Leitor de Contadores

Leitor de Contadores

O leitor de contadores, ou agente de leituras, é a pessoa que faz a leitura dos contadores de gás, eletricidade e água nas casas particulares e empresas. Com toda a certeza, já encontraste estas pessoas e é muito provável que já tenhas aberto muitas vezes a porta de tua casa para eles entrarem.

Outros nomes para esta profissão: Agente de leitura, Contador

  • Modalidades: Presencial, Ar Livre
  • Ordenado Médio Mensal: Mínimo - 1000€
  • Empregabilidade: Média
  • Empregabilidade: Trabalho Solitário
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Educação Física, Materiais e Tecnologias, Psicologia
  • Idiomas: Português

A maior parte dos leitores de contadores trabalha como independente, ganhando por cada leitura feita, especialmente quando falamos da contagem da eletricidade. Os ganhos podem ser muitos, mas há que levar em conta as despesas com a atividade, que ficam a cargo do empregado, assim como os impostos.

É certo que pode ser uma profissão com poucas regalias, mas é uma oportunidade para os jovens que procuram uma oportunidade para entrar no mercado de trabalho e ganhar experiência.

Existem várias vagas de trabalho para este cargo, então é uma das hipóteses para quem está à procura de trabalho numa área que não exija cursos superiores.

Continua a ler este artigo porque vamos contar-te tudo o que precisas saber sobre esta profissão.

Vem connosco!

O que faz um Leitor de Contadores?

O leitor de contadores, ou agente de leituras, é a pessoa responsável por fazer as leituras dos contadores de eletricidade, gás e água. Estas contagens permitem saber a quantidade de eletricidade, gás e água que foi gasta durante o mês, para que as pessoas paguem somente aquilo que consomem.

Cada agente tem uma área para fazer a contagem e organiza as suas deslocações para conseguir visitar o máximo de habitações e estabelecimentos durante o dia. Como normalmente se ganha conforme o número de leituras feitas, o fator organização é essencial.

Se o leitor souber organizar bem o seu roteiro de visitas, consegue visitar muito mais casas. Então, se quiseres seguir esta profissão, é importante teres boa organização, assim como senso de gestão de tempo.

Além da contagem dos contadores, o leitor também é responsável por detetar anomalias nos equipamentos. Algumas pessoas tentam manobrar as empresas fornecedoras dos serviços, alterando os equipamentos para que estes registem menos do que o consumo real.

É o leitor de contadores que consegue perceber se os equipamentos foram alterados e, caso for o caso, tem de alertar os superiores para essa situação.

Quais as suas funções

O leitor de contadores tem como função principal fazer a contagem dos valores dos contadores para a empresa para a qual trabalham, podendo ser de água, eletricidade ou gás.

Esta função engloba uma série de tarefas, entre as quais:

  • Preparar um roteiro para as visitas e organizar as deslocações
  • Fazer a leitura dos contadores
  • Registar todos os valores dos contadores, identificando o valor no sistema
  • Comunicar à empresa sempre que se verificarem anomalias nos contadores
  • Dar informações sobre a contagem aos clientes, caso eles peçam
  • Entregar os registos de leituras

Este é um trabalho que implica lidar com o público. Vão haver pessoas simpáticas, mas outras muito desconfiadas.

Especialmente no caso da eletricidade, as pessoas ficam de pé atrás quando um leitor de contadores bate à porta. Isto porque o valor da eletricidade está constantemente a aumentar, e as pessoas tomam isso como se a culpa fosse dos agentes de leitura, também chamados de contadores da luz.

Por isso, se quiseres seguir esta profissão, tens de ter muita paciência, mas também tens de ter jogo de cintura para lidar com todo o tipo de pessoas e com diferentes reações.

Saídas no Mercado de Trabalho

O serviço de contagem da eletricidade, gás e água normalmente é subcontratado. Ou seja, a empresa fornecedora dos serviços contrata uma outra empresa que fica responsável por fazer a leitura dos contadores.

Então, se queres trabalhar na área, não vais trabalhar diretamente com a EDP, Águas de Portugal, ou qualquer outra empresa fornecedora dos recursos. Vais trabalhar para empresas privadas que fornecem o serviço de leitura dos contadores.

Existem muitas ofertas de trabalho, mas a maioria das empresas contratam apenas a recibos verdes. Então, embora, na prática, estejas a trabalhar apenas para aquela empresa, com objetivos a cumprir e horários, vais ser um trabalhador independente.

Esta é uma questão que deves ponderar bem, porque os custos da atividade são por tua conta, e normalmente não há ajudas de custos por parte das empresas, e o valor pago em impostos e segurança social é alto.

O pagamento do IVA é trimestral. Se tiveres despesas para abater ao Iva, consegues deduzir a totalidade, mas normalmente tens sempre IVA para pagar. Além disso, tens o valor da segurança social que, em vez de 11%, é de 21,4%.

Além disso, no caso da eletricidade, a EDP penaliza em caso de erros na contagem. A maioria das empresas retira esse valor do agente de leitura.

Como entrar na carreira de Leitor de Contadores?

Para entrares na carreira de leitor de contadores não precisas ter nenhuma formação. A maioria das empresas pede apenas o 12º ano completo. Ter carro próprio é uma exigência, até porque vais ter de fazer várias deslocações, muitas vezes sem serviço de transportes públicos. Além disso, como é um trabalho que ganhas por número de leituras, todo o tempo perdido em transportes é dinheiro que não ganhas.

Embora não exijam nenhuma formação, nós aconselhamos sempre um curso profissional na área da comunicação. Vais ter de lidar com pessoas o dia todo, e muitas vezes vais ter de lidar com pessoas difíceis.

Vê alguns desses cursos que podem ser interessantes para ti!

Onde estudar Comunicação?

Portugal:

Brasil:

Se queres ser leitor de contadores, sabe, desde já, que não é um trabalho fácil. Vais trabalhar muito, ganhar abaixo da média, e lidar com muitas pessoas difíceis. No entanto, quem trabalha por gosto consegue alcançar o sucesso! Por isso não desistas! Vai à luta!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima