História da Cultura e das Artes Línguas Literatura Oficina de Artes

Idiomas:

Inglês, Português

A Crítica de Cinema é uma área jornalística que se dedica à análise e avaliação de filmes. Portanto, o papel do Crítico de Cinema é ver filmes para dar indicações ao público sobre o que podem esperar deles, em termos de qualidade cinematográfica.

A área da Crítica de Cinema já teve grande destaque nos jornais. Mas isso foi noutros tempos, antes da Internet, quando os Críticas de Cinema tinham acesso a alguns filmes de forma privilegiada.

Atualmente, há muitos “críticos” em vários blogues e canais do YouTube que comentam filmes, séries de televisão e tudo o mais. Mas nem qualquer pessoa que analisa filmes é Crítica de Cinema. Repara que estamos a falar de uma atividade profissional e não de lazer, ou de um hobby de cinéfilos.

Assim, um Crítico de Cinema é, habitualmente, um Jornalista ou um especial conhecedor que se dedica à análise de filmes com base em vários critérios.

Mas fica connosco para saberes mais da profissão.

O que é a Crítica de Cinema

A Crítica de Cinema é considerada uma área do Jornalismo, embora não tenha de ser exercida apenas por Jornalistas. Assim, exige rigor e não é simplesmente opinativa.

Portanto, o Crítico de Cinema precisa de ter conhecimentos de linguagem cinematográfica, bem como de produção de filmes. Mas também precisa de ler muito sobre realizadores, atores e demais participantes na dinâmica dos filmes.

Além disso, precisa de ter ótimas capacidades de escrita e uma verdadeira paixão pelo Cinema.

Contudo, repara que a Crítica de Cinema não passa apenas por dar a opinião pessoal sobre um filme. Assenta, antes, em critérios claros e numa leitura analítica que é baseada em muito estudo e muito tempo de dedicação.

Mitos sobre o Crítico de Cinema

Entretanto, os profissionais da área são associados, por vezes, a algumas ideias erradas. Ora vê alguns dos mitos enganosos mais conhecidos sobre os Críticos de Cinema:

  • É um cineasta frustrado.
  • Odeia filmes mais comerciais que são adorados pelas massas.
  • Só gosta de filmes chatos.
  • Faz críticas conforme esteja feliz ou trista na vida sentimental..

O que faz um Crítico de Cinema

O Crítica de Cinema apresenta a sua perspetiva sobre um dado filme. Portanto, é a sua opinião, mas não como a opinião de uma pessoa qualquer.

Repara que quem exerce este trabalho precisa de reunir conhecimentos cinematográficos particulares, pois tem de fazer uma avaliação fundamentada.

Assim, mesmo quando não se concorda com o que um bom Crítico de Cinema escreve ou diz, as pessoas acreditam e respeitam o seu ponto de vista, pois faz sentido.

Portanto, este profissional tem de ter ótimos conhecimentos de Cinema. Mas também precisa de perceber bem para que tipo de público está a escrever ou a falar.

Neste sentido, tem de saber equilibrar o seu gosto pessoal com o da sua audiência, entendendo também o tipo de filme que tem pela frente. O seu trabalho é avaliar os filmes como forma de arte, mas também como formato de comunicação para um dado público.

E repara que um filme comercial pode ser bem ou mal feito, mesmo que seja dirigido para o maior número de pessoas.

Além disso, também há filmes independentes, os ditos “de autor”, que são mal feitos. Portanto, é preciso ter ponderação e conhecimentos para fazer essa distinção.

Mas o trabalho do Crítico de Cinema também passa por escrever bem, pois precisa de cativar a audiência. Portanto, terá que se posicionar entre um bom Escritor e um Jornalista com os pés no chão.

Quais as suas funções

O papel do Crítico de Cinema é ver filmes e avaliá-los em função de vários critérios. Mas isso não é assim tão simples como pode parecer.

Repara que, antes de se sentar para ver um filme, precisa de fazer um estudo prévio sobre o realizador e os seus filmes anteriores.

Além disso, tem de estudar muito e devorar Cinema, para saber tudo sobre a produção de filmes e a própria história desta área, bem como a evolução na sua estética. Assim é porque o Crítico de Cinema precisa de entender a linguagem e os códigos cinematográficos.

Como analisar um filme segundo o olhar de um Crítico de Cinema

Para entenderes um pouco melhor como é o trabalho de um Crítico de Cinema, deixamos-te alguns passos que fazem parte da sua análise…

  • 1. Analisar a história do filme

Antes de mais, o Crítico de Cinema tem de perceber se os diálogos são credíveis e se estão bem construídos. Além disso, analisa também se a história faz sentido ou se é demasiado previsível. Portanto, foca-se no trabalho do Argumentista.

  • 2. Avaliar a performance dos atores

Outro ponto importante passa por analisar o desempenho dos Atores durante o filme. Assim, tem de estudar se as personagens que interpretam estão bem feitas e se as suas atuações são credíveis. No fim de contas, pode concluir se foram feitas as escolhas certas de Casting.

  • 3. Observar os cenários e demais elementos cinematográficos

Além disso, também tem de analisar os cenários e os ambientes do filme para concluir se são adequados à história e se fazem sentido à luz do que acontece. Ajudam a realçar a história ou abafam-na? Esta é uma das perguntas que o Crítico de Cinema pode fazer.

Mas também analisa o trabalho do Figurinista para avaliar se as roupas dos personagens são adequadas. Este dado é especialmente importante em filmes de época, por exemplo.

Contudo, também pode debruçar-se sobre a Música escolhida, para concluir se será adequada, ou não, e se ajuda, ou não, a história.

  • 4. Examinar as técnicas de filmagem utilizadas

Nesta fase, trata-se de analisar os enquadramentos, ângulos e planos de câmara usados durante as filmagens. Este trabalho feito pelo Operador de Câmara responde sempre aos critérios do Realizador (Diretor de Cinema).

Portanto, é um ponto essencial para analisar a qualidade de um filme, pois os impactos destas escolhas são decisivos para o produto final.

  • 5. Estudar as escolhas de finalização

Em último lugar, mas não menos importante, o Crítico de Cinema devota-se a analisar a Finalização Cinematográfica, ou seja, de que forma se escolheu organizar o filme. Assim, analisa o ritmo e a montagem, para ver se faz sentido ou se tornou o filme confuso, por exemplo.

Quanto ganha um Crítico de Cinema

Os valores salariais pagos no setor da Crítica de Cinema são muito variáveis, pois há diversos fatores que podem mudar tudo.

Assim, o tipo de publicação é um dos aspetos mais relevantes. Em revistas ou jornais conceituados, é certo que os ordenados serão sempre mais interessantes.

Mas também depende do estatuto e da experiência do Crítico de Cinema. Repara que os nomes mais famosos e com vários anos de experiência são sempre mais bem recompensados. Já os novatos da área terão que penar para melhorar os rendimentos.

Contudo, costuma ser a paixão pelo Cinema e não o dinheiro a levar as pessoas a escolherem esta profissão. Afinal, fazer o que se gosta é essencial para ser feliz!

Saídas no Mercado de Trabalho

Jornais, revistas, rádios e canais de televisão são os principais empregadores de Críticos de Cinema. Contudo, estes profissionais também podem trabalhar em sites de informação, ou em sites especializados em Cinema.

Mas até podem ter ligações a plataformas digitais de filmes, ou até a grandes distribuidores de Cinema. Nestes casos, pode escrever críticas a pensar na promoção dos filmes para os diversos públicos destes espaços.

A Crítica de Cinema já teve maior destaque nos media de informação. Mas a Internet mudou muito esta área.

Apesar disso, o trabalho do Crítico de Cinema não mudou, mas a forma como o faz teve que mudar. Além disso, tem acesso a mais ferramentas e a mais canais para divulgar as suas críticas.

Alguns Críticos de Cinema têm blogues e sites em nome próprio, ou Canais do YouTube, onde fazem as suas críticas e recolhem os frutos do seu trabalho, em forma de ganhos de publicidade, por exemplo.

Na verdade, as opções de trabalho podem ser variadas. Basta ter capacidade de trabalho, qualidade e saber adaptar-se às situações.

Como ser Crítico de Cinema

A paixão por Cinema e saber tudo da área são requisitos essenciais para quem quer ter uma carreira na Crítica de Cinema.

Mas ter um curso de Cinema ou algo semelhante também pode ajudar. Além disso, pode ser uma vantagem ter um curso na área do Jornalismo ou da Comunicação.

Repara que nenhuma das formações é obrigatória para abraçar esta profissão. Contudo, serão trunfos fundamentais para quem iniciar uma carreira na área.

Além disso, deves fazer cursos livres na área da cinematografia. E tens de ler muito e estudar muito sobre Cinema, Realizadores e afins.

O conselho que te podemos dar é que comeces a escrever as tuas “críticas” num blogue ou que abras um canal no YouTube com dicas sobre filmes. Qualquer das hipóteses será uma forma de criar um bom portefólio que te pode abrir oportunidades no mercado de trabalho.

Contudo, estas ideias de um blogue ou vlogue até podem tornar-se no teu “ganha-pão” se, por exemplo, te tornares num Influenciador Digital na área do Cinema.

Mas o ideal é que procures mais informações sobre a carreira junto de entidades do setor. Podes, por exemplo, espreitar os sites da Associação Brasileira de Críticos de Cinema – Abraccine e da Federação Internacional de Críticos de Cinema.

Dicas sobre como ser Crítico de Cinema

O Crítico de Cinema brasileiro Marcelo Müller dá algumas dicas de como é isto de ser Crítico de Cinema. Ora espreita o vídeo…

Onde estudar Crítica de Cinema

Já começam a aparecer vários cursos na área da Crítica de Cinema. Mas, ainda assim, existem poucos. Portanto, deves procurar boas escolhas, pois também há formações de menor qualidade.

Assim, começa por pensar no tipo de formação que queres fazer, ou de que precisas. Um curso mais curto e mais técnico? Ou um curso superior e mais demorado? Tudo depende dos teus objetivos de vida e das tuas próprias competências.

Mas vamos ajudar-te com alguns links que são um bom começo para essa procura…

Portugal:

Brasil:

Agora que já sabes o que é a Crítica de Cinema e o que faz um Crítico de Cinema, encontraste o rumo certo para o teu futuro? Achas que tens o que é preciso para triunfar nesta área? Se estás confiante, avança! Ficamos a torcer pelo teu sucesso.

Mas se continuas com dúvidas, faz Testes Vocacionais para encontrares outras profissões adequadas ao teu perfil. Não esperes mais! O futuro começa agora!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top